Telecine Cult exibe A Fita Branca dia 17/04

No dia 17 de abril, às 22h, o Telecine Cult exibe a estreia do drama A Fita Branca, dirigido pelo austríaco Michael Haneke, um dos mais importantes cineastas da atualidade. Trata-se de uma coprodução entre Alemanha, Áustria, Itália e França, consagrada com a Palma de Ouro em Cannes (2009). No ano seguinte, o longa-metragem conquistou também o Globo de Ouro de filme estrangeiro e teve duas indicações ao Oscar, nas categorias fotografia e filme estrangeiro.  
A história de A Fita Branca acontece em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, em um vilarejo no norte da Alemanha onde vivem crianças e adolescentes de um coral dirigido por um professor primário. Um estranho acidente com o médico, cujo cavalo tropeça em um arame afiado, provoca uma busca pelo responsável.

Em seguida, outros estranhos eventos ocorrem e geram um clima de desconfiança. Os incidentes parecem ser um ritual de punição e o professor do coral tenta desvendar o mistério. Os pequenos e as mulheres do local são sempre severamente punidos por qualquer pequeno ato de infração. A tal fita branca é usada para mostrar que os menores cometeram erros e que agora estão dispostos a serem bons. Os atores Christian Friedel, Leonie Benesch, Ulrich Tukur e Ernst Jacobi compõem o elenco principal da produção.  
  Longo na duração, duas horas e meia, o filme de Haneke é rodado em preto-e-branco e possui um narrador que conduz a história: o jovem professor (Christian Friedel). O elenco infantil se destaca, escolhido entre mais de sete mil crianças. Na época do lançamento nos cinemas, a crítica considerou o argumento do longa-metragem como um prenúncio do nascimento do fascismo e sua derivação-irmã, o nazismo.
Haneke é conhecido por uma direção que prima pela tensão e deixa os telespectadores apreensivos por abordar violência física ou psicológica de forma muito direta. Seus títulos mais famosos são A Professora de Piano (2001), com Isabelle Hupert, Caché (2005), com Juliette Binoche, Violência Gratuita (versões de 1997 e 2007) e Código Desconhecido (2000).  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado