Documentário expõe as fraquezas do sistema de segurança americano no ataque de 11 de setembro

Na semana do aniversário do 11 de setembro, o GNT exibe uma programação dedicada ao tema. A faixa "GNT.doc" de sábado, dia 11, apresenta o inédito "11/09 – Em solo americano". Baseado no relatório da comissão criada especialmente para investigar o caso, o documentário revela as forças e as fraquezas da segurança americana e conta detalhes até então não divulgados sobre os atentados que mataram cerca de três mil pessoas em 2001.

O relatório virou um best-seller e esclareceu algumas dúvidas: quem causou o atentado? Por quê? Como? E, principalmente, como os americanos "deixaram" isso acontecer? Além de tornar-se um sucesso comercial, o livro provocou uma série de reformas no sistema de segurança nacional. 

Narrado pelos atores Kevin Costner e Hilary Swank, a produção exibe ainda entrevistas exclusivas com testemunhas que depuseram para a comissão.

O canal reapresenta também outros dois documentários sobre o 11 de setembro. Na quinta, dia 9, é a vez de contar a história de Tania Head, a mulher que inventou ter sobrevivido ao ataque às Torres Gêmeas, mas que sequer estava na cidade no momento da tragédia. A narrativa possui depoimentos de pessoas que conviveram com ela, como familiares de vítimas e o terapeuta dos sobreviventes.

Na sexta, dia 10, o GNT exibe o documentário "The Falling Man". A produção mostra a história real do homem que pulou da janela do World Trade Center, minutos após a colisão do primeiro avião. A imagem do salto foi capturada pela câmera do fotógrafo americano Richard Drew e mostra o homem caindo do prédio em chamas. A inspiração para a criação deste filme veio após a publicação do artigo do jornalista Tom Junod, na revista Esquire. O documentário, dirigido por Henry Singer, tenta identificar o homem – tarefa difícil, pois pelo menos 200 pessoas caíram ou pularam do prédio no dia do ataque – e lança um olhar sobre como a mídia lidou com a situação e como a sociedade reagiu à decisão do suicida.

 

 

 

11/09 – Em Solo Americano – INÉDITO

GNT - Canal Globosat

No ar sábado, dia 11,  às 20h30.

Horário alternativo: domingo, dia 12, à 0h30.

 

A Impostora do 11/09

GNT - Canal Globosat

No ar quinta, dia 9,  às 20h30.

 

The Falling Man

GNT - Canal Globosat

No ar sexta, dia 10,  às 20h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado