TERCEIRA TEMPORADA DA PREMIADA SÉRIE “DESIGN: E²” CHEGA AO BRASIL PELO GLOBOSAT HD

Série mostra arquitetura sustentável no Cairo, Melbourne, Nova Orleans e Roterdã

  • Programa exibe também perfis dos arquitetos Brian MacKay-Lyons e Renzo Piano
  • Narrado por Brad Pitt, terceira temporada de "Design: e²" estreia terça-feira, dia 19, às 20h30

 

O Globosat HD mostra mais da arquitetura sustentável ao redor do mundo com a estreia no Brasil da terceira temporada de "Design:e²" na terça-feira, dia 19. Narrado por Brad Pitt, os seis episódios mostram discussões complexas e atuais sobre assuntos envolvendo questões sociais, políticas, culturais, ambientais e econômicas da arquitetura sustentável. A terceira temporada aborda lugares como Cairo, Melbourne, Nova Orleans e Roterdã e os perfis dos arquitetos Brian MacKay-Lyons e Renzo Piano. "Design: e²" vai ao ar às terças-feiras, sempre às 20h30.

SINOPSES DOS EPISÓDIOS:

Um Jardim no Cairo

Cairo, uma cidade de 16 milhões de habitantes, é uma das mais densamente povoadas do mundo, com apenas 0,093 m² de espaço verde por pessoa. Sua Alteza, o Aga Khan, líder espiritual dos muçulmanos ismaelitas, percebeu a necessidade de aliviar esse congestionamento. O resultado é o Al-Azhar Park: um depósito de lixo de 500 anos transformado em "pulmão urbano" que proporciona o tão necessário espaço verde e uma fonte de orgulho cívico.

O Arquiteto da Aldeia

O arquiteto Brian MacKay-Lyons cresceu nos estaleiros da Nova Escócia e valeu-se dessa tradição de construção enxuta e econômica em sua arquitetura. Do Barn Yard em sua aldeia à Embaixada Canadense em Bangladesh, esse episódio apresenta uma lição em vernáculo local – por que funciona e como poderia ser a forma de arquitetura mais sustentável existente.

Melbourne Renascida

Na metade dos anos 70, Melbourne era uma cidade à beira da morte. As pessoas deslocavam-se para trabalhar durante o dia, mas o centro se tornava uma cidade-fantasma após as cinco horas da tarde. Esse episódio explora como a liderança e a visão transformaram a paisagem urbana. Rob Adams, diretor de design e ambiente urbano de Melbourne, oferece um passeio guiado para mostrar como a cidade buscou, primeiro, a capacidade de ser habitável e, depois, a sustentabilidade e como as duas características estão fortemente entrelaçadas.

A Ciência e a Arte de Renzo Piano

O arquiteto de nível internacional Renzo Piano baseou-se na natureza para criar uma estrutura que define um museu de história natural para o século 21. Combinando o design transparente típico de Piano com um telhado verde que evoca o seu entorno, a nova Academia de Ciências da Califórnia, em São Francisco, oferece um modelo para a sustentabilidade e estabelece um marco referencial para a forma como as pessoas usam, operam e interagem com prédios públicos.

Nova Orleans: A Linha da Água

No rastro do Furacão Katrina os cidadãos do bairro Lower 9th Ward de Nova Orleans não estavam dispostos a assistir ao desaparecimento de sua comunidade, mesmo quando os representantes do governo em todos os níveis fechavam os olhos para os seus problemas. Essa história apresenta os líderes da comunidade que lutam para reconstruir o bairro de uma forma sustentável e os personagens externos – incluindo o arquiteto Bob Berkebile e as organizações Make It Right, de Brad Pitt, e Global Green – que estão trabalhando para tornar isso possível.

Superuso

Os parceiros do 2012 Architecten, em Roterdã, na Holanda, estão transformando o excesso em supérfluo, reutilizando tudo, desde vigas de ferro, assoalhos de madeira, pneus de carros e máquinas de lavar a pias em aço inoxidável e até pás de geradores eólicos em suas criações. O trabalho do 2012 Architecten sugere não apenas um novo tipo de estética e funcionalidade em arquitetura sustentável, mas também uma nova abordagem para o design.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado