ANIMAL PLANET DOCUMENTA REAÇÃO DA VIDA ANIMAL ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Diferentes habitats ao redor do mundo e suas espécies representativas são analisadas para assinalar os efeitos do aquecimento global




Durante milhares de anos, os animais conseguiram se adaptar às mudanças nas condições de vida na Terra. As ações humanas, contudo, aceleraram o ritmo de alterações nos habitats, incidindo diretamente nos ecossistemas da biosfera. O impacto desses acontecimentos e como a vida animal reage e se adapta a eles são os focos de ALERTA ANIMAL (ANIMAL'S GUIDE TO SURVIVAL), nova série do Animal Planet, que estreia no dia 29 de novembro, às 23h.

Composta por sete episódios, exibidos sempre às segundas-feiras, ALERTA ANIMAL investiga os efeitos adversos das alterações climáticas sobre as criaturas ameaçadas em todo o mundo. Dos pântanos aos oceanos, nenhuma das paisagens está a salvo do aquecimento global e para muitos animais essa variação de temperatura representa a diferença entre a vida e a morte. Se nada mudar, algumas espécies estarão definitivamente extintas.

O aquecimento global é uma realidade: recordes de temperatura são quebrados praticamente todos os dias; calotas glaciais e geleiras estão derretendo em maior velocidade; o nível dos oceanos se eleva, o regime pluvial está se alterando. Além dos habitantes do Ártico, no mundo inteiro os animais lutam para sobreviver. Os hipopótamos do Quênia, os linces ibéricos, os minúsculos sapos das florestas australianas e incontáveis espécies procuram achar maneiras para uma adaptação tão rápida quanto a necessidade dela.

Acompanhe abaixo a descrição detalhada dos sete episódios de ALERTA ANIMAL:

Água doce
Estreia: segunda-feira, 29 de novembro, às 23h

Talvez o recurso mais precioso do nosso planeta, a água potável é crucial de para a existência de vida. Apenas 3% da água da Terra é fresca e consumível, mas a maioria dela está congelada ou escondida sob a terra. E como se isso não bastasse, haverá menos água potável à medida que o planeta aquece ainda mais. O episódio "água doce" visita os crocodilos da Flórida; vai até as Montanhas Vizcachas, localizadas nas nos Andes; e viaja ao Quênia para descobrir o que está acontecendo com os animais que vivem nesses lugares e que já sentem a escassez de água fresca.

Planícies e savanas
Estreia: segunda-feira, 6 de dezembro, às 23h

Na savana africana e nas verdes planícies da Espanha há espaço de sobra para que os animais se movimentem e migrem. Ainda assim, os que habitam as savanas estão vendo seu estoque de alimentos diminuir drasticamente. O episódio "planícies e savanas" vai à Espanha para saber como um dos mais raros felinos, o lince ibérico, reage às mudanças climáticas. Na África, as câmeras encontram elefantes que estão brigando por comida e investiga como o regime pluvial instável afeta um dos maiores carnívoros da face da Terra, o leão.

Florestas
Estreia: segunda-feira, 13 de dezembro, às 23h

Florestas são cheias de vida. Do topo das árvores ao chão onde estão fincadas suas raízes, animais fazem as suas casas, e, abrigados, se alimentam. Mas, por causa das mudanças no clima, os animais das florestas enfrentam a extinção. O episódio "florestas" visita o norte do Canadá para estudar as corujas que estão perdendo os seus campos de caça; viaja para a Austrália para encontrar raposas voadoras e morcegos que se alimentam de frutas e estão sendo exterminados pelo calor. As câmeras mergulham na maior floresta tropical para sabermos como esse complexo ecossistema reage às mudanças climáticas.

Montanhas
Estreia: segunda-feira, 20 de dezembro, às 23h

As montanhas são os arranha-céus da natureza, e os animais que vivem lá no alto apreenderam a se adaptar a condições de vida rigorosas. Quando a Terra se aquece, eles têm de subir para ainda mais alto a fim de fugir do calor – e isso não funciona para as espécies que não têm a habilidade de escalar. O episódio "montanhas" vai para as colinas do Colorado para seguir bandos de animais fugindo do calor; depois viaja para a Austrália, onde os sapos já enfrentam a extinção, e para os Andes, onde os ursos estão empreendem uma perigosa jornada.

Charcos e mangues
Estreia: segunda-feira, 27 de dezembro, às 23h

Das áreas costeiras aos santuários de água fresca em terra, os animais amam os seus refúgios aquáticos. Mas a vida que depende da água salobra necessita de um delicado equilíbrio – a concentração de sal na água. Infelizmente, o nível do sal vêm aumentando muito, o que ameaça as espécies. O episódio "charcos e mangues" viaja para os banhados de Norfolk e para o Território do Norte na Austrália para descobrir como é que a elevação dos níveis do sal ameaça a existência dos animais locais.

Mar e areia
Estreia: segunda-feira, 3 de janeiro, às 23h

Os oceanos cobrem quase três quartos da superfície da Terra. Para milhões de animais, ele é uma fonte vital de alimento. Contudo, a vida aquática vem sendo atacada por todos os lados: devido ao aquecimento global, as calotas polares e as geleiras estão derretendo, fazendo com que o nível do mar se eleve, o que ameaça a cadeia alimentar. O episódio "mar e arena" segue centenas de tartarugas que lutam para manter as cabeças fora d'água; mergulha com tubarões-tigre que procuram as profundezas marinhas para fugir do calor; e encontra um animal raro, um dos que mais sofre com as mudanças de clima no nosso planeta: o coral.

Vida no gelo
Estreia: segunda-feira, 10 de janeiro, às 23h

O Ártico e a Antártida constituem os pólos norte e sul da Terra. Ambos são cobertos de neve e gelo – mas se opõem em vários outros aspectos. A Antártida é um vasto continente, onde estão as maiores geleiras do mundo, enquanto o Ártico é um oceano coberto de gelo, rodeado por terrenos congelados e sem vegetação. Consequentemente, a vida nos dois continentes não poderia ser mais diferente. O episódio "vida no gelo" vai até os confins polares e se encontra com pingüins e ursos numa luta feroz pela vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado