TELECINE APOIA O FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS EM JUNHO

 

A Rede Telecine apoia o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontecerá simultaneamente em 22 cidades brasileiras, de 8 a 16 de junho. No embalo desta homenagem à França nas telonas, o Telecine Cult também reservou as noites da primeira semana do mês para os assinantes que são amantes da sétima arte francesa conferirem produções marcantes deste país. Durante o período, serão exibidos cinco títulos, sempre às 22h.

 

No primeiro dia está programado Entre os Muros da Escola (2008), vencedor da Palma de Ouro em Cannes. O drama de Laurent Cantet expõe a visão do país em relação ao choque de civilizações, a partir da sala de aula de um professor protagonizado por François Bégaudeau e seus alunos, entre eles negros africanos, asiáticos, latino-americanos e franceses. Bégaudeau também é autor da obra homônima inspirada em experiências próprias, na qual o longa-metragem foi baseado. A versão cinematográfica do livro concorreu ainda ao Oscar de filme estrangeiro.

 

A homenagem continua no dia 2 com a coprodução entre França e Itália Ervas Daninhas (2009), dirigida por Alain Resnais. O título é a sétima parceria entre o cineasta e a dupla André Dussollier e Sabine Azéma, personagens-título. Na trama, Resnais mostra as expectativas dos romances parisienses através do encontro de Georges e Marguerite. A película, inspirada no livro de Christian Gailly, foi reconhecida em duas categorias de Cannes: prêmio especial do júri e Alain Resnais, pelo conjunto da obra. No dia 3 é a vez do documentário de Serge Bromberg O Inferno de Henri-Georges Clouzot (2009). A produção revela o que teria acontecido a L'Enfer (O Inferno), 11º longa-metragem de Henri-Georges Clouzot, falecido em 1977, rodado durante três semanas, em 1964.

 

O Escafandro e a Borboleta será exibido no dia 4 e aborda a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista "Elle". Sob o comando de Julian Schnabel, o filme retrata com sensibilidade e profundidade a superação do personagem vivido pelo ator Mathieu Amalric, que se entrega ao papel.  Bauby sofreu um derrame cerebral e perdeu sua locomoção, exceto de seu olho esquerdo. O roteiro, destaque no BAFTA, é baseado em sua própria obra. O título ganhou prêmios de direção e filme estrangeiro no Globo de Ouro e direção e grande prêmio técnico em Cannes. Para encerrar o especial, no dia 5, vai ao ar Reis e Rainha (2004), de Arnaud Desplechin. A produção participou da mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005. O casal da história é formado pela editora de arte Nora (Emmanuelle Devos) e pelo violinista Ismaël (Mathieu Amalric). O drama concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado