Democracia 2.0 . Estreia em janeiro no Infinito.



Domingos 9, 16 e 23 de janeiro, 20h
Reapresentação sextas 14, 21 e 28, 21h

Democracia 2.0
Um especial para repensar as possibilidades, os desafios e os riscos que a era digital representa para a política. Da influência da internet, dos blogs e das novas tecnologias na dinâmica da política contemporânea aos riscos do voto eletrônico, os documentários "Us Now", "Democracia Hackeada" e "Guerra de Blogs" oferecem um panorama da democracia e da política no mundo atual.

Us Now - Domingo 9
Em um mundo onde a informação circula como o ar, o que acontece com o poder? Us Now é um documentário fascinante que se concentra no debate sobre uma das maiores mudanças na circulação de ideias desde a invenção da imprensa. Pela primeira vez na história, temos as ferramentas que realmente podem potencializar os esforços dos grupos de uma maneira sem precedentes. Este documentário conta a história das redes sociais que estão desafiando a noção de hierarquia e reúne os principais estudiosos do campo do governo colaborativo para descrever as futuras formas de governo possíveis.


Democracia Hackeada - Domingo 16
Na eleição presidencial de 2000, um computador registrou um número negativo (-16.022) de votos para Al Gore no condado de Volusia, Flórida. Um "erro" de cálculo que pode ter mudado o curso da história dos Estados Unidos e, provavelmente, de todo o planeta. Apesar de a fraude nunca ter sido provada, o fato alertou cientistas, políticos e cidadãos comuns sobre os riscos da manipulação de dados durante o processo eleitoral. Democracia Hackeada conta a história de Bev Harris, publicitário e escritor de Seattle, que se propôs a investigar a segurança das eleições por voto eletrônico e descobriu que a tecnologia usada nesse processo é extremamente vulnerável.


Guerra de Blogs - Domingo 23 / ESTREIA!
Em 2004, a internet deu um passo rumo ao amadurecimento e se instalou definitivamente como parte da arena política. Howard Dean – candidato democrata à presidência dos Estados Unidos – transformou a rede das redes no eixo central da sua campanha eleitoral e apelou para o uso de bloggers como ativistas on-line para fazer propaganda e arrecadar fundos. Os resultados, apesar de muito bons, não foram suficientes para garantir a vitória de Dean nas eleições.

Em 2006, os bloggers foram à revanche e, de novo, colocaram a internet no epicentro da batalha política. Dessa vez, os ativistas da rede – chamados por alguns de NetRoots – apoiaram Ned Lamonts nas eleições do partido democrata em Connecticut e conseguiram que um empresário quase desconhecido derrotasse um político famoso como Joe Lieberman, candidato à vice-presidência seis anos antes.

Tomando como ponto de partida a corrida ao Senado de Ned Lamont e de Joe Liberman, Guerra de Blogs analisa o papel da blogosfera na política moderna. Com um grande arquivo e por meio das vozes tanto de protagonistas das disputas quanto de bloggers conservadores e liberais, o documentarista britânico James Rogan nos apresenta uma crítica fascinante sobre a política contemporânea na internet. Um excelente documentário com uma edição habilidosa que conta uma história que será cada vez mais frequente no panorama democrático dos dias atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado