GLOBOSAT HD ESTREIA NO BRASIL DOCUMENTÁRIO “HOME IN THE DANGERZONE”


  • Programa mostra como uma zona desmilitarizada da Coreia se transformou em santuário para raras espécies de animais

 

  • Documentário vai ao ar quinta-feira, dia 22, às 20h30

 

Uma área proibida de acesso para dois exércitos durante uma Guerra Civil transformou uma zona desmilitarizada em um refúgio para raras espécies na Coreia. Esse é o ponto principal de "Home in the Dangerzone", documentário inédito no Brasil que o Globosat HD exibe nesta quinta-feira, dia 22, às 20h30. O tempo transformou essa área de um sangrento campo de batalha para um dos mais estranhos santuários da vida selvagem. De gigantescas corujas até veados com grandes dentes ao invés de chifres, este local se tornou precioso espaço para uma série de espécies em extinção. Um refúgio cercado por arames farpados e minas terrestres. 

Durante a década de 50, ecoavam tiros nas colinas da Coreia enquanto a então tranquila zona rural se transformou no cenário de uma guerra civil entre as regiões Norte e Sul. Até a assinatura do Armistício em 1953, mais de dois milhões de pessoas haviam morrido e as terras estavam em ruínas.

 

As Coreias concordaram em demarcar uma zona proibida de acesso entre seus territórios e, hoje em dia, essa zona desmilitarizada é uma das fronteiras mais fortificadas do mundo. Mais de um milhão de minas terrestres foram plantadas ao longo de seu perímetro. Nenhum ser humano jamais entrou em algumas áreas e outras estão isoladas há mais de 50 anos.

 

Atualmente esse é o lar de animais únicos, alguns incapazes de sobreviver em outros lugares da Coreia. Fora deste local eles são caçados impiedosamente ou simplesmente não há espaço, já que a indústria e a agricultura ocupam áreas selvagens. Em nenhum outro lugar do mundo existe um oásis de vida selvagem cercada e rodeada por artilharia pesada.

 

Ao longo de toda a zona quase dois milhões de soldados permanecem em prontidão para uma guerra que ambos os lados acreditam poder voltar a qualquer momento. Esta zona vai de costa a costa e tem 240 quilômetros de comprimento, a maior parte com quatro quilômetros de largura. Ela está cheia de animais selvagens supreendentes e a água cristalina dos seus rios fornece a casa perfeita para raras espécies de peixes.

 

As tropas da fronteira são, provavelmente, os únicos soldados do mundo com o dever de tomar conta da vida selvagem. Nos meses de inverno a temperatura pode chegar a -20°C e os soldados dividem as sobras de suas refeições com os animais. Eles alimentam os gorais e as cabras da montanha com couves e batatas, uma tradição que se mantém há anos. Com menos de 250 gorais na Coreia, ajuda-los durante o inverno é vital para a sobrevivência da espécie. Durante as patrulhas os soldados também carregam sacos de grãos montanha acima para alimentar os javalis selvagens.

 

Ironicamente, o conflito e a divisão da Coreia tem permitido que essas criaturas sobrevivam e prosperem, mesmo contra todas as probabilidades, neste estranho e bonito santuário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado