DOCUMENTÁRIO COLABORATIVO ‘A COPA DAS PESSOAS’ ESTREIA NA ESPN BRASIL NESTE DOMINGO, ÀS 19H30





  • Curta-metragem de 20 minutos produzido pela Olympikus mostra a inspiração que move as pessoas de todos os cantos do planeta durante a Copa do Mundo

  • Filme envolveu 32 jovens cineastas de cada um dos países participantes da Copa do Mundo da África do Sul

Produzido pela Olympikus durante a Copa do Mundo da África do Sul, o documentário "A Copa das Pessoas" estreia neste domingo, dia 24, às 19h30, na ESPN Brasil, com reprises nos dias 26 e 28.


Tendência mundial, o projeto colaborativo reuniu 32 cineastas de 32 países participantes do último Mundial.


O filme de 20 minutos revela a inspiração que unirá povos de todos os cantos do mundo no Brasil daqui a quatro anos, no maior evento esportivo do planeta. As cenas foram captadas por jovens talentos, tendo a emoção do torcedor como termômetro e como ponto-de-vista.

"A Copa das Pessoas" reúne as imagens de cada torcida em seu respectivo país, mas organizadas de uma forma que sugere que todos os povos assistem a uma única partida. Não há cronologia fiel às etapas do Mundial da África do Sul, sem diferenciar o que é primeira fase e o que é final de campeonato. O filme tem como fio-condutor uma sequencia de todos os sentimentos envolvidos em um jogo de futebol. Desde a devoção do hino nacional, a expectativa do apito inicial e o nervosismo das batalhas travadas em campo até a explosão de um gol. No Brasil as imagens foram captadas no Rio de Janeiro e em Recife pelos diretores Renato Martins, Guga Rocha, Gabriel Santucci e André Markwald. Apenas as torcidas da Costa do Marfim e Coreia do Norte tiveram suas cenas captadas fora dos seus países de origem, na própria África do Sul, sede da Copa de 2010.

"Achei muito interessante reunir vários olhares do mundo dentro do mesmo filme", comenta Renato Martins, que captou imagens no Rio de Janeiro e quedirigiu trabalhos como "Multiplicadores", "Alô Tocayo" e "Atrocidades Maravilhosas, além de editar "Os Desafinados", de Walter Lima Jr. "O cinema contemporâneo evolui para essa mistura de olhares", acrescenta o paraibano radicado em Recife, Guga Rocha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado