Estreia: “Naica: A Caverna dos Cristais”.


Domingo, dia 23, às 23h.

No sul do estado de Chihuahua, no norte do México, escondida nas profundezas da Terra, existe uma formação parecida com a fortaleza do Super-Homem. Trata-se de uma magnífica caverna repleta de cristais enormes, do tamanho de um campo de futebol e com a altura de um edifício de dois andares. Esta é uma das maravilhas do mundo natural mais incríveis já descobertas: a caverna de Naica.

No domingo, dia 23 de janeiro, às 23h, o NatGeo estreia “Naica: A Caverna dos Cristais”. A caverna de Naica foi descoberta acidentalmente em uma mina localizada no sul do estado de Chihuahua, no norte do México. Para poder explorar os minérios ali existentes, foi preciso extrair a água quente presente no local através de um complexo sistema de bombeamento.
Este sistema drenou a água e contribuiu para a descoberta de um extraordinário tesouro natural. Em 2008, na primeira investigação realizada nesta caverna impressionante, os cientistas suspeitavam que ela pudesse ser a entrada para um vasto sistema de câmaras interconectadas. Em 2009, imagens obtidas por uma câmara acoplada a um dos equipamentos utilizados para fazer o buraco de ventilação revelaram uma caverna de mais de 150 metros, algo que parecia ser uma nova formação de cristais gigantes.
Em Naica: A Caverna dos Cristais, o NatGeo e uma equipe internacional de cientistas retornam ao local para executar uma nova e audaciosa tentativa de conhecer um pouco mais sobre este incrível fenômeno subterrâneo. A equipe de filmagem e os pesquisadores foram equipados com o que existe de mais moderno para se proteger de temperaturas que poderiam levar um indivíduo à morte em apenas 30 minutos. Localizada a mais de 300 metros de profundidade, em uma mina colossal, a Caverna de Cristal permaneceu escondida durante anos, quando milhares de litros de água fervendo foram impulsionados por forças vulcânicas.
Descoberta acidentalmente em 2000 por mineiros em busca de chumbo, prata e zinco, sem um bombeamento contínuo, toda a estrutura voltaria a ser inundada em pouco tempo. Para explorar este belo “inferno na Terra”, a equipe de pesquisadores precisou usar trajes especiais para suportar as condições extremas do ambiente. Ainda assim, os trajes só permitem expedições de no máximo 45 minutos.
Agora, o objetivo é explorar o buraco de ventilação - que os mineiros chamam de Robin Hole – na esperança que ele faça parte do sistema da Caverna de Cristal ou que seja a entrada para uma nova Catedral de Cristal. Suas dimensões tão pequenas e perigosas apresentam uma nova série de desafios e obstáculos.
Esta não é apenas uma missão perigosa na Caverna de Cristal, mas também pode ser a última oportunidade para explorar esta maravilha subterrânea. Isto porque até agora as bombas gigantes criadas pelos mineiros removem um rio de água, mantendo a caverna seca. O custo deste trabalho será pago até onde o lucro da mina o justifique. Este momento pode chegar em um futuro próximo, fazendo com que o sistema de cavernas fique submerso para sempre, fechando assim as portas deste fenômeno espetacular. Naica: A Caverna dos Cristais vai ao ar no domingo, dia 23 de janeiro, às 23h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado