Eurochannel dedica o mês de setembro à Finlândia.

Depois dos meses temáticos, dedicados à Itália e à Alemanha, em setembro o Eurochannel apresenta um amplo olhar à cultura finlandesa, representado pela produção atual da música, do cinema, da televisão, da literatura e de documentários. O Mês da Finlândia esmiúça a cena artística de um país tão distante culturalmente do nosso, mas com uma riquíssima trajetória a ser explorada.

Com uma história única, a Finlândia se tornou um dos países mais ricos do mundo depois de enfrentar uma guerra mundial, o domínio da Rússia comunista e uma guerra civil. O Mês da Finlândia do Eurochannel fará um panorama da história do país e mostrará, por meio de filmes e documentários, a importância da Guerra Civil entre democratas e socialistas – o que permitiu ao país se livrar da influência do comunismo russo e a desenvolver livremente sua arte.

Conhecido pelo Sol da Meia-noite, este país nórdico tem um inverno rigoroso, que pode durar até seis meses, com temperaturas de até 30º negativos na região norte. Tem cerca de cinco milhões de habitantes, é o país com menor densidade demográfica da União Europeia e está entre os primeiros no índice de qualidade de vida. Confira as atrações inéditas do Mês da Finlândia de 4 a 10 de setembro:

4/09, domingo, às 20h - Euromusic: Rock na Finlândia - o programa apresenta três das maiores bandas da atualidade no cenário musical finlandês: Stam1na, uma banda de heavy metal que destroi suas guitarras, Apulanta, famosa por seus eletrizantes shows temáticos e uma mescla única de ska, e Poets of the Fall, uma das bandas finlandesas mais premiadas, cujo primeiro álbum ganhou disco de platina.

5/9, segunda-feira, às 22h - Eurocinema: Mulheres Maravilhosas à Beira do Mar - Bella (Marika), o marido Kajus (Rejström) e o filho Thomas (Thulesius) são fregueses do Paraíso, um retiro de verão de classe alta no início dos anos 60. A chegada de uma nova família comandada por Rosa (Åsa) e composta por seu louco marido Gabbe (Lignell) e as duas filhas começa a mudar suas vidas. Ao longo de três anos, as mulheres se tornam grandes amigas, mesmo depois de Rosa ter tido um caso com o marido de Bella. Alguns eventos em seu terceiro verão levam as duas mulheres a fugirem juntas para Copenhague.

Mulheres Maravilhosas à Beira do Mar (Underbara Kvinnor Vid Vattan, Finlândia, 1998)
Direção:
Claes Olsson
Elenco:
Marika Krook, Mikael Rejström, Onni Thulesius, Åsa Göransson e Nicke Lignell

9/09, sexta-feira, às 22hEurocinema: Machos com Tempo Livre – Engraçado e original, o documentário faz um passeio jovial pelo mundo do homem moderno.

Sinopse: Em um país que passa quase metade do ano coberto de neve, não é fácil jogar rúgbi. O documentário acompanha dois melhores amigos que jogam em um time considerado o terceiro pior do mundo. Eles lutam em suas vidas pessoais e com a equipe, mas nada detém o bom humor. Enquanto se vangloriam antes dos jogos, falham miseravelmente no campo, enchem a cara e se recuperam na sauna. Suas reivindicações da masculinidade são testadas severamente pelas realidades da vida cotidiana: a saudade de casa, das esposas e namoradas. Enquanto um deles vive fazendo piadas sobre seu suposto 'caso' com um companheiro da equipe, uma ambiguidade sexual entra na narrativa

Elenco: Keränen, Mikko Koljonen, Jarmo Stoor, Roger Holden
Diretor: Mika Ronkainen
País: Finlândia
Título original: Freetime Machos, 2009


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado