GLOBOSAT HD EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE GENGIS KHAN DIA 9 DE JUNHO



  • Canal mostra a trajetória do líder dos mongóis temido por nações inteiras

  • "Genghis Khan – Cavaleiro do Apocalipse" vai ao ar quinta-feira, dia 9, às 20h30


Gengis Khan, líder inescrupuloso dos Mongóis e soberano do maior império jamais comandado por um só homem, era tanto deus quanto demônio, não só durante a Idade Média, mas por séculos. E o Globosat HD mostra a trajetória desse homem, temido por nações inteiras, no documentário "Genghis Khan – Cavaleiro do Apocalipse", que será exibido pela primeira vez no Brasil na quinta-feira, dia 9, às 20h30.

Hoje, arqueólogos exploram o que acreditam ser a tumba de Gengis Kahn e sua lendária capital Karakorum, uma cidade abandonada por mais de 500 anos. Montando um quebra-cabeça da história antiga da Mongólia, eles dão vida ao homem e seu império. Reconstruções históricas luxuosas, aprimoradas de maneira surpreendente pelos efeitos de computação gráfica e técnicas de composição, dão vida a este programa. Apesar de envolvente e divertido, seu conteúdo é científico e sério, não apenas mostrando a arqueologia de locais antigos, mas também analisando traços remanescentes da cultura mongol da antiguidade.

Do seu passado humilde de criador de ovelhas, Gengis Khan tornou-se o líder militar mais ardiloso da história. Seus exércitos eram mais rápidos, treinados e armados do que qualquer um da época. Da Mongólia à China e ao território onde hoje é a Coreia, seus homens dominaram a Ásia, espalhando terror nos corações de todos que, desesperadamente, ainda que em vão, tentavam defender seus territórios. A reputação sangrenta dos mongóis seguiu galopante: depois da queda do que hoje é Pequim, 60 mil jovens preferiram o suicídio em massa a cair nas mãos dos cruéis mongóis.

Em seguida, os soldados de Gengis Kahn cruzaram os grandes rios da Índia. Depois foram para ocidente, conquistando e moldando politicamente o que se tornaria depois de 250 anos de controle mongol, o império russo. Deixando um rastro de sangue, queimando cidades inteiras e dizimando todos em seu caminho, eles acabaram chegando ao coração da Europa.

A aliança de exércitos cristãos, enfraquecida por disputas internas, amedrontada pela reputação sangrenta dos mongóis e esperando que a ira de Deus recaísse sobre eles de maneira apocalíptica, parecia não ter chance. Mas eis que a chacina cessou. A Europa estava intrigada: sem nenhuma razão aparente, o grande exército mongol bateu em retirada, tão repentinamente quanto havia avançado, para as profundezas da estepe asiática.

Sem que os europeus soubessem, os generais mongóis foram surpreendidos pela morte do seu líder supremo. O Grande Kahn havia morrido de forma banal: em uma cavalgada a passeio, o exímio cavaleiro caiu e morreu. O local da sua cova permanece um dos grandes mistérios da história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado