Telecine Cult exibe clássicos na Sessão Cult Movie em outubro

Em outubro o Telecine Cult reservou cinco grandes sucessos para a sessão Cult Movie, exibida todo domingo, às 22h, ou no horário alternativo, às terças-feiras, na faixa das 20h. Além de apresentar raridades do cinema, a sessão conta com comentários especiais do crítico Marcelo Janot na abertura de cada produção. Ao todo serão cinco clássicos imperdíveis, para cinéfilo nenhum botar defeito.

O longa-metragem do dia 2 é 1984, lançado no mesmo ano pelo diretor e roteirista Michael Radford. A trama é adaptada da obra homônima de George Orwell, escrita em 1948. A história se passa numa realidade totalitária e opressiva, e aborda, através da paixão entre os personagens Winston (John Hurt) e Julia (Suzanna Hamilton), a manipulação de uma sociedade totalmente vigiada, um prenúncio da era dos reality shows dos dias de hoje. Os personagens se envolvem justamente na época em que as emoções eram consideradas ilegais. O casal desafia o Sistema liderado pelo "Grande Irmão", uma entidade que controla a privacidade dos cidadãos. No segundo domingo do mês – dia 9, é a vez de A Montanha dos Sete Abutres (1951), de Billy Wilder. O filme estreia na programação do Telecine Cult mostrando o decadente repórter Charles Tatum (Kirk Douglas) se aproveitando da tragédia de Leo (Richard Benedict), que ficou preso em uma mina durante sua busca por relíquias indígenas. O jornalista, além de dificultar o resgate para manter o sensacionalismo por mais tempo e atrair curiosos, cinegrafistas e comentaristas, também chantageia Lorraine (Jan Sterling), esposa de Leo, a se passar por uma mulher arrasada. A produção conquistou o Prêmio Internacional no Festival de Veneza e concorreu ao Oscar de roteiro.

 
 

O clássico do mundo jornalístico Nos Bastidores da Notícia chega ao canal no dia 16, com Albert Brooks, Holly Hunter, Jack Nicholson, Joan Cusack, William Hurt e Robert Prosky no elenco. James L. Brooks foi responsável pela direção, pelo roteiro e pela produção da comédia lançada em 1987. Na história, uma produtora de TV é obcecada pelo trabalho e vive em conflito amoroso e profissional. Ao mesmo tempo em que se envolve com um atraente e inexperiente locutor de noticiário, ela é assediada por um competente repórter, a quem só creditava uma profunda amizade. Vários profissionais da mídia conhecidos nos Estados Unidos fizeram pequenas participações neste longa-metragem. O suspense policial Laura (1944) é a estreia do dia 23. O detetive Mark McPherson (Dana Andrews) é designado a investigar a morte de Laura (Gene Tierney), uma linda mulher que fora assassinada com vários tiros no rosto. No decorrer da investigação ele vai se envolvendo com a vítima. Além da estatueta de fotografia - preto e branco, o longa-metragem disputou quatro categorias no Oscar. Entre elas a de roteiro, que foi baseado em livro de Vera Caspary.

Para encerrar o mês de outubro, o Telecine Cult apresenta Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague (2010). O documentário francês de Emmanuel Laurent será a estreia do dia 30. Escrito por Antoine de Baecque, biógrafo de François Truffaut e Jean-Luc Godard, o filme é um registro precioso com imagens raras do movimento e tem os cineastas como protagonistas da história. O documentário mergulha na polaridade de estilos de ambos, desde a época em que os dois eram amigos inseparáveis até as brigas que os tornaram inimigos mortais, colocando em discussão o pensamento crítico de ontem e hoje.

A grade completa pode ser conferida no www.telecine.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado