Neste sábado, o NatGeo apresenta “RESTREPO”, filme vencedor do Sundance 2010 e indicado pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood(R) na categoria documentário


"Restrepo" – Sábado, dia 29 de janeiro, às 20h.

O NatGeo comemora a indicação ao prêmio da Academia recebida por "RESTREPO" na categoria filme documentário com sua exibição neste sábado, dia 29 de janeiro, às 20h.

Considerado uma das áreas de guerra mais perigosas, o remoto vale de Korengal, no leste do Afeganistão, serviu de base para um grupo de homens que lideraram a frente americana na região. O vale foi abandonado pelos militares em abril de 2010. Contudo, no final de 2007, quase uma quinta parte do combate no Afeganistão ocorria em Korengal. A luta mortal aconteceu a pé e a zona de controle norte-americana foi ampliada colina por colina, cem metros por vez. RESTREPO, um longa-metragem vencedor do Grande Prêmio do Júri para Documentários do Festival Sundance 2010, é narrado a partir do testemunho dos soldados que ali serviram em 2007 e 2008.

O filme RESTREPO saiu direto do cinema para a tela com sua estreia no NatGeo. Realizado pelo premiado fotojornalista Tim Hetherington e pelo jornalista e escritor Sebastian Junger, RESTREPO faz uma crônica dos 15 meses de atuação do segundo pelotão norte-americano da 173ª Brigada Airborne. Restrepo é um posto estratégico construído e operado pelos soldados do segundo pelotão. Seu nome é uma homenagem ao médico colombiano Juan Restrepo, morto em combate. No final do destacamento, Hetherington e Junger haviam filmado 150 horas de combate, incluindo momentos de tédio, humor, terror e os aspectos da vida cotidiana no posto de combate.

Certos dias, o posto era atacado três ou quatro vezes de distâncias não superiores a 50 metros. Hetherington e Junger – às vezes trabalhando juntos e em outros momentos individualmente – faziam tudo o que cabia aos soldados, exceto montar guarda e disparar durante os tiroteios. Eles dormiam no mesmo alojamento, comiam a mesma comida e sobreviviam ao tédio, ao calor, ao frio e às moscas, saindo com eles em patrulha e eventualmente sendo considerados parte do pelotão.

As condições para as filmagens não poderiam ter sido mais adversas. As montanhas nos arredores chegam a atingir 3 mil metros e todo o território era atravessado a pé. As operações de grande duração implicavam em carregar baterias suficientes para operar a câmera por uma semana ou mais, além dos mais de 20 quilos de equipamentos necessários inclusive para as patrulhas comuns. Apenas a relação próxima dos cineastas com os soldados permitiu que eles filmassem em situações que outros julgariam impossíveis.

O vale do Korengal, um terreno escarpado de 10 quilômetros de largura perto da fronteira com o Paquistão, foi o epicentro da guerra dos Estados Unidos no Afeganistão. A região foi considerada um ponto crucial para os combatentes talibãs do Paquistão rumo a Kabul. Acredita-se que vários líderes importantes da Al Qaeda tenham utilizado a área como base de operações. Até o momento, cerca de 50 soldados norte-americanos perderam a vida ali.

O NatGeo exibe RESTREPO neste sábado, às 20h.  www.natgeo.tv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado