NATGEO - Estreia do filme “Restrepo”


Sexta-feira, dia 19, às 21h.

Na sexta-feira, dia 19 de novembro, às 21h, o NatGeo estreia "RESTREPO". Considerado uma das áreas de guerra mais perigosas do mundo, o remoto vale de Korengal, no leste do Afeganistão, serviu de base para um grupo de homens que lideraram a frente americana na região. O vale foi abandonado pelos militares em abril de 2010. Contudo, no final de 2007, uma quinta parte do combate no Afeganistão ocorria em Korengal. A luta mortal aconteceu a pé e a zona de controle norte-americana foi ampliada colina por colina, cem metros por vez. RESTREPO, um longa-metragem vencedor do Grande Prêmio do Júri para Documentários do Festival Sundance 2010, é narrado a partir do testemunho dos soldados que ali serviram em 2007 e 2008.

O filme RESTREPO sai direto do cinema para a tela do NatGeo na sexta-feira, dia 19 de novembro, às 21h. Realizado pelo premiado fotojornalista Tim Hetherington e pelo jornalista e escritor Sebastian Junger, RESTREPO faz uma crônica dos 15 meses de atuação do segundo pelotão norte-americano da 173ª Brigada Airborne. Restrepo é um posto estratégico construído e operado pelos soldados do segundo pelotão. Seu nome é uma homenagem ao médico colombiano Juan Restrepo, morto em combate. No final do destacamento, Hetherington e Junger haviam filmado 150 horas de combate, incluindo momentos de tédio, humor, terror e os aspectos da vida cotidiana no posto de combate.

Certos dias, o posto era atacado três ou quatro vezes de distâncias não superiores a 50 metros. Hetherington e Junger – às vezes trabalhando juntos e em outros momentos individualmente – faziam tudo o que cabia aos soldados, exceto montar guarda e disparar durante os tiroteios. Eles dormiam no mesmo alojamento, comiam a mesma comida e sobreviviam ao tédio, ao calor, ao frio e às moscas junto com eles, saindo inclusive em patrulha e eventualmente sendo considerados parte do pelotão.

As condições para as filmagens não poderiam ter sido mais adversas. As montanhas nos arredores chegam a atingir 3 mil metros e todo o território era atravessado a pé. As operações de grande duração implicavam em carregar baterias suficientes para operar a câmera por uma semana ou mais, além dos mais de 20 quilos de equipamentos necessários inclusive para as patrulhas comuns. Apenas a relação próxima dos cineastas com os soldados permitiu que eles filmassem em situações que outros julgariam impossíveis.
O vale do Korengal, um terreno escarpado de 10 quilômetros de largura perto da fronteira com o Paquistão, foi o epicentro da guerra dos Estados Unidos no Afeganistão. A região foi considerada um ponto crucial para os combatentes talibãs do Paquistão rumo a Kabul. Acredita-se que vários líderes importantes da Al Qaeda tenham utilizado a área como base de operações. Até o momento, cerca de 50 soldados norte-americanos perderam a vida ali.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado