Vencedores do 10º Prêmio Escola Voluntária serão conhecidos amanhã em cerimônia apresentada por Marcelo Tas

Evento será transmitido ao vivo pela Rádio Bandeirantes

 

Os projetos vencedores do 10º Prêmio Escola Voluntária serão conhecidos amanhã durante evento no Itaú Cultural. O jornalista Marcelo Tas apresentará a cerimônia a partir das 19h com transmissão ao vivo pela Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9.

O evento contará com as presenças de Alberto Goldman, governador do Estado de São Paulo; Alexandre Schneider, secretário municipal de Educação de São Paulo; Milu Villela, presidente do Instituto Faça Parte; Viviane Senna, presidente da Fundação Ayrton Senna, João Carlos Saad, Presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação e Antonio Jacinto Matias, Vice-presidente da Fundação Itaú Social.

Desde a última quinta-feira, cerca de 50 alunos e professores das dez escolas finalistas estão reunidos no Clube de Campo do Banco Itaú, localizado na zona sul da capital, participando de oficinas de voluntariado e responsabilidade social, além de visitar pontos turísticos da cidade.

Durante os meses de agosto e setembro, os estudantes das escolas finalistas receberam em suas cidades uma equipe da Rádio Bandeirantes que transmitiu conceitos de radiojornalismo e orientações práticas sobre como elaborar uma reportagem de rádio. No início do mês, as reportagens foram veiculadas durante a programação da Rádio Bandeirantes e também podem ser ouvidas no site www.escolavoluntaria.com.br

Uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social, o Prêmio Escola Voluntária tem como objetivo incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. Desde sua criação em 2001, Ano Internacional do Voluntariado, o Prêmio recebeu inscrições de 3.645 escolas.

Conheça os projetos finalistas do 10º Prêmio Escola Voluntária:

 

Bahia

Colégio Santo Antonio de Jesus (Santo Antonio de Jesus)

Projeto: "Reflorestamento de Nascentes"

O projeto visa a recuperação de nascentes da região. Para isso, desenvolvem ações de conscientização com a comunidade do entorno, produção de materiais audiovisuais, palestras, arrecadação de mudas para plantio em áreas degradadas e buscam apoio do poder público e das empresas da região.

 

Colégio Estadual Rômulo Galvão (Coração de Maria).

Projeto: "Quintais Permaculturais"

O projeto é uma forma de resgate de antigas práticas culturais da cidade utilizando restos de alimentos provenientes da cozinha e da cantina da escola para produzir alimentos orgânicos. Para isso, desenvolvem folders explicativos, realizam coletas seletivas, oferecem orientação para as famílias, professores e alunos responsáveis pelo projeto, já que são estimulados a implementar a prática em casa também.

 

Minas Gerais

Escola Municipal Anne Frank (Belo Horizonte)

Projeto: "Anne Frank Viva"

Apoiados na história de coragem e determinação da jovem judia Anne Frank, a escola desenvolve ações para promover a cultura da paz: pesquisa sobre a história de pessoas que levantaram esta bandeira, plantio de árvores em um bosque que levam o nome destas personalidades, elaboração de um jornal interno e atividades de mobilização com a comunidade.

 

Paraná

Colégio Positivo Telêmaco Borba (Telêmaco Borba)

Projeto: "Clube de Matemática Solidário"

O projeto surgiu com o objetivo de facilitar o entendimento da matemática por meio da confecção e aplicação de jogos. Hoje os alunos se tornaram multiplicadores do conhecimento adquirido e ensinam a técnica em todas as escolas municipais da cidade.

 

Rio de Janeiro

Colégio São Vicente de Paulo (Rio de Janeiro)

Projeto: "Construindo e preparando o futuro"

A escola atua na formação de professores do Ensino Fundamental em municípios carentes dentro e fora do Rio de Janeiro, onde as prefeituras não têm condição de pagar por este serviço. A parceria aluno e professor beneficia toda a comunidade com atividades para os dois públicos envolvendo palestras, oficinas de música, dança, leitura etc.

 

Rio Grande do Sul

Escola de Ensino Fundamental Menino Deus (Porto Alegre)

Projeto: "Núcleo de Cidadania e Voluntariado"

A escola desenvolve no Núcleo de Cidadania e Voluntariado diversas ações sociais em instituições de Porto Alegre como hora do conto, recreação, oficinas de língua, teatro, dança, ações de conscientização em barzinhos sobre bebida e direção, entre outras.

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig (Venâncio Aires)

Projeto: "Está em suas mãos a força de ser, transformar e recomeçar"

Os alunos desenvolvem ações de conscientização dentro da escola e na comunidade em prol da economia de água. Eles buscam apoio do poder público para a construção de cisternas nas escolas para reaproveitar água da chuva.

 

Santa Catarina

EEB Professora Elza Mancelos de Moura (Guarujá do Sul)

Projeto: "Rio das Flores, rio da vida"

A escola trabalha pela revitalização do Rio das Flores, que abrange seis municípios do extremo oeste de Santa Catarina. Desde 2007, são feitas ações de conscientização da população, limpeza de trechos de rio, plantio de mudas, entre outras.

 

São Paulo

Escola Experimental Pueri Domus – Unidade Itaim (São Paulo)

Projeto: "Aprender"

Os alunos buscam a inclusão social de jovens e adultos que não são alfabetizados ensinando os conteúdos essenciais como matemática, ciências humanas e informática e também aprendem nos grupos de estudos preparatórios para as aulas.

 

Escola Internacional de Alphaville (Barueri)

Projeto: "Janelas para o futuro"

Um grupo de alunos compartilha conhecimento com jovens de baixa renda do entorno. Esses jovens vão até a escola e participam de atividades de informática, teatro, idiomas, ações ambientas e cursinhos pré-vestibulares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado