Nova série da TV Cultura reacende laços entre Brasil e França

Estreia dia 19 de dezembro Voilà Brasil, programa composto por cinco documentários temáticos que redescobrem o que há de comum entre o país sul-americano e o europeu

 

 

Duas nações hoje totalmente díspares, mas que num breve momento confundiram suas Histórias. Dois povos com culturas particulares, porém complementares. Duas identidades antagônicas e – por que não? – intercambiáveis. Mesmo distantes em muitos quesitos, Brasil e França também estabeleceram diversos elos. E, a partir do dia 19 de dezembro, formarão mais um: Voilà Brasil, nova série que a TV Cultura exibirá aos domingos, às 20h30.

 

Trata-se de uma coleção de cinco documentários envolvidos, cada um, por um foco que retoma a relação entre os dois países. São eles: artes, relações comerciais, história, educação e cultura. Para dar cabo à missão, os realizadores se aprofundaram em sub-temas, e, a partir deles, retrataram situações que buscam trazer esses vínculos para o público.

 

O diferencial do projeto é que ele experimenta um conceito de produção colaborativa, estreitando o contato com as produtoras independentes, criadoras dos vídeos. Na prática, a TV Cultura criou, com o apoio dos roteiristas Marcelo Caetano e Cristina Gomes, uma espécie de "laboratório criativo", reunindo todas as pessoas inseridas nos cinco projetos. Foram destes encontros que saíram as ideias e propostas de conteúdo e de formatação de roteiro.

 

Brenno Castro, de 22 anos, buscou na música o gancho temático para falar sobre a influência da arte francesa no Brasil. Ele é o diretor de Passage, o documentário de estreia (dia 19). Com referências estéticas da Nouvelle Vague e narrativas do Cinema Novo, o vídeo conta com depoimentos de veteranos, como Tom Zé e Edgar Scandurra, e de nomes da chamada nova safra da MPB, como Tiê, Thiago Pethit, Dudu Tsuda e Trio Suite.

 

O segundo da série, que vai ao ar dia 26, chama-se Container. É uma viagem do documentarista Max Eluard a bordo de um navio cargueiro que sai da França com destino ao Brasil. A travessia oceânica comercial se mistura a outras duas rotas, a linguística e cultural, pois na tripulação há franceses, ucranianos e lituanos.

 

Da diretora Caru Alves de Souza, filha da cineasta Tata Amaral, Vestígios, o terceiro da lista (dia 2/1/2011), investiga o que restou da presença francesa em duas cidades da Zona da Mata mineira, Guidoval e Visconde do Rio Branco, revelando olhares poucos conhecidos sobre o passado da região.

 

Na sequência vem De Dentro da sua Paisagem, de Tatiana Villela. Com data de exibição para 9/1/2011, o filme costura as impressões de três franceses que fazem intercâmbio na Universidade de São Paulo (USP). No bojo narrativo, a rotina universitária, as comparações com a vida e a educação francesas e as andanças pela metrópole paulista.

 

O último da série, Tucupi à Francesa, que vai ao ar dia 16/1/2011 e é envolto pelo tema cultura, foca na presença da gastronomia francesa na nossa cozinha, sobretudo a paraense. O documentário faz um percurso que começa em São Paulo e termina em Belém, rota obrigatória de gourmets e chefs do Brasil e do mundo. De João Daniel Donadeli.

 

Cada diretor recebeu R$ 100 mil para rodar seus vídeos. As produtoras são, na sequência de exibição, Paranoid Filmes, Itinerante Filmes, Tangerina Entretenimento, Gullane Filmes e Primo Filmes.

 

Serviço:

Voilà Brasil – 20h30, aos domingos

Passage (Arte) – 19/12/2010

Container (Relações Comerciais) – 26/12/2010

Vestígios (História) – 2/1/2011

De Dentro da sua Paisagem (Educação) – 9/1/2011

Tucupi à Francesa (Cultura) – 16/1/2011


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado