HISTORY conta a história do café em documentário dividido em três episódios


Popular na maior parte do mundo, amado no Brasil, o café é uma bebida saborosa e aromática com propriedades tonificantes, que sempre provocou paixões e controvérsias. É a segunda mercadoria legal mais negociada na face da Terra, logo depois do petróleo. Apenas uma sementinha, com enorme impacto político, social e econômico para a humanidade.

 

No dia 29/4, sexta-feira, às 20h, o The History Channel estreia o documentário Café, em três episódios de uma hora cada, que narra semanalmente a saga de uma bebida que nasceu junto com nossos ancestrais. A atração conta como o café se disseminou a partir do mundo antigo, tornando-se o líquido estimulante que, não sai da mesa de seus amantes, que o preparam de seu jeito favorito, todas as manhãs, em diversos lugares do Planeta. A história do café começa com uma semente verde escondida no fruto vermelho do cafeeiro. Alguns já o chamaram de "mágico", outros de "maligno". Porém, nem mesmo reis, sacerdotes e mercadores conseguiram impedir que o café se espalhasse pelo mundo. Afinal, cedo ou tarde, todos são seduzidos por este grão irresistível. É de onde parte o episódio de estreia, que remete às origens do café na Etiópia, país do leste da África, e à sua propagação triunfante pelos cinco continentes.

 

Estima-se que seja conhecido há cerca de mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa. Contudo, o primeiro registro comprovado data do século XV. Um pastor de cabras, Kaldi, notou que os animais ficavam alegres e que uma energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio. Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais com um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. Ele começou a utilizá-los na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono. A descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. No mundo inteiro, provocou revoluções, controvérsias e escravidão em sua passagem pela história. O documentário ainda relembra as primeiras cafeeiras construídas sobre pisos de terra, que anos depois evoluíram para versões mais refinadas, e avalia o impacto e a influência econômica, política e social de seu cultivo ao longo dos anos. Conhecido como Ouro Negro, o produto dividiu monarquias, gerou guerras e enriqueceu países, como o Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado