Band lança Projeto Fashion

Adriane Galisteu estrela reality

que vai revelar novo talento no mundo da moda

Projeto Fashion estreia em 17 de setembro na Band,
com Alexandre Herchcovitch como mentor, Susana Barbosa e Reinaldo Lourenço como jurados

Adriane Galisteu está de volta à tela da Band em grande estilo. Menos de uma semana depois de brilhar ao lado das mulheres mais belas do mundo, a apresentadora vai comandar o Projeto Fashion, novo reality-show em que 12 estilistas competem pela chance única de ser a grande revelação da moda no país.

O formato é a versão brasileira do sucesso "Project Runway", atração que já foi indicada sete vezes ao Emmy nos Estados Unidos e já foi produzida em outros 14 países. Serão 16 episódios nesta temporada, que estreia sábado, 17 de setembro, às 22h45.

Além dos desafios tradicionais do mundo fashion, os participantes dividirão o mesmo teto e terão que lidar com a pressão de produzir peças de roupas com materiais improvisados e temas aleatórios.

Adriane Galisteu comanda a atração, lançando os desafios aos participantes, assistindo com os jurados as apresentações na passarela, avaliando as produções logo depois e anunciando o candidato eliminado a cada etapa. "É um momento muito sério, fico tensa, nervosa, porque torço por eles. Até já chorei depois de uma eliminação", confessa a apresentadora, que está muito entusiasmada com o programa. "É exatamente igual ao original, eletrizante. Estou impressionada com a qualidade do trabalho de todos os envolvidos, da equipe aos participantes, que são todos jovens, mas muito talentosos", afirma Galisteu.

Uma das figuras mais importantes do Projeto Fashion é o mentor, cuja responsabilidade ficou com um dos nomes mais importantes da moda atualmente, o estilista Alexandre Herchcovitch. É ele quem vai dar dicas aos competidores, orientando-os a cada tarefa. "Trago um pouco da minha experiência, do que já criei e vivi na moda. Mas não interfiro nas criações dos participantes e nem julgo. Quando vejo o que eles criam, guardo a opinião pra mim e tento orientá-los da melhor maneira.", afirma o estilista, que participou da seleção dos candidatos. "Foram quase dois mil inscritos. A produção selecionou os vinte melhores para uma prova prática. E depois que avaliei os trabalhos, escolhemos os doze participantes", explica Herchcovitch.

Três jurados vão avaliar o desempenho dos participantes a cada prova. Um deles será sempre convidado – um estilista, uma top model, uma celebridade. Os outros dois são fixos e juntos formam uma dupla arrasadora – o estilista Reinaldo Lourenço e a jornalista Susana Barbosa, editora sênior de moda da Revista Elle.

Reinaldo Lourenço afirma estar surpreso com a evolução dos participantes. "Os participantes estão se esforçando para melhorar bastante a cada prova. Após as críticas que recebem, a melhora deles é nítida". Para ele, participar do Projeto Fashion é uma excelente oportunidade de crescimento profissional. "Como jurado, tento fazer com que o candidato pense na frente – para ser um bom estilista, um profissional capacitado no mercado de trabalho.", afirma.

Susana Barbosa fala como surgiu o convite para participar do programa: "Um pouco pela história da revista, que participava da versão original, um pouco pela minha experiência em TV", comenta a jornalista que, mesmo depois de anos de atuação no segmento fashion, admite que ainda se surpreende com o que vê. "Estou adorando o projeto, a equipe e os participantes. Nas gravações, já me surpreendi para o bem e para o mal. Gente que eu achava bacana me decepcionou apresentando um resultado aquém do esperado. E outros que eu não botava fé me surpreenderam com muita originalidade".

Projeto Fashion é uma produção da Band em parceria com a FremantleMedia e será exibido nas noites de sábados, a partir de 17 de setembro, às 22h45. A direção geral é de Fernanda Telles.

O programa estreia com o patrocínio dos anunciantes Embelleze, Marisa, Contém 1g, Fiat e Impala.

O JOGO – Saiba como são as provas e as eliminações
- Antes de cada competição, os participantes selecionam uma modelo para vestir e desfilar sua criação;
- Adriane Galisteu e Alexandre Herchcovitch detalham a prova aos participantes. Eles recebem o desafio, que tem um tema específico - para que os estilistas usem como referência na hora de produzir as peças;
- Há provas curtas, que duram 24 horas, e longas, de até 48 horas;
- A cada prova, os estilistas competem entre si, criando peças únicas;
- Os concorrentes têm 30 minutos para desenhar a roupa e correr atrás dos materiais para concretizar a proposta. Depois disso, passam de um a dois dias, dependendo da duração da prova, produzindo;
- No dia da passarela, poucas horas antes, são feitas alterações nas modelos e os últimos ajustes;
- Na passarela, as modelos desfilam os projetos desenvolvidos pelos estilistas;
- A apresentadora e os jurados dão notas e deliberam;
- Os três melhores projetos e os três piores são chamados de volta à passarela;
- O vencedor de cada prova ganha imunidade para continuar na competição e o último colocado faz as malas e deixa o programa.
- Quando restarem apenas três candidatos, cada um vai produzir uma coleção inteira, para a grande decisão na final do Projeto Fashion.

Ação Social
Todas as peças produzidas durante o programa serão doadas para o Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo e leiloadas para o tratamento de garotas que sofrem de anorexia e bulimia.

A premiação
O vencedor do Projeto Fashion vai ganhar os seguintes prêmios:
- Um Novo Uno 0Km;
- Curso de um mês em Milão no Instituto Europeu de Design;
- R$ 100 mil para o desenvolvimento de uma coleção exclusiva para as lojas Marisa;
- Produção do vencedor na capa na revista ELLE;
- Máquinas de costura de última geração.

SAIBA MAIS SOBRE O ELENCO DO PROJETO FASHION

Apresentadora: Adriane Galisteu
A modelo, atriz e apresentadora de TV brasileira iniciou sua carreira de modelo aos 7 anos, em uma campanha publicitária, e desde então é um ícone em termos de estilo no mundo fashion. Uma das mulheres mais requisitas do país, está sempre em evidência no mercado editorial, na publicidade e na televisão. Sempre antenada em moda e nas últimas tendências, Galisteu acaba de lançar uma coleção exclusiva de bolsas. Como apresentadora, já comandou diversos programas na TV, mas é a primeira vez que está à frente de um projeto sobre moda.

Mentor: Alexandre Herchcovitch
O estilista paulistano Herchcovitch cria oito coleções anuais para a própria grife, faz criações de produtos licenciados para outras marcas e desfiles anuais nas semanas de moda, São Paulo e Nova York. Foi ícone do underground paulistano nos anos 90 ao usar camiseta com estampa de caveiras em suas criações. Professor universitário, tem longa experiência na formação de estudantes de moda.

Jurada: Susana Barbosa
Nascida no interior de Minas Gerais, Susana se formou em Publicidade e Propaganda, no Rio de Janeiro. Seu primeiro contato com o mundo da moda foi com a Revista Manequim, em 1995. Três anos depois, foi convidada para trabalhar como produtora e repórter da revista Elle, a mais conceituada do país. Hoje, ela é a editora sênior de moda na revista e assina um blog no site da publicação. Susana defende que para ser chique não é preciso vestir apenas as grandes grifes.

Jurado: Reinaldo Lourenço
Estilista de moda feminina, iniciou sua carreira aos 18 anos como assistente de estilo de Gloria Coelho, com quem se casou e teve um filho, Pedro Lourenço, também estilista. Em 1990, já com a própria marca, inaugura sua primeira loja na Rua Bela Cintra, em São Paulo. Desfila suas coleções na São Paulo Fashion Week desde sua primeira edição, em 1996. Já venceu diversos prêmios desde o início de sua carreira, o mais recente como Personalidade da moda do ano de 2009 pela revista Isto É Gente.

CONHEÇA OS PARTICIPANTES DO PROJETO FASHION

1-WESLLEY ALEGRETTI
Idade: 21 anos
Naturalidade: Paulista - mora em São Caetano do Sul.
Formação: Estudante de Moda.
Referências: Hussein Chalayan, Iris Van Herpen, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga.

"Sinto que está na hora do mercado da moda me conhecer
e ficar encantado por mim,
então, o Projeto Fashion caiu como uma luva."


2-ACÁCIO MENDES
Idade: 22 anos
Naturalidade: Guarapuava – PR
Formação: Moda.
Referências: Raf Simons e Alexandre Herchcovitch.

"Moda é a maior e mais bela forma de auto expressão,
tanto para quem cria quanto para quem usa."

3-ADRIANA PÓE
Idade: 24 anos.
Naturalidade: Bertioga - SP
Formação: Design de Moda/ Estilo
Referências: John Galliano, Glória Coelho e Samuel Cirnansck.

"Apresentação pessoal e maneira de vestir-se,
é uma forma de expressão e comunicação de cada ser humano,
com relação a seus gostos, tribos, estado de espírito etc."


4-CYNTHIA HAYASHI
Idade: 23 anos.
Naturalidade: Guarulhos –SP.
Formação: Moda.
Referências: Alexander McQueen e Azzedine Alaia.

"Quero desafio profissional, oportunidade
de aprendizado e aperfeiçoamento."


5-HELENA WEN
Idade: 24 anos.
Naturalidade: Vitória - ES
Formação: Moda.
Referências: Alber Elbaz (Lanvin), Huis Clos, Alexandre Herchcovitch e Andréa Marques.

"Parte intrínseca a mim, a moda significa
comportamento, forma de expressão momentânea
e de impacto instantâneo".


6-HELLEN SALLES
Idade: 23 anos.
Naturalidade: Paulista.
Referências: Azzedine Alaia, Alexander McQueen, Ronaldo Fraga e Juliana Jabour.

"Moda pra mim é a maneira de expressar sua arte.
O que você pensa e gosta, seu estado de espírito
através da sua imagem e estilo".



7-LUIS SERAFIM
Idade: 25 anos
Naturalidade: Joinville – SC.
Formação: autodidata.
Referências: Oscar De La Renta e Samuel Cirnansck.

"Estar aqui é um desafio, mídia, visibilidade e aprendizado"


8-LUIZ PITA
Idade: 39 anos.
Naturalidade: Cuiabá - MT
Formação: Faculdade de Criação de Moda + Curso de Tecnólogo em Moda.
Referências: Jean Paul Gaultier e Alexandre Herchcovitch.

"Esse programa é a chave para muitas portas a serem abertas..."


9-MICHELINE PIMENTA
Idade: 21 anos.
Naturalidade: São Paulo - SP
Formação: Estudante de Moda.
Referências: Não tem um em especial porque acha tudo muito mutável. Mas, gosta da Glória Coelho, Huis Clos, Alexandre Herchcovitch.

"Quero muito uma oportunidade de mostrar meu trabalho
para um grande número de pessoas.
Tenho certeza de que vou evoluir muito e
vou lutar para chegar até os finalistas".


10-RAPHAEL RIBEIRO
Idade: 25 anos.
Naturalidade: Belo Horizonte - MG
Formação: Design de Moda.
Referências: Jeremy Scott, Ronaldo Fraga e Oscar Metsavaht.

"Tudo me inspira seja no campo físico, seja no virtual"


11-TALITA LIMA
Idade: 24 anos.
Naturalidade: São Paulo - SP.
Formação: Moda.

"Moda pra mim é um espetáculo de beleza usado para comunicação.
É um marcador de épocas e um veículo de
expressão, comportamento e ideais".


12-TARCÍSIO ALMEIDA
Idade: 25 anos.
Naturalidade: Salvador - BA
Formação: Direção teatral, Moda e estuda Design Gráfico.
Referências: Issey Miake, Jum Nakao e Sônia Pinto.

"Me inspira o comportamento das pessoas e o jeito como
as coisas são feitas na natureza. Tudo é muito simples
e essencial. Nada perfeito demais".



Adriane Galisteu, Alexandre Herchcovitch e Reinaldo Lourenço conversaram com a imprensa sobre o novo reality da Band, que estreia dia 17


Aconteceu na manhã de hoje, nos estúdios da Quanta, em São Paulo, a coletiva de lançamento do Projeto Fashion, que estreia dia 17 de setembro. O novo reality da Band  tem Adriane Galisteu como apresentadora, Alexandre Herchcovitch como mentor e Reinaldo Lourenço e Susana Barbosa como jurados. Doze estilistas competem pela chance única de ser a grande revelação da moda no país.

Todo o elenco esteve presente em um estrutura montada em volta da passarela do programa. Vestindo um modelo da coleção de Herchcovitch, Galisteu subiu ao palco para dar as boas vindas a jornalistas e convidados e chamou seus colegas de programa para a roda de entrevistas. Completando o time de entrevistados, estavam presentes o diretor artístico e de programação da Band, Hélio Vargas, o diretor comercial da Band, Marcelo Mainairdi, Carlos Gonzales, diretor da Fremantle na America Latina e a diretora do programa, Fernanda Telles.

Após a apresentação de um promo do reality, foi dada a palavra à imprensa presente. Confira algumas das declarações dos entrevistados:

Adriane Galisteu

"Estou muito orgulhosa de fazer parte deste projeto, estava louca pra voltar ao ar"

"A diferença da versão original do reality é que o Projeto Fashion  tem o tempero brasileiro e nosso jogo de cintura. Isso fica claro no decorrer do programa."

"Meu maior problema é nas eliminações. Meu lado mãe sempre quer salvar todo mundo"

Alexandre Herchcovitch

"Procuro extrair o melhor de cada estilista, sem julgar. Quero que todos ganhem."

"Meu trabalho como mentor é fazer com que os candidatos questionem seus trabalhos e decidam por si só."

Susana Barbosa

"Sou rigorosa e exigente, como o mercado da moda também é."

Reinaldo Lourenço

"Valorizo nos julgamentos quem tem mais identidade brasileira nas criações. Acredito muito no talento dos candidatos."


Fernanda Telles

"Os jurados tem ajudado os estilistas a construir uma identidade de moda, vencendo os desafios com modelos incríveis"

Helio Vargas

"O Projeto Fashion é a cereja do bolo da Band. Ele complementa o prime time da emissora de segunda a sábado, fortalecendo ainda mais a grade de programação."

Marcelo Mainardi

"Moda deixou de ser um nicho hoje em dia. Movimenta muito dinheiro e esse projeto teve uma resposta e receptividade muito rápidas no mercado."

Carlos Gonzales

"O Projeto Fashion é uma parceria antiga entre Band e Fremantle que finalmente está se concretizando. Estou muito surpreso com a qualidade dos estilistas nesta primeira temporada."

Projeto Fashion estreia dia 17 de setembro na Band, às 22h45

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado