Telecine Cult exibe Especial Stanley Kubrick no dia 21.07

No dia 21 de julho, o Telecine Cult apresenta a sessão Cine Classic Especial Stanley Kubrick, com três produções do início da carreira deste aclamado diretor. Considerado por muitos o maior cineasta de todos os tempos, os filmes de Kubrick, de início, geraram muita polêmica, não sendo muito bem recebidos pela crítica, mas tempos depois acabaram se tornando clássicos consagrados. A grande maioria de sua obra retrata personagens que sofrem um processo gradual de desintegração psicológica que, muitas vezes, as conduz à loucura. Apesar de ter dirigido apenas 13 longas-metragens em seus setenta anos de vida, foi o suficiente para Kubrick conquistar o público e a crítica. Curiosamente, também foram 13 as indicações ao Oscar que ele recebeu, tendo levado para casa uma estatueta pelos efeitos especiais de 2001 – Uma Odisséia no Espaço.

A homenagem do Telecine começa às 17h15, com Spartacus, filme épico lançado em 1960 e estrelado por Kirk Douglas, Jean Simmons e Laurence Olivier. Na história deste clássico, Spartacus é um escravo no Império Romano que, após ser condenado à morte e treinado para se tornar um gladiador, inicia e lidera uma revolta de escravos, causando um impacto que leva o Senado romano a reagir com todo seu poderio militar. A produção ganhou o Globo de Ouro na ocasião.


Na sequência, às 20h40, vai ao ar o suspense A Morte Passou Perto, de 1955. Um boxeador se interessa por uma dançarina da noite e isso desagrada ao patrão dela. Ele só não imaginava que o ciúme e a obsessão do chefe fossem fortes o suficiente para matar. Com sua vida em risco e vendo o homem errado pagar por isso, ele decide fugir, para também proteger a bela mulher. A Morte Passou por Perto foi um filme de baixo orçamento, mas Kubrick, então com 26 anos, conseguiu driblar as limitações. Além de ter montado e editado os efeitos sonoros sozinho, ele fez todo o trabalho de fotografia utilizando um jogo de câmera e iluminação primorosos. Os takes da cidade são belíssimos e sua direção já dava sinais de genialidade, com uma montagem moderna e sequências de luta que são muito bem realizadas para a época.

Para fechar o especial, às 22h, o Telecine Cult exibe Glória Feita de Sangue, de 1957, filme de guerra com Kirk Douglas, Ralph Meeker e Adolphe Menson. Na história passada em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker) é um general francês que ordena um ataque suicida. Como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque, ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo e então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento, por se comportar covardemente no campo de batalha. Mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.

A grade completa pode ser conferida no www.telecine.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado