Eurochannel exibe polêmico documentário sobre envolvimento francês com Hitler durante a Segunda Grande Guerra



Exibido em 2010 na Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, o documentário Os Comboios da Vergonha (Les Convois de la Honte, 2010) estreia no Eurochannel dia 13/1, quinta-feira, às 22h.


A produção aborda como a França colaborou forçosamente com o governo de Hitler no início da Segunda Guerra Mundial, por meio de um armistício que garantia a tranquilidade dos franceses em troca de certos benefícios.


Dirigido por Raphaël Delpard, o documentário narra a participação da empresa pública francesa SNCF – responsável pelo transporte ferroviário de passageiros e mercadorias, na deportação de 76 mil judeus, 20 mil ciganos e 38 mil resistentes ao regime nazista para a Alemanha, de 1940 a 1944. Além de conduzir milhares de pessoas aos campos de concentração e extermínio, a empresa teria, ainda, dado ao país o transporte de bens roubados dos judeus e das indústrias francesas.

Para narrar os acontecimentos, o cineasta usa várias formas: imagens de arquivo, recriações, depoimentos de deportados, análise de historiadores e especialistas. O resultado é um documentário bastante rico e bem feito, graças à diversidade de fontes históricas questionada.

 

Eurocinema: Os Comboios da Vergonha
Estreia dia 13/1 (quinta-feira), às 22h

Os Comboios da Vergonha (Les Convois de La Honte, 1970, França)
Direção: Raphaël Delpard
Duração: 109 minutos 
Gênero: Documentário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado