Produção nacional do The Biography Channel resgata a incrível trajetória de Hélio Gracie



O primeiro ídolo esportivo brasileiro não foi um jogador de futebol, mas Hélio Gracie, um lutador franzino, obstinado e praticamente invencível nos tatames. Mais uma produção nacional do The Biography Channel, canal do grupo A&E, a trajetória deste brasileiro que fez história e tornou-se referência internacional ao estabelecer o seu estilo de jiu-jítsu é o personagem do Biography: Hélio Gracie, que estreia dia 28/3, segunda-feira, às 20h.

Antes de se tornar um mestre na arte marcial japonesa, Hélio lotou ginásios e dominou as capas dos jornais do Rio de Janeiro nas décadas de 20 e 30 ao desafiar – e vencer – qualquer oponente, de qualquer tamanho, em qualquer estilo de luta. Sua história tem ares de ficção: após uma infância pobre e doente, desenvolveu uma nova técnica de jiu-jítsu com o irmão Carlos Gracie, que aprendera a arte com um imigrante japonês recém-chegado ao País em 1914.

As lutas de Hélio impressionavam o público pela diferença de tamanho: aos 18 anos, chegava a derrotar em segundos adversários até 30 quilos mais pesados, e sua autoconfiança beirava o desaforo. Orgulhava-se de ter perdido apenas três lutas em toda a sua vida.

Seus nove filhos ajudaram a espalhar o "Gracie jiu-jítsu" pelo Brasil e pelo mundo, ao fundarem nos Estados Unidos o Ultimate Fight Championship (UFC) nos moldes das lutas de vale-tudo do pai nos anos 30. Além de uma academia no Rio de Janeiro, Hélio e seus filhos têm outra na cidade californiana de Los Angeles, que já teve alunos célebres, como Mel Gibson, Clint Eastwood e Sylvester Stallone.

O inédito Biography: Hélio Gracie contará a história de superação deste paraense, que cresceu no Rio de Janeiro e faleceu em janeiro de 2009, aos 95 anos. Abordará de sua infância problemática até o seu impressionante histórico de vitórias nunca antes visto, e que deixou um legado que ultrapassa suas lutas e criou uma dinastia do jiu-jítsu 100% brasileira. Entrevistas antigas, arquivos históricos, jornais de época e registros pessoais; além de depoimentos de familiares, como Rórion, Rickson, Relson e Reila Gracie, os ex-alunos Pedro Valente e João Alberto Barreto, jornalistas e historiadores de luta; ilustrarão essa homenagem a Hélio Gracie.

Biography: Hélio Gracie é mais uma produção nacional do Bio™, em coprodução com a Mixer, incentivada pelo artigo 39 da Lei de Incentivo ao Audiovisual.


Biography: Hélio Gracie
Exclusivamente no The Biography Channel
Estreia 28/03, às 20h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado