Jornal da Cultura exibe série sobre a perda da infância

Matérias especiais irão ao ar de segunda a quarta-feira, a partir das 21h10, na TV Cultura

 

 

A partir desta segunda feira (15/8), às 21h10, o Jornal da Cultura, comandado por Maria Cristina Poli, leva ao ar uma série de reportagens sobre questões contemporâneas ligadas à infância. Sob o título Infância Roubada, as matérias irão abordar temas que contribuem para perda da liberdade das crianças na sociedade atual.

 

A primeira reportagem, exibida na segunda-feira (15), será sobre o consumo infantil e discutirá como os desejos de compra estão cada vez mais presentes entre as crianças e quais as consequências que isso traz para a educação delas. A matéria também trata das propagandas na televisão e o papel dos meios de comunicação. Foram ouvidos psicólogos e ONG's, como o Instituto Alana, que se dedica à questão.

 

A sexualidade precoce é o tema da segunda matéria, na terça-feira (16). A reportagem chegou a acompanhar uma balada de adolescentes em uma danceteria e pôde comprovar como meninas e meninos de 12 anos transformam a conquista amorosa em um verdadeiro jogo do tipo "quem beija mais". A gravidez na adolescência e as relações nas redes sociais completam a investigação, que conta ainda com depoimentos de pais e médicos.

 

A série se encerra na quarta-feira (17), alertando sobre a importância do brincar. Nos dias atuais, a brincadeira e o faz de conta foram perdendo espaço para os jogos eletrônicos, a internet e as atividades programadas (como inglês, esportes etc...), muitas vezes, sem que os pais se deem conta disso. Pedagogos e psicólogos explicam por que essa não é uma boa notícia e discutem o que fazer para trazer melhorias para nossas crianças.

 

A ideia da série surgiu a partir da constatação sobre as dificuldades dos pais de impor limites aos filhos e os problemas no comportamento das crianças decorrentes do excesso de permissividade.

 

A série de reportagens foi realizada pelo repórter Ricardo Ferraz, pelo editor de texto Cláudio Cordeiro e pela pauteira Juliana Barletta. As imagens são de Alexandro Fortes e a edição de Cláudio Tiberius. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado