7º CURTA CANOA ANUNCIA PREMIADOS EM NOITE DE LUA CHEIA

 

O curta-metragem de animação 'O Céu no Andar de Baixo', de Minas Gerais, foi o grande vencedor do festival de Canoa Quebrada, no Ceará

 

Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada chegou, ontem, sábado, 10, ao final de sua sétima edição e manteve a tradição de anunciar os premiados em noite de lua cheia. O grande vencedor foi o curta de animação 'O Céu no Andar de Baixo', do diretor mineiro Leonardo Cata Preta. O filme conta a história de Francisco, que desde os 12 anos de idade faz fotografias do céu. O festival, que de 5 a 10 de dezembro levou ao litoral leste do Ceará mais de cem produções audiovisuais, premiou os curtas em vídeo em oito categorias e os curtas em 35 mm em nove categorias, incluindo a de melhor filme (veja abaixo a lista completa das premiações).

 

Os curtas em competição e os das demais mostras foram exibidos com entrada franca na praia de Canoa Quebrada e no município de Aracati, a 15 km de distância. O evento reuniu cerca de 10 mil pessoas, entre moradores da região e turistas que lotaram o Pólo de Lazer, espaço a céu aberto no centro da vila, para assistir aos curtas-metragens nacionais e latino-americanos. Na noite de encerramento, o público também assistiu ao Moda Canoa, primeiro desfile promovido pelo Curta Canoa, em parceria com a Faculdade Católica. Por meio de concurso foram selecionados três estudantes do curso de graduação em Design de Moda.

 

Para Adriano Lima, idealizador e diretor geral do Curta Canoa, o festival desempenha hoje um importante papel social na região. Além de promover o turismo e levar o cinema a Canoa Quebrada, que não tem nenhuma sala de exibição (a mais próxima fica a mais de duas horas de viagem, em Fortaleza), o evento tem como objetivo contribuir para a educação da comunidade local e fomentar o desenvolvimento da vila, por meio do incentivo à produção local de curtas-metragens. Para isso, o Curta Canoa promove oficinas de roteiro, direção e edição. Este ano, os jovens cineastas de Canoa Quebrada e da vizinha Majorlândia filmaram, finalizaram e exibiram no festival, em duas mostras locais, 22 filmes com temáticas variadas, muitos deles retratando o cotidiano da região.

 

O Curta Canoa 2011 é uma realização da J. A. Lima Produções, com patrocínio da Petrobras e do BNB. Na Mostra Competitiva, 76 produções disputaram o troféu Lua Estrela em diversas categorias. Um júri composto por profissionais do mercado nacional do audiovisual elegeu os vencedores.

 

CURTAS EM 35 MM PREMIADOS:

 

MELHOR FILME: "O Céu no Andar De Baixo", de Leonardo Cata Preta (MG)

MELHOR DIREÇÃO: "Ratão", de Santiago Dellape (DF)

MELHOR ROTEIRO: "Lápis de Cor", de Alice Gomes (RJ)

MELHOR FOTOGRAFIA: "Doce de Coco", por Kátia Coelho e Naji Sidki (CE)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: "O Céu no Andar de Baixo", por Daniel Nunes (MG)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: "Fábula das Três Avós", por Maíra Mesquita (SP)
MELHOR ATOR: "Lápis de Cor", por Rodrigo Costa (RJ)

MELHOR ATRIZ: "Fábula das Três Avós", por Mariana Emerick (SP)

MELHOR SOM: "Ratão", por Dirceu Lustosa (DF)

 

 

 

CURTAS EM VÍDEO PREMIADOS:

 

MELHOR VÍDEO: "Julie, Agosto, Setembro", de Jarleo Barbosa (RJ)

MELHOR DIREÇÃO: "Trabalho Final", por Felipe Mendonça (SP)

MELHOR ROTEIRO: "Trocam-se Bolinhos por História de Vida", por Denise Marchi  (RS)

MELHOR FOTOGRAFIA: "Dormentes do Tempo", por Pablo Escajedo (RS)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: "Imperfeito", por Júlia Ferrari e Gui Campos (RJ)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: "A Melhor Idade", por Fernanda Teixeira e Yves Moura (RJ)

MELHOR SOM: "Tempestade", por Cláudio Augusto Ferreira e Fernanda Nascimento (SP)

MENÇÃO HONROSA: "A Dama do Peixoto", por Douglas Soares e Allan Ribeiro (RJ)

 

 

Outras mostras - O festival apresentou também a Mostra Latino-Americana de Curta, de caráter não-competitivo, composta de onze curtas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela; a Mostra do Minuto, realizada em parceria com a Faculdade Católica do Ceará, com produções de alunos, tendo como temática "Praias, usos e abusos"; a Mostra Infantil, organizada por Mallú Moraes e Adriano Lima, e as mostras locais Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação (ICJC) e Associação de Esportes Radicais do Aracati (AERA), através do Departamento de Cultura e Audiovisual; e Majorlândia Faz Cinema. As mostras locais foram compostas de dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.

 

CURTA CANOA - FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE CINEMA DE CANOA QUEBRADA

 

Patrocínio: Petrobras e BNB. Apoio Cultural: COELCE, Centro Técnico Audiovisual (CTAV), Sebrae/CE e Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC). Tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) / Lei Estadual Nº 13.811, e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Parceria: Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado