Globo News estreia cobertura especial dos dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro

A partir do dia 11 de agosto, 29 especiais inéditos entram na programação do canal

 

A Globo News estreia, no dia 11 de agosto, uma grande cobertura especial para os dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Durante um mês, 29 programas especiais, todos inéditos, entram na programação do canal, todos produzidos pela Globo News em viagens aos EUA, Europa e pelo Brasil, nos cenários desse capítulo emblemático da história. Os repórteres Jorge Pontual, Luis Fernando Silva Pinto, Silio Boccanera, Tonico Ferreira, Geneton Moraes Neto e Sandra Coutinho descobrem personagens e trazem depoimentos inéditos.

 

O repórter Luis Fernando Silva Pinto abre a cobertura especial, no dia 11, com uma entrevista exclusiva feita com Donald Rumsfeld, ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos do governo do ex-presidente  americano George W. Bush. Rumsfeld estava no Pentágono quando o prédio onde fica o centro da defesa americana foi atacado. Ele, que guarda até hoje um pedaço da fuselagem do avião que atingiu o prédio, conta o que pensaram na hora, quais foram as ordens e como ocorreu o socorro aos feridos. Naquela manhã, a equipe de Rumsfeld discutia planos quadrienais de orçamento e novos projetos para a defesa do país e, após os ataques, decidiram fazer tudo diferente. Ele fala ainda da invasão do Afeganistão, da busca às supostas armas de Saddam Hussein e sobre todo o plano de guerra ao terror. Com uma lógica própria, explica também o apoio ao ditador da Líbia Muamar Kadafi. A entrevista vai ao ar no 'Sem Fronteiras', a partir das 23h30.

 

No domingo, dia 14, o 'Globo News Especial' traz uma reportagem de Jorge Pontual sobre a vida do ex-presidente americano George W. Bush. O repórter vai às cidades americanas de Dallas e de Crawford, no Texas, onde o ex-presidente tem um rancho. O especial "Procurando Bush" vai ao ar a partir das 20h30 no canal.

 

O 'Milênio' de segunda-feira, dia 15, tenta explicar como se processa a radicalização de militantes islâmicos, tanto no Ocidente quanto nos países de maioria muçulmana. O repórter Silio Boccanera entrevista Ghaffar Hussein, autor do livro "Uma História Breve do Islamismo" e diretor da Fundação Quilliam, em Londres, voltada para o estudo de radicalização e desradicalização de muçulmanos. Ghaffar conta como desenvolve pelo mundo um trabalho que questiona ideias extremistas entre recrutas potenciais para o terrorismo e promove meios de participação deles na sociedades onde vivem.

A entrevista será exibida às 23h30.

 

Na quinta-feira, dia 18, às 23h30, o 'Sem Fronteiras' mostra o trabalho dos falcões que assessoravam o governo Bush, chefiados pelo secretário de Defesa, Donald Rumsfeld. Como eles arquitetaram a reação ao ataque sofrido pelo país? A missão deles era garantir a segurança interna e perseguir os terroristas e aqueles que os abrigavam onde quer que estivessem. Os métodos adotados, em muitas circunstâncias, passaram por cima das leis do país e dos tratados internacionais e tortura, prisões e perseguições entraram para a doutrina de combate ao terrorismo dos Estados Unidos.

 

Domingo, dia 21, o 'Globo News Especial' traz uma reportagem sobre o que os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 mudaram na vida das pessoas ao redor do mundo. O especial mostra, por exemplo, o aumento da segurança nos aeroportos, que tornou mais complicado o embarque para uma viagem. No programa, que vai ao ar a partir das 20h30, o repórter Tônico Ferreira entrevista ainda uma família mulçumana, em São Paulo, e mostra o crescimento do preconceito com os cidadãos desta religião após os atentados.

 

Qual é a estratégia da Al-Qaeda, o grupo terrorista mais conhecido do mundo, dez anos depois do atentado que mudou a vida de milhões de pessoas? Bernard Haykel, professor da universidade de Princeton, especialista em Islã e pesquisador da influência do Wahabismo no mundo árabe, responde a essa e outras perguntas em entrevista a Jorge Pontual para o 'Milênio' que vai ao ar na segunda, dia 22, a partir das 23h30. Já na quinta-feira, dia 25, Pontual mostra o impacto que o 11 de setembro teve sobre a vida dos mulçumanos nos Estados Unidos e na Europa. O repórter conversa com várias pessoas que sofreram perseguições e deram a volta por cima para o 'Sem Fronteiras', a partir das 23h30.

 

No domingo, dia 28, a repórter Sandra Coutinho conta no 'Globo News Especial', às 20h30, a emocionante  história de quatro moradores de Nova York que tiveram suas vidas completamente transformadas depois dos atentados. No dia seguinte, às 23h30, o repórter Silio Boccanera entrevista, no 'Milênio', o filósofo Tariq Ramadan, professor de estudos islâmicos da Universidade de Oxford. O intelectual, nascido na Suíça, defende a pluralidade da identidade e da diversidade da causa islâmica. E fechando a programação especial do mês, na quarta-feira, dia 31, o 'Arquivo N' especial traz a visão do cinema sobre os atentados. Cineastas falam sobre a fronteira entre a ficção e a realidade e como é unir as duas para construir uma obra de arte. O 'Arquivo N' vai ao ar às 23 horas.

 

Cobertura especial em setembro

 

Em setembro, a Globo News continua a cobertura especial dos dez anos dos atentados. Mais 19 programas especiais inéditos entram na programação do canal. Entre eles o 'Dossiê Segredos de Estado', que estreia no sábado, dia 03 de setembro. O programa trará, diariamente até o dia 10, o jornalista Geneton Moraes Neto em oito grandes entrevistas exclusivas reveladoras. Agentes da CIA, espiões, pilotos militares, ex-soldados e  ex-assessores do presidente Bush dão depoimentos surpreendentes para o jornalista, que passou um mês nos Estados Unidos, onde foram gravadas todas as entrevistas.  

 

O 'Jornal das Dez' também trará uma novidade especial em setembro. O telejornal, exibido às 22h, viajará para Nova York. Dos dias 8 a 11 de setembro, ele será ancorado pelo apresentador André Trigueiro diretamente da cidade americana que foi o alvo principal dos atentados. E, fechando a cobertura do canal, o programa 'Manhattan Connection' será transmitido ao vivo no próprio dia 11 de setembro, com toda a equipe nos estúdios de Nova York, logo após o 'Jornal das Dez'.

 

Programação especial em agosto:

Dia 11/08 (quinta-feira), às 23h30 – 'Sem Fronteiras' com o repórter Luiz Fernando Silva Pinto

Dia 14/08 (domingo), às 20h30 – 'Globo News Especial', com Jorge Pontual

Dia 15/08 (segunda-feira), às 23h30 – 'Milênio', com Silio Boccanera

Dia 18/08 (quinta-feira), às 23h30 – 'Sem Fronteiras' sobre os falcões do ex-presidente George W. Bush

Dia 21/08 (domingo), às 20h30 – 'Globo News Especial', com os repórteres Tonico Ferreira e Ana Carolina Abar

Dia 22/08 (segunda-feira), às 23h30 – 'Milênio' com Jorge Pontual

Dia 25/08 (quinta-feira), às 23h30 – 'Sem Fronteiras' com Jorge Pontual

Dia 28/08 (domingo), às 20h30 – 'Globo News Especial' com Sandra Coutinho

Dia 29/08 (segunda-feira), às 23h30 – 'Milênio' com Silio Boccanera

Dia 31/08 (quarta-feira), às 23 horas – 'Arquivo N' traz a visão do cinema sobre os atentados de 2001

 

Imagem em anexo: Entrevista do repórter Luiz Fernando Silva Pinto com Donald Rumsfeld abre a cobertura especial do canal no dia 11 de agosto

Crédito: Divulgação/ Globo News


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado