Globo News apresenta especial ‘Miriam 15+15’


Em comemoração ao aniversário da Globo News, a jornalista Miriam Leitão apresenta nesta quinta-feira, dia 6, o especial 'Miriam 15+15' que promove um debate sobre o panorama global nos últimos e nos próximos 15 anos. Para este especial, a jornalista recebe o cientista político e historiador José Murilo Carvalho, o economista André Lara Resende e o professor e sociólogo José Pastore. Além disso, o especial conta com a participação de uma plateia formada por empresários, pensadores e estudantes universitários.

Durante a gravação, que aconteceu hoje na sede da Rede Globo em São Paulo, Miriam Leitão discutiu com os convidados e a plateia assuntos que estão em pauta desde 1996 até os dias de hoje. "Éramos um país que tinha acabado de conquistar o real, depois de seis planos econômicos fracassados, e ainda tínhamos muito o que lutar. Neste mesmo intervalo de tempo, o euro começou sua aventura que até hoje parece impossível: vários países, uma só moeda. E ainda vivemos o choque do 11 de setembro. São inúmeros acontecimentos que vivenciamos até chegar aqui", completa.  

No segundo bloco, a discussão apontou para os obstáculos que o Brasil enfrenta para promover o seu crescimento. A educação foi o principal tema do debate e os convidados foram unânimes quanto o desafio do país em relação ao tema. "Com exceção da produção científica, que anda bem, a educação em geral, infelizmente, é um 'desastre'", diz o economista André Lara Resende. A cidadania e a saúde também foram assuntos colocados em pauta. E sobre a economia mundial, destacou-se a posição dos Estados Unidos e da China, que nos últimos anos tiveram seus papeis invertidos. Os EUA estão perdendo a soberania econômica e abriram o espaço para os chineses.

No último bloco do especial, foram colocadas em discussão as questões que acompanharam os últimos 15 anos e estarão presentes nos próximos 15. Miriam Leitão lembrou que a ecologia é um tema que recentemente entrou na agenda global. "É fundamental o mundo pensar em crescimento socialmente ecológico, estamos todos no mesmo barco", alerta André Lara Resende.

Para José Murilo Carvalho, a cidadania é um tema que ainda merece atenção. "Lutamos muito durante a ditadura, e ainda temos cidadãos pouco ativos. Falta postura contestadora". E fechando o debate, o sociólogo José Pastore diz que a velocidade das mudanças foi algo forte nos últimos anos e que precisamos aprender a entendê-la. "Há pouco mais de 20 anos, a cortina de ferro estava em pé – referindo-se a Guerra Fria - e o presidente Nelson Mandela era prisioneiro. Em pouco tempo presenciamos muitas mudanças. É um grande desafio acompanhá-las e fazer os ajustes nas instituições."

O especial 'Miriam 15+15' vai ao ar, nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 21h05, na Globo News.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado