SescTV exibe tributo a Chiquinha Gonzaga


Espetáculo inédito com arranjos originais e participação da cantora Ná Ozzetti presta homenagem à primeira maestrina da música brasileira

O SescTV exibe, dia 20/04, às 22h, o especial musical inédito Chiquinha em Revista – Um Tributo a Chiquinha Gonzaga. Com direção musical de Gil Assis, o espetáculo apresenta arranjos originais de suas composições, feitas por Gil Assis e Ana Fridman, em versões instrumentais e cantadas por Ná Ozzetti, Suzana Salles, Vange Milliet, Rita Maria e Carlos Careqa. O especial foi gravado no Sesc Vila Mariana, em novembro de 2010, e tem direção para televisão de Juliana Borges.

O programa apresenta alguns de seus sucessos, como Sou Morena; Fogo Foguinho; e Corta-Jaca. O projeto resultou ainda num CD, de mesmo título, lançado pelo Selo Sesc em 2010.

Chiquinha Gonzaga é considerada uma precursora da música popular brasileira. "Ela foi a primeira compositora mulher da História da música popular no Brasil", resume a cantora Ná Ozzetti. É de sua autoria a primeira marchinha feita para um bloco carnavalesco: Abre Alas, de 1899. Nascida em 17 de outubro de 1947, filha de um militar com uma mulata, Chiquinha aprendeu piano ainda criança e fez desse instrumento sua ferramenta de trabalho, quando se divorciou de seu segundo marido.

Participou das Rodas de Choro, tendo contato com grandes músicos populares de sua época, e militou nas principais causas libertárias: abolicionista e republicana. "Ela rompeu uma série de tabus e de padrões sociais", analisa a cantora Vange Milliet. Em 1917, participou da fundação da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores, uma organização civil de proteção dos direitos autorais. Morreu em 1935, aos 87 anos de idade, consagrada como maestrina e compositora. "Para a Chiquinha foi muito difícil o reconhecimento em vida. Ela batalhou por isso e o resultado perdura até hoje", diz Ana Fridman.

ESPECIAL MUSICAL


Chiquinha em Revista – Um Tributo a Chiquinha Gonzaga
Estreia: 20/04, às 22h
Classificação Indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado