DISCOVERY CHANNEL DESVENDA A PRÁTICA DO FUTEBOL DE RUA AO REDOR DO MUNDO

Casal passa um ano viajando para diferentes partes do planeta em busca do elemento que une povos e culturas na mesma paixão pelo esporte amador


Longe dos estádios profissionais, de campos iluminados e com gramados bem cuidados, existe um outro futebol. Nas ruas, campinhos ou quadras de concreto, times disputam partidas, determinando "arenas" improvisadas com pedras e riscos no chão. No domingo, 2 de janeiro, às 21h, o Discovery Channel visita mais de vinte países para descobrir as diferentes versões do futebol de rua, praticado no mundo inteiro, com o documentário PELADA: FUTEBOL PURO.

PELADA: FUTEBOL PURO acompanha acompanha Luke e Gwendolyn, um casal apaixonado por futebol, que se  conheceu nos campos. Os dois costumavam jogar "um contra um" no estacionamento atrás do prédio onde moram e resolveram abandonar os empregos para empreender uma jornada por várias partes do mundo, perseguindo as manifestações desse fenômeno esportivo que ultrapassa as barreiras de gênero, raça, religião e classe social.

Dos empregados de escritório e homens de negócio que jogam bola no alto dos prédios em Tóquio a mulheres que cuidam de rebanhos de lhamas nas montanhas do Peru; de brasileiros de 80 anos a árabes e judeus que ocupam o mesmo campo em Jerusalém, PELADA: FUTEBOL PURO  conta a história de pessoas muito diferentes, mas que compartilham do mesmo amor pela bola.  O documentário mostra que futebol  é capaz de derrubar as barreiras culturais, as diferenças de experiência e de idioma, criando intimidade entre estranhos e unindo-os em uma só paixão.

O filme documenta essa viagem que durou um ano: as pessoas, culturas, contratempos e diversão que o casal encontrou pela caminho. Na Bolívia, eles conseguem entrar na mais conhecida prisão masculina - um presídio onde se trafica cocaína, homens ficam presos sem julgamento e as disputas de futebol no pátio são constantes. É um prisioneiro que diz: "Aqui não temos nada, nossa vida é jogar futebol". No Quênia, o casal vai até Mathare, a mais antiga favela africana, onde os apostadores arriscam altas quantias nos jogos de sábado. O campo, antes um depósito de lixo, fica no centro da favela, e vem gente de toda parte para assistir às disputas.

A escala final da viagem, no Irã, talvez seja seu maior teste. Quando Luke vai até uma quadra no centro de Teerã e pergunta, num 'farsi' meio arremedado, se pode se juntar ao time, os iranianos o recebem de braços abertos e o levam para o campo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado