Semana Santa do HISTORY traz especiais com mistérios religiosos



Segredos, dogmas e templos não faltam nas religiões – e mexem com o imaginário de fiéis e estudiosos de todo o mundo. Sem dúvida, os mistérios envolvendo o cristianismo estão entre os mais discutidos pela Humanidade. Para tentar saciar um pouco da curiosidade, na Semana Santa, o The History Channel preparou uma programação temática na sexta-feira, dia 22/4, e no sábado, dia 23/4. Confira:

Sexta-feira, dia 22/4

Às 20h: A Verdadeira Face de Jesus: Alvo de diferentes interpretações ao longo dos tempos, as características físicas de Jesus ganharam proporções mais próximas da realidade em um ambicioso projeto realizado pelo Studio Macbeth. O resultado pode ser visto neste documentário exclusivo. Liderado pelo artista de computação gráfica Ray Downing, o projeto recriou a imagem de Jesus baseado no Santo Sudário, um lençol de linho puro que muitos acreditam ter recoberto o Seu corpo após a crucificação – embora o artista reconheça que sua autenticidade é contestada no mundo científico. Para obter uma visão tridimensional de Seu rosto, os especialistas empregaram a mais avançada tecnologia 3D e recursos da computação gráfica. O documentário mostra o desafio enfrentado pela equipe, que teve como material de apoio apenas um leve contorno do rosto de Jesus deixado no Santo Sudário, prejudicado pela presença de sangue, terra, manchas de água, buracos e queimaduras.

Às 22h: Crucificação: Ao falar em crucificação, a primeira coisa que vem à mente é a forma pela qual Jesus foi morto. Por ser a figura máxima do cristianismo e ter sido submetido a essa forma de punição, muitos passaram a associar a crucificação a um símbolo religioso. Mas essa prática é bem mais antiga e sua história muito curiosa. Embora a origem seja associada aos romanos, a sua primeira evidência data do tempo do rei assírio Shalmanezer, no século IX antes de Cristo. As torturas assírias eram denominadas empalação, uma forma primitiva de crucificação, que consistia em inserir uma estaca no estômago da pessoa, sem matá-la, para depois exibi-la em público. Alexandre Magno, poderoso rei da Macedônia, que reinou em 332 a.C., e Caio Calígula, cruel imperador romano, que viveu entre 12 e 41 d.C., também teriam praticado punições semelhantes à crucificação.

Sábado, dia 23/4

Às 20h: Fátima: O especial analisa os três segredos revelados pela Virgem Maria a três crianças portuguesas em 1917. Professores, teólogos e outros especialistas no tema debatem sobre este, que é um dos poucos milagres reconhecidos pela Igreja Católica, e também tentam encontrar respostas para os motivos que teriam levado a Igreja a esconder o terceiro segredo por tanto tempo. De acordo com os pequenos pastores, eles testemunharam a visão de uma "senhora mais brilhante que o Sol", que lhes teria revelado três segredos. O primeiro falava sobre o Inferno e o surgimento de uma grande guerra mundial. O segundo apontava para a conversão da ex-União Soviética e uma Segunda Guerra Mundial. O terceiro foi divulgado somente em 2000 e teria ligação com o atentado ao Papa João Paulo II, em 1981.

Às 23h: Guadalupe – Uma Imagem Viva: Padroeira da Cidade do México e figura religiosa importante para a maioria dos fiéis da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu para o índio Juan Diego em 1531, na capital mexicana. Ao contrário de muitas aparições de santos que não puderem ser comprovadas por falta de provas, essa deixou marcas que surpreenderam até mesmo cientistas da Nasa. A primeira vez que a Virgem de Guadalupe apareceu para o índio foi numa manhã, enquanto ele se dirigia à Tlatelolco. Ela estava rodeada de luz e lhe pediu, na língua culta dos astecas, para que fosse até o bispo da cidade e lhe pedisse um favor. Depois de tentar convencer verbalmente o bispo de que tinha se encontrado com a Santa, a saída foi apelar para algo material. No dia em que levou para ele certas flores que não cresciam na região, a pedido da virgem, o índio também se espantou ao ver que no seu manto havia a imagem da Santa. O programa mostra todas as análises que foram feitas no manto do índio para comprovar se a pintura fora feita por algum homem ou é uma obra divina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado