Clássicos deste final de semana apresenta documentário sobre Valery Gergiev e o concerto Fauré, um Réquiem

 

A TV Cultura transmite o programa no sábado (18) e domingo (19), às 16h

 

O Clássicos, que a TV Cultura leva ao ar neste final de semana, apresenta duas preciosidades. No sábado (18/6), às 16h, o programa apresenta Reger nunca me cansa - Valery Gergiev, documentário sobre o célebre trabalho do regente Valery Gergiev frente à Orquestra Filarmônica de Rotterdam, em uma série de ensaios e apresentações gravadas ao vivo na Doelen Concert Hall em Roterdam, na Holanda, e durante algumas de suas turnês.

 

Valery Gergiev nasceu em Moscou, na Rússia, em 1953. Ainda estudante de regência de Ilya Musin, no Conservatório Rimsky Korsakov em Leningrado, Gergiev ganhou o prêmio Herbert von Karajan em Berlim. Assim que se formou, tornou-se regente-assistente da Ópera de Kirov e em seguida foi diretor musical da Orquestra do Estado Armênio. Em 1988, Gergiev retornou ao Teatro Kirov como diretor artístico e regente principal. Sob sua inspiradora batuta, a companhia recuperou seu glamour e retomou o nome original de Teatro Mariinsky, voltando a ser o templo da ópera e do ballet russos. A partir de 1988, ele foi convidado frequente da Orquestra Filarmônica de Rotterdam, na Holanda, até assumir em 1995 a direção musical da mesma. Ele já regeu as maiores orquestras sinfônicas do mundo, incluindo a Filarmônica de Nova Iorque, a Filarmônica de Viena, a Orquestra Sinfônica de Los Angeles, entre outras. Além disso, é convidado permanente do Metropolitan Opera de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Desde janeiro de 2007, o maestro Gergiev é regente da Orquestra Sinfônica de Londres.

 

No documentário, realizado para comemorar os 20 anos de Gergiev frente à orquestra holandesa, os telespectadores conhecerão de perto o que pensam os músicos do conjunto, diferentes solistas e colaboradores. Além disso, poderão conhecer melhor as idéias do maestro sobre a regência e a música. Destaca-se no documentário um trecho de aula de regência ministrada por Gergiev em Rotterdam.


Este documentário é apresentado com exclusividade pela TV Cultura, pois ele foi visto uma única vez na Holanda. 

 

No domingo (19/6), às 16h, Clássicos apresenta Fauré, um Réquiem, concerto produzido em 2002 pela Arte France. O maestro Philippe Herreweghe rege a Orchestre des Champs-Elysées e La Chapelle Royale, para uma nova versão do Réquiem de Gabriel Fauré (1845 – 1924).

 

O compositor nasceu na França e começou sua atividade musical aos oito anos de idade, fazendo improvisações no harmônio da igreja de Montgauzy. Ele é em um dos maiores nomes da música francesa moderna.

 

Seu 'Réquiem' é uma das obras clássicas mais conhecidas na França. Nas palavras de Fauré, ele vê a morte como "uma libertação feliz, uma tendência para a felicidade no outro mundo, ao invés de uma passagem triste."

 

O programa traz, além da própria obra, depoimentos do maestro, músicos e imagens de ensaio. As partituras originais, encontradas na Igreja da Madeleine (França), são interpretadas por Jean-Michel Nectoux, o especialista incontestável de Gabriel Fauré e os ensaios da orquestra e do coro demonstram a precisão do trabalho que foi feito para se atingir uma apresentação irrepreensível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado