Globo News completa 15 anos e estreia programação especial para celebrar a data

 

A Globo News – primeiro e principal canal exclusivamente de notícias da TV brasileira – preparou uma programação especial de aniversário para comemorar seus 15 anos, que serão completados em outubro. Neste domingo, dia 02 de outubro, Pedro Bial apresenta a série 'O Futuro do Mundo'. Em quatro episódios, o especial discute as perspectivas do planeta para este e para os próximos séculos em diversos aspectos, como política, economia, meio-ambiente, comportamento, ciências e tecnologias.

 

No episódio de estreia, o repórter Geneton Moraes Neto entrevista o sociólogo Demétrio Magnoli e o diplomata Marcos Azambuja. Eles discutem, entre outros temas, o papel da ONU e dos países emergentes e o dilema brasileiro de não conseguir crescer como gostaria nos setores da educação e tecnologia. Para os outros episódios, Luis Fernando Silva Pinto, Christiane Pelajo, Jorge Pontual, Cristina Serra, Leila Sterenberg, Monica Sanches, Sandra Moreyra, Ricardo Lessa, Francisco José e Carlos de Lannoy entrevistam ainda especialistas de diferentes áreas, como o filósofo da informação, estudioso das interações entre a internet e a sociedade, Pierre Levy; o físico Mário Novello; o cientista político americano George Friedman; o historiador Nicolau Sevcenko; o especialista em terrorismo Gabriel Weimann; e a bióloga molecular e geneticista brasileira Mayana Zatz.

 

Na terça-feira, dia 04, o 'Starte' de Bianca Ramoneda traz o especial 'Grandes Atores', que entrevista alguns dos principais nomes da teledramaturgia e do teatro brasileiros. No primeiro episódio, o ator Walmor Chagas conta o que tem feito desde que deixou os palcos e as telas para se refugiar em seu sítio em Guaratinguetá, em São Paulo, onde mora há 19 anos. "Hoje se faz um teatro que não é mais da minha época. O artista tem o seu tempo, ele é como o atleta. Ele é um acrobata intelectual, então tem o período de auge na carreira e depois vai decaindo", defende Walmor, aos 80 anos de idade. Nas semanas seguintes, é a vez de Bianca Ramoneda receber os atores Lima Duarte, Juca de Oliveira e Paulo José.  

                                                                                                                           

Na quinta-feira, dia 06, a jornalista Miriam Leitão fala sobre os últimos 15 anos no Brasil e no mundo e discute as expectativas para os próximos 15 anos na economia e mercado mundiais. O especial 'Miriam 15 + 15' conta com a participação especial de José Murilo Carvalho, da Academia Brasileira de Ciência; do economista Lara Resende; e do músico Marcelo Yuka, que serão entrevistados por Miriam no estúdio do programa. Uma plateia formada por estudantes de jornalismo, economia e administração também participarão do debate.

 

O 'Mundo S/A' exibe a partir do dia 10 uma série de quatro episódios especiais. Nos dois primeiros, o repórter Rodrigo Carvalho apresenta reportagens sobre gestão e liderança. Nas duas segundas seguintes, é a vez do repórter Silio Boccanera mostrar a excelência de ensino das universidades de Oxford e Cambridge, as duas instituições acadêmicas mais antigas e reconhecidas da Inglaterra.

 

O 'Jornal das Dez', apresentado diariamente às 22 horas, também traz uma cobertura especial para comemorar o aniversário do canal. Na semana de 11 a 15 de outubro, o telejornal traz uma série de cinco reportagens especiais. Os temas foram escolhidos pelos assinantes, que puderam votar no site da Globo News nas coberturas que gostariam de rever. O telespectador poderá conferir o que aconteceu na época e como está o caso atualmente. Os temas mais votados pelos internautas foram: a crise do mensalão; as tragédias causadas pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro em 2010 e 2011; a crise financeira mundial de 2008; as eleições presidenciais brasileiras de 1998, 2002 e 2006; e os acidentes aéreos no Brasil do Fokker 100 da TAM, do Boeing da Gol e do Airbus da TAM.

 

Datas e horários de exibição

Especial 'O Futuro do Mundo', apresentado por Pedro Bial – Aos domingos, dias 02, 09, 16 e 23 de outubro, às 20h30

Especial 'Grandes Atores', apresentado por Bianca Ramoneda – Às terças-feiras, dias 04, 11, 18 e 25, às 23h30

Especial 'Miriam 15+15' com Miriam Leitão e convidados – Quinta-feira, dia 06 de outubro, às 21h05

Especial no 'Mundo S/A' sobre gestão, liderança e ensino de excelência – Às segundas, dias 10, 17, 24 e 31, às 23 horas

Série especial no 'Jornal das Dez' sobre grandes coberturas escolhidas pelo assinante no site do canal – De 11 a 15 de outubro, a partir das 22 horas

 

Fotos 01 e 02: Repórter Bianca Ramoneda entrevista Walmor Chagas para o especial 'Grandes Atores'.  

Divulgação TV Globo/ João Miguel Júnior

Foto 03: A repórter Sandra Moreyra entrevista Roberto Schaeffer, professor do Programa de Planejamento Energético da UFRJ, para o especial 'O Futuro do Mundo'.

Divulgação/ Globo News


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado