TV Cultura oferece programação diferenciada no Carnaval


Filmes, documentários, musicais e entrevistas serão exibidos durante o feriado prolongado, incluindo a terça-feira, quando a emissora celebra o Dia Internacional da Mulher

A TV Cultura prepara uma programação especial para quem não pretende cair na folia, mas está em busca de boas alternativas de entretenimento neste Carnaval. Entre os dias 4 e 8 de março, a emissora leva ao ar uma série de filmes, documentários, musicais e entrevistas, que prometem agradar aos mais diversos públicos.

Na sexta-feira (4), a partir das 22h, o canal reserva o filme Elsa & Fred – um amor de paixão, da Mostra Internacional de Cinema na Cultura, para os amantes da sétima arte. Em seguida, às 23h45, a emissora exibe o longa inédito A volta da sala de comando, na faixa Cultura Documentários. À 0h45, os tamborins começam a esquentar no Mosaicos, com as histórias e canções de Jorge Ben Jor, na voz do cantor Bebeto, do percussionista Nereu (ex-Trio Mocotó), do rapper Rappin' Hood e das bandas Placa Luminosa, SambaSonics e Farufyno.    

No Manos e Minas de sábado (5), às 18h, Anelis Assumpção e Max B.O. recebem o grupo Samba da vela. Já Alessandro Buzo apresenta no programa a Estrela do Terceiro Milênio, escola de samba do Grajaú, muito popular, que faz a alegria da comunidade. A diversão também é garantida, a partir das 22h45, no Cine Brasil Especial, quando o público confere a comédia Domésticas, o filme, de Fernando Meirelles. Mas a noite não para por aí: à 1h15, a emissora apresenta o Mosaicos – a arte de Martinho da Vila, que retrata todas as fases da carreira artística do sambista de Vila Isabel, com a presença de Luiz Carlos da Vila, Cláudio Jorge, Thalma de Freitas, Moysés Marques e do Quinteto em Branco e Preto, que interpretam grandes clássicos do repertório do homenageado, como Disrtimia, Casa de bamba e No embalo da Vila.            

Dirigido por Cacá Diegues e inspirado em canções de Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, o longa Veja essa canção, que vai ao ar no domingo (6), às 22h, é uma boa alternativa para quem prefere um bom filme aos desfiles de escolas de samba ou trios elétricos de Salvador. À meia-noite, o programa Ensaio traz o especial Histórias de Carnaval – se a lua contasse, que reúne inúmeros artistas cantando músicas de Carnaval, incluindo Ismael Silva, Martinho da Vila, Aracy de Almeida, Herivelto Martins e Emilinha Borba. Logo depois, à 1h, o público acompanha a homenagem a Paulinho da Viola, no Mosaicos, com apresentações de artistas como Mariana Aydar e Isaías do Bandolim.

Com Sílvia Buarque, Dira Paes e Marcos Palmeira, o filme O casamento de Louise vai ao ar no Cine Brasil Especial, na segunda-feira (7), a partir das 22h. Nome forte do Carnaval, fundador da Estação Primeira de Mangueira, Cartola também é homenageado no Mosaicos, às 23h45, que mistura imagens de arquivo com participações dos artistas Leci Brandão, Dudu Nobre, Teresa Cristina, Miguel dos Anjos e da pesquisadora Marília Trindade Barboza, biógrafa do sambista. Depois do mestre carioca, é a vez do especial Braguinha, a Flor do Tempo, gravado no apartamento do artista, no Rio de Janeiro. Participaram da gravação Miúcha, Cristina, Ana Buarque e Pii Buarque de Hollanda, irmãs de Chico Buarque, e o conjunto Coisas Nossas. No repertório, Copacabana, Fim de Semana em Paquetá, Assombração, Moreninha da Praia, Carinhoso, Yes, nós temos bananas, entre outras. Durante o programa, Braguinha relembra suas parcerias com compositores como Pixinguinha, Alberto Ribeiro e Lamartine Babo. No ar à 00h45.

No último dia de Carnaval, terça-feira (8), data que coincide com o Dia Internacional da Mulher, a TV Cultura oferece ao público uma programação em homenagem ao sexo feminino, que inclui o filme inédito Feminices, a partir das 22h, no Cine Brasil; a entrevista com a cantora Elza Soares no Provocações, às 23h45; e o Mosaicos – a arte de Dona Ivone Lara, à 0h45, que revê a trajetória da rainha do samba a partir de imagens do rico acervo da TV Cultura, em apresentações nos programas RTC Samba (1979), Ensaio (1991 e 2005), MPB Histórias (1976) e muitos outros. 

Serviço:
Sexta-feira (4/3):
22h - Elsa & Fred – um amor de paixão, na Mostra Internacional de Cinema na Cultura
23h45 - A volta da sala de comando, no Cultura Documentários
00h45 – Mosaicos – a arte de Jorge Ben Jor

Sábado (5)
18h - Manos e Minas ­- grupo Samba da vela
22h45 - Domésticas, o filme, no Cine Brasil Especial
01h15 - Mosaicos – a arte de Martinho da Vila

Domingo (6)
22h - Veja essa canção, no Cine Brasil Especial
00h00 - Histórias de Carnaval – se a lua contasse
01h – Mosaicos – a arte de Paulinho da Viola

Segunda (7)
22h - O casamento de Louise, no Cine Brasil Especial
23h45 – Mosaicos – a arte de Cartola
00h45 - Braguinha, a Flor do Tempo

Terça (8) – Dia Internacional da Mulher
22h - Feminices, no Cine Brasil Especial
23h45 - Elza Soares no Provocações
00h45 - Mosaicos – a arte de Dona Ivone Lara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado