Chefe da Defesa Civil será investigado após denúncia da Rádio Bandeirantes

 

São Paulo, 30 de maio de 2011 – O promotor de Justiça José Carlos Blat disse, na manhã desta segunda-feira ao programa "Manhã Bandeirantes", apresentado por José Luiz Datena na Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9), que o coordenador da Defesa Civil, Geraldo Correa, pode ser enquadrado em crimes como coação de testemunha durante processo em curso. Ele requisitou à rádio a gravação em que o chefe da Defesa Civil na zona leste de São Paulo ameaça retaliar a população em época de chuvas. A declaração foi feita após a denúncia de desvio de doações feita pelo repórter Agostinho Teixeira, da Rádio Bandeirantes, no início do mês. O Ministério Público já havia instaurado um processo para apurar o caso de repasses de doações originalmente destinadas às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro a vereadores paulistanos, que podem ter utilizado os produtos com fins eleitoreiros.

O boicote da Defesa Civil seria realizado nas zonas norte e leste da capital paulista. As regiões são exatamente onde presidentes de ONGs confirmaram o "esquema" de troca de doações por votos.  Segundo o diretor de uma das organizações, que não quis se identificar, a Defesa Civil o procurou para falar das retaliações. "Ficaremos a Deus dará", disse.

 

Recebimento de doações

Há cerca de dez dias, outro diretor de uma ONG de São Paulo afirmou, em entrevista a Rádio Bandeirantes, que a organização onde trabalha recebeu doações desviadas da Defesa Civil em esquema de troca por votos. Segundo o homem, que não quis se identificar, outros vereadores da capital paulista participam de ações como a do vereador Ushitaro Kamia (DEM), denunciado pelo repórter Agostinho Teixeira. Segundo a reportagem, o presidente de entidade diz que os mantimentos eram acompanhados do nome do parlamentar que deveria ser apoiado na eleição seguinte. O responsável pela organização garante que os desvios eram tão grandes que até um brechó foi aberto para vender as doações que seriam entregues às vítimas das chuvas no Rio. 


Entenda o caso

A Rádio Bandeirantes veiculou, no início do mês, uma notícia sobre o desvio de donativos que deveriam ser enviados para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Os produtos, que foram entregues pela população à Defesa Civil de São Paulo, ficaram esquecidos no galpão e agora estão sendo desviados para escritórios de vereadores, entre eles Ushitaro Kamia (DEM), que os trocam mediante a apresentação de título de eleitor. 

A denúncia chegou às mãos do repórter Agostinho Teixeira, que está na emissora há 15 anos. Segundo Teixeira, ele recebeu a informação por meio de uma carta, pelo correio. "Chega muita carta ainda, manuscrita, impressa, sem identificação. Nesse caso, tinha dados que era possível perceber a consistência das informações, deu para ver que a pessoa tinha conhecimento do assunto", conta. A partir daí, o repórter começou a checar as informações e viu que a história tinha fundamento. 

De acordo com Teixeira, a história ainda não acabou, existem detalhes que ainda estão sendo apurados. "Essa correspondência possivelmente é de uma pessoa lá de dentro [da Defesa Civil], e tem mais uma parte, mas ainda estamos apurando", comenta.

A entrevista do promotor de Justiça José Carlos Blat à Rádio Bandeirantes pode ser ouvida no site da emissora: http://www.radiobandeirantes.com.br/notas.asp?ID=487292

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado