DISCOVERY CHANNEL MOSTRA COM EXCLUSIVIDADE OS BASTIDORES DO RESGATE AOS MINEIROS NO CHILE

Com relatos e imagens inéditas, o programa explica como a ciência e a tecnologia possibilitaram a transposição dos desafios e o sucesso da operação



Na tarde de 5 de agosto de 2010, um desmoronamento na mina de cobre e ouro San José, localizada a 45 km da cidade de Copiapó, norte do Chile, deixou 33 trabalhadores presos em uma espécie de câmara subterrânea.

Na sexta-feira, 29 de outubro, às 21h, o Discovery Channel mostra imagens exclusivas que documentam a odisseia de 70 dias que transformou esses mineiros nos protagonistas de um impressionante caso de sobrevivência no documentário RESGATE IMPOSSÍVEL: 70 DIAS SOB A TERRA (RESCUED: THE CHILEAN MINE STORY).

Com imagens de reconstituição em 3D, cenas exclusivas e depoimentos inéditos de familiares e de inúmeros personagens que participaram do resgate, o Discovery Channel relata o acontecimento e explora em detalhes as inovações científicas e tecnológicas que possibilitaram a operação.

Com acesso exclusivo à zona de trabalho onde estavam as três perfuradoras utilizadas na operação (planos A, B e C, referentes às máquinas Strata 950, T-30 e RIG-421, respectivamente) e à "sala de comando", RESGATE IMPOSSÍVEL: 70 DIAS SOB A TERRA apresenta imagens captadas em tempo real dos engenheiros, médicos, psicólogos e inúmeros personagens no momento em que são avaliadas as alternativas para solucionar os problemas envolvidos no resgate.

RESGATE IMPOSSÍVEL: 70 DIAS SOB A TERRA permite conhecer também o drama vivido pelas vítimas e participantes da operação. O documentário compartilha com os espectadores imagens exclusivas da pressão emocional vivenciada pelos engenheiros, socorristas, autoridades, médicos e familiares dos mineiros durante a missão, assim como o momento do reencontro destes trabalhadores com os seus entes queridos.

Finalmente, apresenta entrevistas exclusivas com as principais figuras da operação, incluindo André Sougarret, engenheiro chefe da operação de resgate; Michel Duncan, especialista da NASA que atuou como assessor da equipe médica que cuidou dos mineiros durante a operação; e Laurence Golborne, ministro de mineração do Chile.

"Mantendo o estilo que define a qualidade Discovery, oferecemos um olhar exclusivo sobre os inúmeros personagens que participaram deste drama e o árduo planejamento por trás da operação, assim como os altos e baixos emocionais, vitórias, fracassos e sensações vividas por todos os envolvidos durante os 70 dias de duração da missão de resgate.", afirma Luis Silberwasser, vice-presidente sênior de conteúdo do Discovery Networks International.

O resgate dos 33 mineiros no Chile envolveu uma missão sem precedentes e um intenso drama humano que mantiveram o planeta apreensivo por mais de dois meses. A partir do momento que foi divulgado o desabamento, autoridades, socorristas, engenheiros e técnicos envolvidos na operação tiveram que superar desafios e procurar soluções para que aqueles homens pudessem voltar com vida à superfície. Em um primeiro momento, foi necessário localizar o refúgio, a 700 metros de profundidade. Para isso, foram realizados exaustivos trabalhos de sondagem.

No dia 22 de agosto confirmou-se que os 33 trabalhadores ainda estavam vivos. A partir de então, os membros da operação tiveram que projetar inovadores mecanismos de comunicação e perfuração, enquanto equipe médica tinha a tarefa de manter os mineiros em bom estado físico e emocional até a conclusão da operação.

RESGATE IMPOSSÍVEL: 70 DIAS SOB A TERRA é uma produção original realizada para o Discovery Channel pela produtora peruana Pacha Filmes, sob a direção de Guillermo Galdós e Luis del Valle. O programa foi supervisionado por Michela Giorelli, vice-presidente de Produção e Desenvolvimento do Discovery Networks Latin America/US Hispanic, e Brooke Runnette, produtora executiva da Discovery Channel nos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado