Musicograma apresenta o tambor de César Nascimento e Maurício Tizumba no TV BRASIL


O ritmo forte do tambor é a grande estrela do Musicograma deste sábado (11), à meia-noite. Marcante na música brasileira, o instrumento foi importantíssimo na obra dos cantores e compositores César Nascimento e Maurício Tizumba.
Nascido no Piauí em 1961, César teve a cultura popular brasileira sempre por perto. Seu pai, que perdeu quando ainda era criança, tocava sanfona e escrevia poesia. Ainda na infância, foi na casa dos avós, no Maranhão, que o compositor acompanhou de perto o bumba-meu-boi, as rodas de tambor de crioula e os blocos tradicionais de carnaval. Na década de 70, a família nordestina mudou-se para o Rio de Janeiro, e César foi aprovado no vestibular de Engenharia. Mas um retorno ao Maranhão fez com que o músico seguisse sua vocação. O artista ficou por 10 anos no Nordeste e ganhou notoriedade com os festivais da região. Hoje, de volta ao Rio, César Nascimento já possuí seis CDs no currículo e prepara seu primeiro DVD, o Ilha Magnética.
Se a origem nordestina de Nascimento foi essencial para sua formação, Maurício Tizumba é um mineiro que foi conquistado pelos ritmos que ouvia nos terreiros de Congado, em sua infância no bairro de Nova Esperança, em Belo Horizonte. Apesar de  Congado ter chegado no Brasil, especialmente em Pernambuco, no século XVIII, Minas Gerais é um dos estados que mais preserva essa tradição. Entre os seus sete ritmos, está o moçambique, adotado por Tizumba. O talento despertado graças à música africana fez com que o cantor se apresentasse ao lado de nomes como Lô Borges e João Bosco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado