“Não Conta Lá em Casa” em nova temporada no Multishow

Japão, Cuba e Haiti na rota dos amigos aventureiros

 

"Foi a viagem mais impressionante que já fizemos". É assim que Leondre define o período que ele, André Fran, Bruno Pesca e Felipe UFO passaram no Japão, primeiro destino da nova temporada de "Não Conta Lá em Casa", que estreia dia 20, às 22h30, no Multishow. Durante os 23 episódios da série, os jovens também atravessam a ilha de Cuba de carro e participam de uma missão da ONU no Haiti. No multishow. com.br/naocontalaemcasa já estão disponíveis fotos dos novos destinos e relatos das viagens no blog do Fran.

 

Logo que chegam ao Japão, 20 dias após o terremoto que atingiu grande parte do país em março desse ano, os quatro amigos vêem de perto como Tóquio está se adaptando à tragédia. Acostumados com imagens de uma cidade iluminada por painéis eletrônicos e trens lotados, eles se deparam com um forte racionamento de energia que mudou o cenário da cidade e fechou linhas de trens. Durante o tempo que passam em Tóquio, eles também participam de uma passeata contra a energia nuclear.

 

Mas segundo Fran "o bicho pega mesmo" quando eles seguem para o norte do país, local mais afetado pelo desastre. Graças à desistência de voluntários, os amigos podem participar de uma missão voluntária, que leva roupas, alimentos e brinquedos para os desabrigados da região. Com um aparelho sensor de radioatividade no carro, eles passam pelo limite da zona de exclusão em Fukushima e se assustam com o que encontram. "A situação ainda é de catástrofe, cidades inteiras viraram entulho retorcido", revela Fran.

 

Depois do Japão, a nova temporada parte para Cuba. Ao chegar à ilha, o quarteto conhece Havana e se impressiona com a restauração da cidade. Mas sem perder tempo, embarca em um carro e vão de uma ponta a outra da ilha durante quase 20 horas de viagem. Em busca de histórias sobre a Revolução Cubana, os amigos conhecem monumentos da revolução e lugares marcados pelo protesto.

 

Além do aspecto revolucionário de Cuba, os amigos conhecem a atual situação de embargo aos Estados Unidos e as pequenas concessões feitas ao capitalismo, características do país. "Ao mesmo tempo em que o governo permite que os moradores recebam estrangeiros como forma de renda extra, um grupo de surfistas não consegue receber pranchas americanas", conta Leondre, que inclusive deixa a sua prancha para surfistas locais.

 

Nos episódios seguintes, eles partem para o Haiti, onde o grupo se depara com mais um cenário de destruição. Os quatro amigos percebem que, após ser atingido por um terremoto em janeiro de 2010, a ajuda que o país recebe não é suficiente e as doações não atingem quem precisa. "Parece que o terremoto aconteceu ontem", define Fran, que também aponta como curiosidade uma lei que proíbe cumprimentos com as mãos e que é preciso lavar as mãos em qualquer lugar que se chegue.

 

Para ver ainda mais de perto a realidade dos desabrigados, os amigos participam da missão da ONU, chegando a locais de difícil acesso. Durante a passagem pelo país, eles descobrem que dois milhões de pessoas ainda estão desabrigadas, morando nas praças, e visitam abrigos com péssimas condições. "Além da instabilidade política, o país sofre com o transporte público e com a falta de saneamento básico", lamenta Fran.

 

Apesar da tragédia, o grupo conhece ONGs que lutam para melhorar a situação do país e presencia a participação de atletas brasileiros, como o jogador Nalbert e o corredor Claudinei Quirino, em ações de inclusão da população através do esporte.

 

 

NÃO CONTA LÁ EM CASA – Nova Temporada

Estreia: Quarta-feira, dia 20 de julho, às 22h30.

Horários alternativos: quinta-feira, às 14h30; domingo, às 8h e segunda-feira, às 14h.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado