GLOBOSAT HD EXPLORA PARQUES CANADENSES EM DOCUMENTÁRIO

"A Park For All Seasons" mostra a história e explora a diversidade de cenários naturais do planeta 

  • Primeira temporada possui 13 episódios e estreia terça-feira, dia 22, às 20h30 

O Globosat HD exibe a partir de terça-feira, dia 22, a série de documentários "A Park For All Seasons". Com 13 episódios, o programa leva os telespectadores aos bastidores dos mais incríveis Parques Nacionais do Canadá, mostrando a história e explorando a diversidade de alguns dos mais fantásticos cenários naturais do planeta. Os episódios vão ar toda terça-feira, às 20h30.

A primeira temporada passa pelos Parques Nacionais de Banff, Pacific Rim, Point Pelee, Grasslands, Bruce, Fathom Five, Cape Breton, Torngat, Fundy, Quittinirpaaq, Terra Nova, Riding Mountain, La Mauricie e Gulf Island. 

SINOPSE DOS EPISÓDIOS

Parque Nacional de Banff: 1º episódio

O Parque Nacional de Banff é o primeiro e, talvez, o melhor entre todos os Parques Nacionais do Canadá. A movimentada cidade de Banff é um oásis de civilização cercado por cenários de natureza intocada. Nesse espaço, o Parque Nacional de Banff concentra uma amostra dos principais ícones naturais do Canadá – do rastro do minúsculo caracol às pegadas do urso-pardo ou, ainda, do esqui freeride às escaladas no gelo. Receber quatro milhões de visitantes todos os anos significa que Banff precisa estabelecer um equilíbrio entre as infinitas complexidades de um vasto ecossistema e os fortes impactos gerados pelo mundo moderno.

Parque Nacional Pacific Rim: 2º episódio

Na parte oeste da Ilha de Vancouver está a Reserva do Parque Nacional Pacific Rim, um dos mais belos e poderosos parques do Canadá. As fortes tempestades do Pacífico percorrem 125 km de uma acidentada costa até alcançarem uma das principais florestas tropicais temperadas do mundo. O resultado é uma média anual de 3,5m de água, o que dá origem a uma vegetação única. A formidável Sitka spruce do parque pode chegar a 100m de altura e tem um tronco no qual seria possível andar com um carro pequeno. Apesar da riqueza ambiental, é lar de 42 espécies ameaçadas. De minúsculas flores a mamíferos marinhos de grandes proporções, passando pela mais frágil ecologia em termos de floresta tropical, na primavera, o Pacific Rim mostra toda a sua luta pela sobrevivência em uma acidentada costa varrida pelo vento áspero.

Parque Nacional Point Pelee: 3º episódio

O Point Pelee é o segundo menor parque nacional do Canadá. Se pequeno em extensão, o Point Pelee é gigante em termos de sua reputação entre os observadores de aves. Esse pedacinho de terra no sudoeste de Ontário se orgulha de ter uma das maiores concentrações de aves durante as migrações de primavera e outono. Esse paraíso das aves, no entanto, é também cenário de vida e de morte. Existem aqui mais espécies em risco do que em qualquer outro parque do Canadá. Na verdade, o parque em si está em perigo devido à erosão costeira e à ampla utilização de pesticidas no passado. Para o parque e para os animais que aqui chegam, todo dia é uma luta pela sobrevivência.

Parque Nacional Grasslands: 4º episódio

O Parque Nacional Grasslands fica na fronteira do Canadá, entre Saskatchewan e o estado norte-americano de Montana. Dois blocos separados, um a leste e outro a oeste, protegem a pradaria de gramíneas da América do Norte, um dos ecossistemas mais ameaçados dessa parte do continente americano. Para tentar proteger essa área e as espécies ameaçadas que aqui vivem, a agência governamental Parks Canada tenta manter a paisagem uniforme comprando pedaços de propriedades privadas daqueles que desejam vendê-las. A agência também contrata como guardas-florestais os fazendeiros que venderam suas porções de terra para o Parque. É uma abordagem única, mas precisa funcionar. O futuro do parque depende dela.

Parques Nacionais da Península de Bruce e de Fathom Five: 5º episódio

Localizados na região dos Grandes Lagos, essas duas áreas protegidas ficam lado a lado e esbanjam vida, cenários espetaculares e tesouros culturais. O Parque Nacional da Península de Bruce e o Parque Nacional Marinho Fathom Five são o último refúgio no sul de Ontário para muitas espécies raras. Cedros de centenas de anos, orquídeas raras e cascavéis Massassauga: todas essas espécies vivem nas fendas e rachaduras rochosas que compõem a paisagem. A vida embaixo d'água, no entanto, está fora de controle. Espécies invasoras estão tomando conta, o que faz com que a preservação da diversidade nessa antiga estrutura geológica seja uma luta constante que exige um delicado equilíbrio.

Parque Nacional de Cape Breton: 6º Episódio

O Parque Nacional de Montanhas de Cape Breton é o mais antigo Parque Nacional nas províncias marítimas do Canadá. A rodovia Cabot Trail corta esse território, que é um nobre observatório de baleias, exibindo as mais incríveis riquezas do parque. Lar de uma das mais altas densidades de alces já registradas no mundo, é praticamente impossível passar por aqui sem ver algum tipo de vida selvagem. A explosão populacional continua sendo a principal ameaça para Cape Breton. Ecologistas do parque se mobilizam para lidar com as consequências da infestação de lagartas e alces. Enquanto isso, embaixo d'água, intensifica-se as ameaças relacionadas à multiplicação das espécies. O Parque Nacional de Cape Breton é o mais antigo das províncias marítimas do Canadá, mas em diversos aspectos ele ainda precisa avançar muito.

Parque Nacional Torngat: 7º episódio

O Parque Nacional Torngat não tem árvores e apresenta um relevo acidentado que segue até a costa de Labrador. Povos aborígenes ali viveram, pescaram e caçaram por mais de sete mil anos. Na metade do século XX, no entanto, foram retirados dessa faixa de terra. O parque foi criado, em parte, para que esses povos pudessem reaver seu patrimônio. A área é também o local ideal para observar de perto os efeitos das mudanças climáticas nas regiões árticas.

Parque Nacional de Fundy: 8º episódio

O Parque Nacional de Fundy é um pequeno e acidentado pedaço de deserto ao sul de New Brunswick. Localizado na costa da Baía de Fundy, o parque é fortemente influenciado pelas marés, características da região e as maiores do mundo. Nessas águas, porém, os peixes estão em perigo, especialmente as espécies de salmão que só existem nessa região. A exploração de madeira cobrou seu preço no sistema de água. Em apenas quinze anos, o número de salmões adultos que voltam despencou de 45 mil para 200. Atualmente o parque está unindo forças com o setor público e privado e com grupos de interesse para tentar influir no que acontece ali.

Parque Nacional Quttinirpaaq: 9º episódio

O Parque Nacional Quttinirpaaq fica literalmente no topo do mundo. Os visitantes são raros, realmente poucos por ano. Em alguns anos, nem mesmo esses poucos chegam. É belo e remoto. No entanto, até mesmo nesse ambiente é possível encontrar os rastros da presença humana. Bases para a exploração ártica estão cheias de lixo, parte dele, tóxico. Os efeitos das mudanças climáticas são percebidos pelo derretimento da calota polar e pelo calor de 20°C. Visitar o Parque Nacional Quttinirpaaq é ver o melhor e o pior que este mundo tem a oferecer.

Parque Nacional Terra Nova: 10º episódio

Escondido na costa de Newfoundland jaz um belo enigma: o Parque Nacional Terra Nova. Este é um lugar em que as certezas se mostram falsas. Sua robusta floresta boreal foi protegida contra incêndios durante décadas, decisão que está, na verdade, destruindo muitas de suas mais proeminentes árvores. A introdução do alce parecia benigna, mas agora a próxima geração de árvores está sendo dizimada. Por outro lado, pensava-se que a lontra fosse uma ameaça ao delicado viveiro de bacalhau e descobriu-se, no entanto, ser ela um protetor. O Parque Nacional Terra Nova é uma prova de reavaliação e perseverança contra tudo o que se pensava correto.

Parque Nacional Riding Mountain: 11º episódio

O Parque Nacional Riding Mountain é presente e constante na vida de muitos habitantes da Província de Manitoba. Mais de 250 mil pessoas visitam o parque todos os anos. Porém essa popularidade impõe seus questionamentos. Como proteger a paisagem das pessoas e para as pessoas ao mesmo tempo? É possível ver essa batalha pelo equilíbrio ecológico no Clear Lake, uma piscina de água cristalina que não pode ser deixada por conta própria. A luta também é sentida no debate sobre a tuberculose bovina entre os veados e cervos que vivem no parque. Algumas vezes, a doença é transmitida aos rebanhos bovinos vizinhos. Não existem respostas fáceis quando é preciso proteger a natureza e os seres humanos ao mesmo tempo.

Parque Nacional La Mauricie: 12º episódio

A cada outono, o Parque Nacional La Mauricie se transforma em uma paisagem vibrante e viva à medida que as folhas da floresta do Escudo Canadense vão ficando vermelhas e douradas. As árvores encantam visitantes do mundo todo. Tanto quanto abençoadas, no entanto, essas árvores também já foram uma espécie de maldição. Os 150 lagos estão entupidos pelos efeitos de uma centena de anos de exploração de madeira. O desejo de preservar o que não foi cortado também danificou a floresta. Agora são realizadas queimadas planejadas e limpezas nos lagos para consertar os erros do passado.

Parque Nacional Gulf Island: 13º episódio

O Parque Nacional Gulf Island é uma estrutura fragmentada, costurada por diversas ilhas divididas entre o desenvolvimento urbano da Ilha de Vancouver e a parte continental da Província de British Columbia. O parque foi criado em 2003 para proteger essa paisagem incomum contra o desenvolvimento desenfreado que ameaçava devastar tal maravilha natural. Equipamentos de altíssima tecnologia estão sendo utilizados na luta para recuperar esse ecossistema após anos de mal uso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado