A Guerra de Canudos 114 anos depois em documentário do SescTV



Documentário dirigido por Cristina Fonseca vai ao ar dia 7de dezembro

O documentário Vozes da Guerra vai ao ar terça, 7 de dezembro, às 20 horas, no SescTV. Com direção e roteiro de Cristina Fonseca,  a produção traz a ótica dos vencidos que ainda não haviam se manifestado sobre o tema: a terceira geração de familiares dos jagunços, dos negros quilombolas do povoado Tanque das Nações e de Zumbi de Baixo, dos índios Kiriris de Mirandela e dos índios Kaimbés de Massacará, além dos caboclos descendentes diretos de conselheiristas. 

Gravado de abril a junho deste ano, na região de Canudos, em película e High Definition, o documentário traz uma nova abordagem sobre a Guerra de Canudos a partir do aprofundamento do capítulo "A Luta" do livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha.

Vozes da Guerra é todo pontuado por textos do livro inscritos sobre imagens atuais e de fotos de época da guerra. Apresenta um rico material iconográfico - com algumas preciosidades nunca demonstradas ou raras – como a única foto existente de Antônio Conselheiro antes de virar beato ou ainda do jaguncinho Ludgero Prestes, entregue para Euclides da Cunha como brinde de Guerra. "É um docudrama que recria, com os próprios caboclos da região – atores sociais surpreendentes - um simulacro do que eram as famosas rezas na boca da noite e os ofícios de madrugada de Antônio Conselheiro, além das movimentações em batalhas pelo lado dos revoltosos", conta Cristina.

A premiada diretora justifica seu projeto ao destacar que Canudos sempre foi um tema intrigante com muitas perguntas a serem respondidas, a saber:

· o  que de fato levou o exército brasileiro a praticar um genocídio?
· quem foi Antônio Conselheiro? um santo? um louco? um idealista nos moldes sertanejos? ou apenas o "Rei dos jagunços"?
· onde estavam os negros libertos no momento da Guerra?
· o que aconteceu com as crianças de Canudos?
· quais são as verdadeiras questões da República que se formava com a Guerra? e suas conseqüências hoje?
· como foram essas batalhas não só pelo lado do exército, mas também dos revoltosos?
· e o que sobrou de Canudos 114 anos depois da Guerra?.

Vozes da Guerra
 tenta responder todas essas questões, mas não pretende contestar o escritor. O objetivo é dar  continuidade a uma pesquisa sobre  os  fatos que outros  se  encarregaram  de  continuar  para que o público tenha  acesso a essa parte  tão  importante   quanto  encoberta  da história  do  país.

O especial tece um paralelo sobre a influência do livro na arte, na literatura e no cinema brasileiro por meio  de depoimentos de grandes escritores e artistas como: Rogério Duarte, designer e mentor do Tropicalismo, que fala da influência desse livro na obra de Glauber Rocha; o professor João Adolpho Hansen,  de Teoria  Literária  da  USP, que comenta a  relação do livro  de  Euclides  da  Cunha  com  Grande  Sertão  Veredas  de João  Guimarães Rosa; os  intelectuais  e poetas  de  vanguarda  Décio  Pignatari, que fala  sobre  o livro e  seu  destino  multimídia, além  da  relação  dessa  obra  com a  antropologia  e  com  América  Latina e Augusto de Campos,  que faz considerações  sobre  o  livro  " Os  Sertões" e  a prosa  brasileira, além de  mostrar  seu  livro de poemas  pouco  conhecido,  " Os Sertões de  Campos" – onde  fez poemas concretos   retirados  dos  decassílabos  contidos  na própria   obra  de Euclides da Cunha.

Também participam outros importantes intelectuais que não haviam se manifestado em documentário sobre o tema, antes. A saber: o escritorEldon Canário, morador da Segunda Canudos, que fala sobre a Guerra e os famosos jagunços; Frederico Pernambucano de Melo, historiador especialista em revoltas rurais, que conta sobre a guerra pela ótica militar e seus reflexos na República que se formava.  

Em primeira mão, a produção traz depoimentos inéditos do médico legista e General do exército, Lamartine de Andrade  Lima, do Instituto Nina Rodrigues, que aborda a Guerra e a visão do precursor da psiquiatria no Brasil – Nina Rodrigues – sobre Antônio Conselheiro; do pesquisador Claude Santos , que intera a questão do Conselheiro e do historiador Vanderlei Costa, que trata do messianismo que se impregnava na própria região.

Vozes da Guerra tem direção de fotografia de Ulisses   Pereira e trilha sonora de Regina Porto. A direção geral é de Cristina Fonseca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado