Rede Telecine exibe Especiais do Oscar

No embalo do evento mais importante do cinema mundial, que acontece no dia 27 de fevereiro, a Rede Telecine exibe dois especiais que vão reunir uma seleção de títulos premiados ou que concorreram às disputadas estatuetas do Oscar. No Telecine Premium, entre 21 e 25 de fevereiro, serão exibidas as produções mais recentes no Especial do Oscar 2011. Já no Telecine Cult, de 24 a 27 de fevereiro, vai ao ar a mostra Sanduíches de Oscar 2011, formada por clássicos do cinema internacional. Antes de cada exibição no Telecine Cult, o crítico Marcelo Janot comenta algumas curiosidades sobre cada produção.  

Telecine Premium
Coração Louco (dia 21)

Levou o Oscar de canção original e também o de ator para Jeff Bridges. Na história, o cantor de música country Bad Blake está acabado por conta de uma vida desregrada e do abuso de álcool e tabaco. Com a carreira por um fio, ele busca inspiração no relacionamento com a jovem jornalista Jean. A produção também recebeu uma indicação à categoria de atriz coadjuvante (Maggie Gyllenhaal).


Star Trek (dia 22)

Produção de J.J. Abrams que teve quatro indicações e ganhou o Oscar de maquiagem. Na trama, que tem o ator Chris Pine encabeçando o elenco, Kirk perde o pai no dia de seu nascimento, quando procurava em uma missão o menino Spock. Quando cresce, Kirk se torna um jovem rebelde, mas com potencial. Ao surgir uma emergência, ele vai assumir um posto na nova USS Enterprise junto aos outros cadetes.


Bastardos Inglórios (dia 23)

Indicado em oito categorias do Oscar. Christoph Waltz ganhou a estatueta de ator coadjuvante pela interpretação do coronel Hans Landa. A história se passa na França, durante a Segunda Guerra Mundial. Um grupo de judeus americanos conhecidos como "Bastardos" espalha o terror entre o terceiro Reich. Brad Pitt e Diane Kruger completam o elenco.


Avatar (dia 24)

Superprodução de James Cameron que teve nove indicações na premiação e que levou as estatuetas de fotografia, direção de arte e efeitos especiais. A ficção-científica se passa no futuro, em que um veterano de guerra paraplégico é levado para um planeta chamado Pandora, habitado pelos Na'vi, uma raça humanóide. Lá, recebe um avatar e participa de uma batalha pela civilização. Com Sam Worthington, Sigourney Weaver e Zoe Saldana.


Guerra do Terror (dia 25)

O filme retrata a rotina do esquadrão antibombas do exército americano que trabalha sob fogo cruzado no Iraque. Teve nove indicações ao Oscar e arrematou três estatuetas, incluindo a de filme. A diretora Kathryn Bigelow, que já foi casada com James Cameron, competiu com o ex-marido na categoria direção e levou o prêmio para casa.  

Telecine Cult

A Força do Destino (dia 24)

Drama de 1982 dirigido por Taylor Hackford. Teve seis indicações e foi vencedor do Oscar de ator coadjuvante (Louis Gosset Jr.) e canção original. Zack Mayo é um rapaz sem perspectivas, que apesar da infância e adolescência problemáticas, entra para a escola de oficiais da Marinha atrás de um futuro. Lá, conhece uma jovem à procura de marido e amadurece sob as ordens de um sargento durão.

No Calor da Noite (dia 24)

Suspense de 1967 dirigido por Norman Jewison. A história de um policial acusado de um crime por ser negro foi indicada em sete categorias e levou cinco prêmios para casa: ator (Rod Steiger), filme, montagem, som e roteiro.

O Escafandro e a Borboleta (dia 25)

Mostra a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista Elle francesa. Em 1995, aos 43 anos, ele sofreu um derrame que o deixou paralisado, com exceção de seu olho esquerdo. O filme teve quatro indicações ao Oscar: diretor, fotografia, roteiro adaptado e edição.

A Noviça Rebelde (dia 25)

Teve 10 indicações ao Oscar em 1966 e arrematou cinco prêmios: filme, diretor, edição, som e trilha sonora. Musical clássico com Julie Andrews, Christopher Plummer e Eleanor Parker.

A Partida (dia 26)

Drama japonês de Yojiro Takita ganhador do Oscar de filme estrangeiro em 2009. Na história, Daigo é um violoncelista que volta para sua cidade natal com a mulher quando sua orquestra termina. Acaba trabalhando em uma funerária como responsável por preparar os corpos para o pós-vida.

Um Homem Sério (dia 26)

Comédia de humor negro que se passa nos anos 60 sobre um professor de física universitário que vê sua vida desmoronar. A produção foi indicada às categorias filme e roteiro original.

Harry e Tonto (dia 27)

De 1974, que deu o Oscar de ator para Art Carney. Na comédia, apesar da idade avançada, o professor aposentado Harry Combes é despejado de seu apartamento. Mas o que antes parecia ser um desastre acaba contribuindo para que Harry embarque numa grande viagem ao passado. Entre lembranças e desilusões, sua única certeza é a companhia do gato Tonto.

Chinatown (dia 27)

Filme policial dirigido por Roman Polanski em 1974. Com Jack Nicholson, Faye Dunaway e John Huston no elenco, a produção teve 11 indicações na época e ganhou o Oscar de roteiro original.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado