Crack: Planeta Crise estreia no Infinito.

Domingos, 21h

Reapresentação sábados, meia-noite


Crack: Planeta Crise


A economia mundial está fora de controle? A crise que o mundo vive atualmente é uma consequência imprevista da dinâmica do sistema financeiro global nas últimas décadas ou existe um mecanismo de autorregulação do sistema capitalista baseado em crises cíclicas? Uma crise de alimentos pode se transformar em um conflito político que ameace a paz e o equilíbrio global? Qual é o nosso papel, responsabilidade e participação em algo que parece tão distante da nossa economia cotidiana, como o sistema financeiro mundial?


Um especial imperdível para compreender as causas, a dinâmica e as possíveis consequências da crise que levou o mundo à beira do colapso em 2007.

Domingo, 8 de maio

Os Últimos Dias do Lehman Brothers


Até o dia 12 de setembro de 2008, o Lehman Brothers – um dos maiores bancos de investimentos de Wall Street, fundado em 1850 – era visto como inabalável. Até o dia 12 de setembro de 2008, ninguém imaginava que o poderio do Lehman Brothers poderia chegar ao fim. No entanto, no dia 12 de setembro de 2008, o impensável se tornou realidade: depois de 158 anos de história, a crise hipotecária do mercado norte-americano arrastou esse gigante financeiro, desencadeando com a sua falência o fim de semana mais dramático de Wall Street desde a crise de 1929.


Em um trabalho meticuloso que envolveu equipes de ficção e de documentário, e com a participação de atores famosos como James Cromwell, Os Últimos Dias do Lehman Brothers é uma produção da BBC que reconstrói a história daquele fatídico dia 12 de setembro, em que os presidentes dos bancos de investimentos e comerciais de Wall Street foram informados sobre a situação do Lehman Brothers. O Tesouro dos Estados Unidos não interviria para salvar o banco, mas devido à natureza interligada do sistema bancário no século 21 era evidente que a falência do Lehman Brothers representava o caos para o sistema financeiro como um todo.


Inspirado no que aconteceu nos escritórios do famoso banco durante o fim de semana anterior ao seu colapso (que detonou a atual crise mundial), este docudrama da BBC acompanha os principais protagonistas em uma corrida desesperada contra o relógio para tentar livrar o Lehman Brothers da bancarrota e mostra como todos os envolvidos tinham algo a ganhar ou a perder durante esses três longos dias de negociação.



Domingo, 15 e 22 de maio (partes 1 e 2)

O Futuro da Comida


Envolvido nas suas atividades da vida cotidiana nas cidades, para o ser humano moderno a disponibilidade diária de alimentos parece um dado da realidade já resolvido. O sistema mundial de distribuição de alimentos permite o acesso imediato a uma variedade incrível de produtos de todas as estações e do mundo todo, sem que o habitante médio tenha que se preocupar com outra coisa além de ir aos supermercados e armazéns. No entanto, o sistema não é tão estável quanto aparenta à primeira vista.


Depois transformados em conflitos políticos, boa parte dos levantes recentes no mundo árabe começaram como motins derivados da escassez e da alta dos preços dos produtos comestíveis. Partindo da premissa de que estamos à beira de uma verdadeira crise mundial de abastecimento, este notável trabalho da BBC nos apresenta uma viagem fascinante pelo sistema mundial de produção e distribuição de alimentos e revela os perigos ocultos que ameaçam sua sobrevivência.


Nos seus dois episódios, O Futuro da Comida percorre a América do Norte, Índia, América Latina, África e Europa para desvendar a complexa teia do mercado mundial que leva os alimentos dos campos às nossas mesas, e questiona o que devemos fazer para evitar uma crise global de proporções inimagináveis.



Domingo, 29 de maio

A Ascensão do Dinheiro

Por que os mercados de valores produzem bolhas e colapsos? O conceituado historiador Niall Ferguson volta às origens das sociedades anônimas em Amsterdã e Paris e traça um paralelo entre a crise atual do mercado de valores, a bolha da Mississippi Company no século 18 e a falência da Enron em 2001. Além disso, Ferguson explica por que os seres humanos têm um "instinto de manada" quando se trata de investimentos, e por que ninguém pode prever com precisão o momento em que as crises vão surgir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado