THE FULL BOUNTY no TCM: as três versões do motim que marcou a história


 

Protagonizados por grandes astros, filmes do especial de setembro
contam o fato em ângulos diferentes e vão ao ar todos os domingos do mês, às 15h
*


 

Em 1789, transportar mudas de fruta-pão que seriam plantadas para comércio na Jamaica era o principal objetivo do histórico barco Bounty. Em sua viagem de volta, porém, o veículo mudou de rumo: parte da tripulação se amotinou contra o comandante e ele foi deixado à deriva em alto-mar. Esta história verdadeira foi contada em várias versões em diversos filmes e livros. Em setembro, o TCM relembra esta narrativa com três filmes diferentes no especial  THE FULL BOUNTY, todos os domingos, às 15h, a partir do dia 12 de setembro.

 

Na versão original, chamada O Grande Motim, o cruel tenente William Bligh é interpretado por um ator prestigiado, Charles Laughton, de O Corcunda de Notre Dame, Spartacus e Les Misérables. Do lado oposto, no papel do líder da rebelião Fletcher Christian, está Clark Gable (E o Vento Levou). Dirigido por Frank Lloyd (Oliver Twist), o filme que ganhou o Oscar® de melhor filme do ano de 1936 foca principalmente na forma rigorosa de tratamento que Bligh oferece à tripulação.

 

A história foi refilmada em 1962 e trouxe Marlon Brando (O Poderoso Chefão) como protagonista, contracenando com Trevor Howard (Gandhi). O longa-metragem possui uma bela fotografia, já que algumas cenas foram filmadas no Taiti e nas ilhas Pitcairn, na Polinésia. A obra foi o último trabalho do diretor Lewis Milestone (Onze Homens e um Segredo). Já Rebelião em Alto Mar traz um dos maiores atores contemporâneos, Anthony Hopkins (Hannibal), enfrentando Mel Gibson (Coração Valente) na versão que é a recriação mais fiel em termos históricos da complexa relação entre os dois homens.

 

Confira abaixo a programação completa do especial THE FULL BOUNTY, sempre às 15h:

 

Domingo, dia 12

O GRANDE MOTIM (Mutiny on the Bounty, 1935)

 

Domingo, dia 19

O GRANDE MOTIM (Mutiny on the Bounty, 1962)

 

Domingo, dia 26

REBELIÃO EM ALTO MAR (The Bounty, 1984)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado