Globo Universidade é gravado na Califórnia

 

Programa apresenta brasileiros que estudam música, cinema e teatro na Universidade da Califórnia, em Los Angeles

 

No 'Globo Universidade' do próximo sábado, dia 10 de dezembro, os telespectadores farão uma viagem a Los Angeles – cenário de grandes sucessos do cinema internacional como "Grease", "Uma linda mulher" e "Cantando na chuva", e onde também estão diversos parques temáticos, estúdios de cinema, museus e grandes casas de espetáculos. O episódio especial, gravado na segunda maior cidade dos Estados Unidos, vai mostrar o que Los Angeles oferece em termos de pesquisas e ensino universitário. Na visita à Universidade da Califórnia (UCLA), o repórter Paulo Mario Martins entrevista brasileiros que estudam e dão aulas no Centro de Estudos Brasileiros da Escola de Teatro, Filme e Televisão da instituição.

 

Com 40 mil alunos matriculados, sendo 17% de outros países, a UCLA tem um espaço dedicado à cultura brasileira. A equipe do 'Globo Universidade' acompanhou uma sessão de cinema que exibe filmes brasileiros durante uma semana a cada mês. E acompanhou a palestra da brasileira, que foi ex-aluna de cinema da Universidade, Daniela de Carlo, uma das diretoras de "Qualquer Gato Vira Lata". O interesse pela nossa cultura é tanto que o programa encontrou um americano apaixonado pela televisão brasileira. Eli Carter está estudando todo o trabalho do diretor Luiz Fernando Carvalho (diretor de "Hoje é Dia de Maria", "A Pedra do Reino" e "Afinal, O Que Pensam As Mulheres?", entre outros) para entender onde a linguagem do cinema se encontra com a da televisão.

 

O programa mostra também as histórias de Raquel Barreto - responsável por várias cadeiras de Figurinismo da Escola de Teatro da UCLA e professora no mestrado profissionalizante em Figurinismo (em inglês MFA in Costume Design) –, e de Débora Totton, aluna do mestrado em Cinema e Estudos de Mídia na Escola de Teatro, Filme e Televisão da UCLA. Já a carioca Mina Oliveira, entrevistada do quadro "Eu Amo Meu Trabalho", comenta como ingressou na Escola de Teatro da UCLA e fala sobre seu trabalho atual, na edição de um filme em que participa como atriz e produtora executiva.

 

O 'Globo Universidade' vai ao ar às 7h.

  

Além desta reportagem especial confira as outras atrações do 'Globo Cidadania':

 

Globo Educação, às 06h05 – A construção de uma escola é sempre recebida com entusiasmo por toda a comunidade. Contudo, o tempo pode fazer com que ela se isole e perca os laços com os alunos, pais e demais moradores. O Globo Educação visita o Assentamento Novo Arroio Grande, no Rio Grande do Sul, para entender como as famílias, os professores e os diretores se uniram para administrar a escola da comunidade de forma compartilhada e participativa. Quais foram as estratégias adotadas? A educação melhora quando todos participam do processo?

 

Globo Ciência, às 06h25 – Da teoria euclidiana estudada até hoje em sala de aula à avançada hipótese das supercordas, este episódio do Globo Ciência fala sobre a geometria e as suas diversas aplicações. Alexandre Henderson mostra estudos de verdadeiros gênios, como Leonhard Euler, Carls Gauss e Poincaré, além de apresentar enigmas matemáticos que ficaram sem explicação durante séculos. Na prática de campo, alunos de ensino médio constroem poliedros com palitos de churrasco e aprendem a calcular a relação existente entre as suas faces, vértices e arestas.

Globo Ecologia, às 06h50 – Neste episódio, o Globo Ecologia visita Ribeirão Pires, município da região metropolitana que faz parte do chamado Cinturão Verde de São Paulo. O programa encerra a série O Bem Comum falando da terra e mostrando o exemplo de pequenos agricultores que têm conseguido se manter no campo de forma sustentável. Mesmo sofrendo pressão dupla da expansão urbana da maior capital do país e também das grandes propriedades rurais, eles conseguem cuidar adequadamente do solo e dos recursos naturais.

Ação, às 07h40 – Com a intenção de apresentar a nova relação do trabalhador com seu trabalho, o assunto abordado pelo programa é a economia solidária. Este sistema permite a participação dos trabalhadores na tomada de decisões que dizem respeito ao empreendimento. O 'Ação' vai até o Rio Grande do Sul, São Paulo e no Ceará para mostrar projetos que utilizam a economia solidária.  Trata-se de uma alternativa onde os trabalhadores se tornam seus próprios patrões. O programa vai abordar as vantagens e desvantagens deste processo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado