COMEÇA HOJE O 7º CURTA CANOA – FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE CANOA QUEBRADA

Na noite de abertura, festival apresenta Retrospectiva do Curta Canoa, Mostra Competitiva e Canoa Faz Cinema

 

Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada chega à sétima edição e leva ao Ceará mais de cem produções. A partir das 19h de hoje, as exibições em Canoa Quebrada acontecerão no Pólo de Lazer, com entrada franca. Em Aracati, a programação acontecerá a partir de amanhã, dia 06, no Casarão da Cultura Dr. Valdir Menezes e no Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal. "A data é marcada sempre em semana de lua cheia, para que as projeções ao ar livre sejam mágicas", diz Adriano Lima, idealizador e diretor geral do Curta Canoa. No dia 07, Alfredo Bertini, diretor do CINE PE Festival do Audiovisual será homenageado.

 

O festival tem como objetivos promover o turismo e levar o cinema à região, que não tem salas de exibição, e incentivar a produção local de curtas por meio de oficinas e exibição de filmes produzidos por jovens cineastas cearenses. Além da mostra competitiva com 76 filmes e outras cinco mostras, o Curta Canoa 2011 terá oficinas e um desfile de moda no encerramento do festival. Em Canoa Quebrada, as exibições são realizadas ao ar livre, num telão gigante montado no Pólo de Lazer, sempre a partir das 19h. Também haverá projeções e oficinas em Aracati. A expectativa de público é de 10 mil pessoas.

 

O Curta Canoa 2011 é uma realização da J. A. Lima Produções, com patrocínio da Petrobras e do BNB. Para Adriano Lima, a importância do Curta Canoa extrapola o fomento ao turismo e tem também um papel social na região. "A ideia é fazer o cinema chegar a Canoa Quebrada. Levamos cultura para a comunidade, que não tem acesso à produção de curtas-metragens. É o evento mais esperado da cidade tanto pelos moradores quanto por turistas que freqüentam a praia", diz Adriano, lembrando que na semana do festival os hotéis da cidade têm 100% de ocupação.

 

Troféu Lua Estrela - Na Mostra Competitiva, 76 produções (19 curtas em 35 mm e 57 em vídeo) disputam o troféu Lua Estrela em diversas categorias. Os curtas em 35 mm serão premiados nas categorias: Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Ator, Atriz e Melhor Som. O troféu Lua Estrela será concedido aos melhores curtas em vídeo nas categorias: Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Melhor Som. Foram selecionados trabalhos das cinco regiões brasileiras. Norte: AM (01 vídeo); Nordeste: BA (01 vídeo), CE (01 filme e 08 vídeos), MA (01 vídeo), PB (04 vídeos) e PE (05 vídeos); Centro-Oeste: DF (01 filme e 03 vídeos) e GO (01 vídeo); Sudeste: ES (02 filmes), MG (04 filmes e 01 vídeo), RJ (04 filmes e 12 vídeos) e SP (07 filmes e 15 vídeos); Sul: PR (01 vídeo) RS (03 vídeos), e SC (01 vídeo).

 

Outras mostras - O festival apresenta também a Mostra Latino-Americana de Curta, de caráter não-competitivo, composta de onze curtas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela; a Mostra do Minuto, realizada em parceria com a Faculdade Católica do Ceará, com produções de alunos, tendo como temática "Praias, usos e abusos"; a Mostra Infantil, organizada por Mallú Moraes e Adriano Lima, e as mostras locais Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação (ICJC) e Associação de Esportes Radicais do Aracati (AERA), através do Departamento de Cultura e Audiovisual; e Majorlândia Faz Cinema. As mostras locais são compostas de dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.

 

Oficinas: um olhar sobre o meio ambiente - O legado que o Curta Canoa deixa para a região está nas oficinas de audiovisual realizadas em Canoa Quebrada e Aracati, que têm como foco, em especial, a defesa ao meio ambiente. Parte destas ministradas por professores da Faculdade Católica do Ceará:Oficina de Fotografia, com Chico Gomes, fotógrafo do Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA), da Católica; Pensamento Criativo, com o professor Cláudio Sena; Câmera, com o professor Fernando Maia; e Som de Animação, ministrada por Alexandre Jardim, do Centro Técnico Audiovisual (CTAV), em parceria com Joaquim Eufrazino (Babá). As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 02 de dezembro. Os interessados devem enviar um email para producao@jalimaproducoes.com.br, com o nome, contato e indicar em qual oficina deseja se inscrever.

 

Mostra Infantil em Aracati - A cidade de Aracati vai sediar Mostra Infantil, com exibições no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes, de 06 a 09 (terça a sexta-feira) pela manhã, a partir das 8h30. No mesmo local serão realizadas as oficinas Som de Animação (de 06 a 08, das 9h às 12h) e Pensamento Criativo (dias 08 e 09, das 14h às 17h). No Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal, o público de Aracati também poderá conferir os curtas daMostra Competitiva a partir da terça-feira, dia 06, às 19 horas. A cada dia serão exibidos os curtas que na noite anterior foram projetados em Canoa Quebrada.

 

Desfile de moda - O Curta Canoa promove pelo primeiro ano, em parceria com a Faculdade Católica, o evento Moda Canoa. Por meio de concurso foram selecionados três estudantes do curso de graduação em Design de Moda. Cada um vai apresentar seis looks masculinos e femininos na noite de encerramento do festival, 10 de dezembro, às 18h, no Pólo de Lazer de Canoa Quebrada. O desfile será apresentado ao público e para uma comissão julgadora, com premiação para o vencedor. Para fomentar o comércio local no ramo da moda, no dia 3 de dezembro, das 14 às 18h, no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), uma palestra será proferida por Ricardo Bessa, professor da Faculdade Católica, com o tema Planejamento de Coleção e Tendência de Moda, tendo como público alvo os lojistas e as confecções de Canoa Quebrada e localidades próximas.

 

 

CURTA CANOA - FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE CINEMA DE CANOA QUEBRADA

 

Patrocínio: Petrobras e BNB. Apoio Cultural: COELCE, Centro Técnico Audiovisual (CTAV), Sebrae/CE e Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC). Tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) / Lei Estadual Nº 13.811, e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Parceria: Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).

 

   

PROGRAMAÇÃO – DIA 05 (SEGUNDA-FEIRA)

 

18:30

Local: Pólo de Lazer de Canoa Quebrada

 

Abertura Oficial do 7º Curta Canoa

Cortejo do Circo Escola Canoa Criança

Retrospectiva do Curta Canoa

 

MOSTRA CANOA FAZ CINEMA

Gazeando Aula – A Última Chance de Júnior (Direção: Lisa de Felice e Italo Alisson)

O Meu Ídolo (Rot e Dir: Iara Bartolocci e Gilson M. da Silva)

Viagem ao Além (Rot e Dir: Marianna Ariu)

Meninos de Rua (Dir: Iara Bartolocci. Rot: Iara Bartolocci, Gilson M. da Silva, Luciana Pinto da Silva e Jéssica dos Santos da Silva)

Infância Feliz (Dir: Mirian Pereira. Rot: Mirian Pereira e Mauro Ocean's)

Jura de Canoa (Rot e Dir: Alunos da 1ª Oficina de Documentário Audiovisual Comunitário realizada pelo projeto Canoa Faz Cinema)

Minha Nova Vida (Rot e Dir: Kaka Carneiro)

Duvidu (Rot e Dir: Gilvan Pereira e Mauro Ocean´s)

O Menino Catavento (Rot e Dir: Mauro Ocean´s)

Qual é a Saída (Rot e Dir: Aurivânia Duarte)

 

MOSTRA COMPETITIVA DE VIDEOS

Liberdade em Neves (RJ. Dir: Rodolfo Florentino Vaz)

O Diário da Terra (RJ. Dir: Diogo Viegas)

Irmãs (PB. Dir: Gian Orsini)

É Muita Areia Pro Meu Caminhãozinho (SP. Dir: Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernandes)

MPB – A História que o Brasil Não Conhece (SP. Dir: André Moraes)

8 Estações (CE. Dir: Célia Gurgel, Cássio Araújo e Karine Egypto)

Ponto G - Amor à Flor da Pele (SP. Dir: Marcelo Vogelaar)

Uma Noite (RJ. Dir: Daniela Santos)

O Trabalho Final (SP. Dir: Felipe Mendonça)

I-Juca Pirama (DF. Dir: Elvis Kleber e ítalo Cajueiro)

 

MOSTRA COMPETITIVA DE FILMES

O Céu No Andar de Baixo (MG. Dir: Leonardo Cata Preta)

Pimenta (SP. Dir: Eduardo Mattos)

Naiá e a Lua (SP. Dir: Leandro Tadashi)

 

 

SERVIÇO

Curta Canoa 2011 – De 5 a 10/12 na praia de Canoa Quebrada e de 06 a 10 em Aracati, Ceará. Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado