TV Cultura estreia domingo (2/10) concurso de música clássica

Apresentado pelo maestro João Maurício Galindo, Pré-Estreia tem como proposta valorizar os jovens talentos. O valor total dos prêmios – R$ 100 mil – é o maior entre os concursos do segmento no Brasil  

O clarinetista Felipe Reis passou a infância e a adolescência estudando música como gente grande. Hoje, aos 20 anos, soma prêmios e participações em importantes festivais do Brasil. Daniele Nastri é bacharel em canto pela Universidade Federal de Goiás e tem como marca a versatilidade. Interpreta desde música sacra, de câmara, canções brasileiras, até chansons francesas. O percussionista Carlos dos Santos ainda está na faculdade, mas desponta como compositor. Suas peças já foram executadas por grupos como a Orquestra Jovem de São Paulo e o Duo VibraPiano.

Agora, os três se encontram – e se enfrentam – na primeira eliminatória do concurso de música clássica da TV Cultura, o Pré-Estreia, que tem seu programa inaugural no próximo domingo, dia 2 de outubro. O vencedor garante uma vaga para a semifinal.

Eles não são os únicos. Outros 21 candidatos entram na disputa pelos prêmios do programa, cujo total é de R$ 100 mil, o maior valor oferecido por um concurso de música clássica no Brasil. Com idade média de 22 anos, estes artistas vêm de diversas partes do País. Tem gente de Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, São Caetano, Rio de Janeiro, Vitória e São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais.

Eles se subdividem em duas categorias: solistas e conjuntos. Na primeira, entram cantores e instrumentistas (clarinetistas, flautistas, pianistas, violinistas, violoncelistas, entre outros). Na segunda, há quatro duos, um trio e um sexteto.

O Pré-Estreia tem um total de oito provas eliminatórias (seis com solistas e duas com grupos), todas gravadas no teatro da Faculdade Santa Marcelina; duas semifinais, no conceituado Conservatório Musical de Tatuí; e a final, na Sala São Paulo. Irá ao ar sempre aos domingos, às 16h. As provas eliminatórias e semifinais são realizadas com acompanhamento de piano, enquanto que a final será feita com a participação da Orquestra do Conservatório de Tatui, sob a regência do maestro João Maurício Galindo.

A avaliação dos candidatos será feita por um júri formado por cinco membros, sendo três deles fixos. Os dois restantes serão convidados de acordo com o elenco de candidatos de cada uma das provas.

O Pré-Estreia, idealizado por Claudia Toni, que também assina a consultoria musical, contará com o maestro João Maurício Galindo – regente titular da Jazz Sinfônica de São Paulo – como apresentador e diretor artístico. Já a jornalista Renata Simões e a radialista Roberta Martinelli participam do programa, respectivamente, fazendo as reportagens com o perfil dos candidatos e dividindo a apresentação com o maestro.

Serviço do Pré-Estreia
Primeira eliminatória: Domingo, dia 2 de outubro, às 16h, na TV Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado