Em setembro, o tributo a dois mestres do cinema no TCM




Maratona de filmes no TCM comemora 70º aniversário de Brian de Palma
e homenageia Peter Sellers na data em que faria 85 anos
*

Um reinventou a trajetória do suspense no cinema. O outro protagonizou personagens antológicos em filmes que marcaram época. Eles são Brian de Palma e Peter Sellers, os homenageados de setembro no canal TCM.

O cinema está há 30 anos sem Peter Sellers, criador de personagens eternos como o Inspetor Clouseau da série A Pantera Cor-de-Rosa (1963). Comediante nascido em uma família de atores, Sellers se tornou um astro de fama internacional e um dos mais populares e talentosos nomes da indústria cinematográfica. Sua atuação em Lolita (1962), do diretor Stanley Kubrick, lhe rendeu os três papéis no filme seguinte do diretor, Dr. Fantástico(1964), uma comédia de humor negro. Críticos dizem que a atuação tripla de Sellers foi uma exigência do estúdio para realizar a filmagem.  No dia 8 de setembro, quando o ator completaria 85 anos, o TCM homenageia seu talento, a partir das 14h, com três de seus filmes.

HOMENAGEM A PETER SELLERS – Quarta-feira, dia 8 de setembro:
14h – O RATO QUE RUGE (The mouse that roared, 1959)
15h30 - DR. FANTÁSTICO (Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964)
17h15 - CAIU UMA MOÇA NA MINHA SOPA (There´s a Girl in my Soup, 1970)

Considerado por muitos como o sucessor de Alfred Hitchcock, por conseguir igualar a precisão de movimentos de câmera do diretor inglês e por seguir seus passos no suspense, o diretor Brian de Palma tem uma carreira de filmes marcantes - porém é conhecido por jamais ter recebido um Oscar®. Os filmes em seu currículo, como Carrie - a Estranha (1976), Vestida para Matar (1980) e Scarface (1983), abordam temas obscuros e macabros como psicopatas e assassinatos. No dia 11 de setembro, sábado,  Brian de Palma completa seu 70º aniversário e o TCM festeja com uma maratona de seus filmes a partir das 22h.

COMEMORAÇÃO DO 70º ANIVERSÁRIO DE BRIAN DE PALMA – Sábado, dia 11 de setembro:
22h - VESTIDA PARA MATAR (Dressed to Kill, 1980)
23h35 - CARRIE – A ESTRANHA (Carrie, 1976)
1h15 - SCARFACE (Idem, 1983)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado