TV Cultura exibe dois concertos de alto nível vindos do Festival de Inverno de Campos do Jordão

 

Sábado (16/7) tem o som peculiar do grupo belga Het Collectief, e no domingo (17) é a vez do Quinteto Imani, dos Estados Unidos

                                            

 

O programa Clássicos, da TV Cultura, brinda os telespectadores com dois belos concertos, neste final de semana.  São gravações exclusivas do 42º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que neste ano traz também para a Capital alguns de seus convidados para se apresentarem em concertos no Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Os programas vão ao ar no sábado (16/7) e domingo (17), às 16h.

Sábado, dia 16

No programa, o conjunto de música de câmara Het Collectief. Fundado em 1998 em Bruxelas (Bélgica). É constituído por um sólido núcleo de cinco músicos: Thomas Dieltjens (piano), Benjamin Dieltjens (clarinete), Toon Fret (flauta), Martijn Vink (violoncelo) e Wibert Aerts (violino). O grupo criou um som peculiar e como resultado de uma formação instrumental incomum, eles se dedicam ao repertório da Segunda Escola de Viena, às raízes do modernismo, e exploram importantes repertórios do século XX. Além disso, o grupo cria crossovers que incluem composições do repertório tradicional e contemporâneo, sem esquecer a música antiga.

Apresenta-se nas principais salas de concerto na Bélgica e leva regularmente suas produções a palcos de países como Holanda, Suíça, Alemanha, Polônia, Áustria, além da América do Sul e da Ásia.

O programa traz duas das mais consagradas obras do século XX, o Pierrot Lunaire, op. 21 de Arnold Schönberg: e o Quarteto para o Fim dos Tempos de Olivier Messiaen.

Domingo, dia 17

No palco, o Quinteto Imani, considerado como um dos conjuntos de câmara de maior destaque nos Estados Unidos. 


O Quinteto,
que foi indicado ao Grammy, desde 1997 tem marcado presença no mundo da música clássica. Dois dos integrantes desse quinteto de sopros são compositores e têm ampliado o repertório para essa formação. Além disso, integram com facilidade a tradição musical de distintas culturas como as européia, norte-americana, africana e latino-americana. O conjunto é formado por Valerie Coleman (flauta e composição), Toyin Spellman-Diaz (oboé) Mariam Adam (clarinete), Jeff Scott (trompa e composição) e Monica Ellis (fagote).

 

No repertório, composições de Valerie Coleman: Red Clay and Mississippi Delta; Jason Moran: Cane; Paquito D´Rivera: Aires Tropicales; Heitor Villa-Lobos: Quinteto em forma de choro e Igor Stravinsky: A Sagração da Primavera.    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado