HISTORY - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL

 

19/12 - segunda-feira, às 22h (Horários alternativos: dia 24, às 17h e dia 25, às 16h)

Acesso Secreto: O Vaticano - estreia

Além da sua enorme riqueza monetária e artística, o Vaticano esconde segredos proibidos para o resto do mundo… até agora. O HISTORY percorre as cúpulas abertas e as escavações deste patrimônio religioso e cultural do mundo, e tem acesso a documentos sigilosos da Guarda Suíça, livros que guardam conhecimentos não revelados. O programa também percorre um misterioso cemitério onde se supõe que estejam os ossos do próprio fundador da Igreja, São Pedro, e mostra os rígidos sistemas de segurança que protegem este legado incalculável da cultura ocidental.

 

De 20 a 22/12, terça a quinta-feira, a partir das 22h

Em Busca do Tesouro Sagrado – série de estreia

Os tesouros bíblicos ao redor do mundo estão no foco da série, que em cada episódio faz uma revisão histórica dos relatos da Bíblia para descobrir os fatos reais. Temas como o Santo Graal, o cálice utilizado por Jesus durante a Última Ceia, e o Sudário de Turim, que teria pertencido a Jesus estão em pauta.

 

20/12, às 22h - O Santo Graal: Em 2003, ao publicar seu livro O Código DaVinci, Dan Brown trouxe à tona novamente, através de pistas místicas, a antiga busca pelo misterioso Santo Graal. Existem várias versões sobre o que significa o "Santo Graal", mas a mais intrigante e polêmica é a de que não faz referência à taça usada por Jesus Cristo na Última Ceia, como sempre se acreditou, mas sim à linhagem genealógica da união entre Jesus e Maria Madalena.

Horário alternativo: dia 24, às 16h.

 

20/12, às 23h - A Arca da Aliança: Poucos objetos bíblicos incitaram a fantasia dos caçadores de tesouros como a Arca da Aliança, uma caixa de ouro, construída pelos israelitas – por instrução de Deus – e destinada a transportar as Tábuas da Lei, contendo os 10 Mandamentos. A última vez se teve notícia sobre esse surpreendente objeto foi em 587 a.C., e desde então continua desaparecido.

Horário alternativo: dia 24, às 17h.

 

21/12, às 22h - Nossa Senhora de Guadalupe: Padroeira da Cidade do México e figura religiosa importante para a maioria dos fiéis da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu para o índio Juan Diego em 1531, na capital mexicana. Ao contrário de muitas aparições de santos que não puderem ser comprovadas por falta de provas, essa deixou marcas que surpreenderam até mesmo cientistas da Nasa. A imagem da Santa ficou gravada na roupa do índio, e milagrosamente nunca se deteriorou. O programa mostra todas as análises que foram feitas no manto do índio para comprovar se a pintura fora feita por algum homem ou é uma obra divina.

Horário Alternativo: dia 24, às 19h.

 

22/12, às 22h - A Jornada do Tesouro Sagrado: De Jerusalém a Roma, de Nuremberg, passando por Israel, França e Espanha, os peregrinos ainda hoje acreditam na história das Relíquias Sagradas. O programa explora essas viagens fascinantes, que revelarão muitos mistérios e enigmas.

Horário alternativo: dia 24, às 18h.

 

22/12, às 23h – O Sangue de São Januário: Duas vezes ao ano, os cristãos de Nápoles se reúnem em frente à Catedral de Santa Clara para presenciar a liquefação do sangue do São Januário, também conhecido como San Gennaro, padroeiro da cidade. Logo após todos saem em procissão pelas ruas da cidade. Se a liquefação não se verifica imediatamente, iniciam-se as preces coletivas. Assim que o milagre ocorre, os fieis comemoram, mas, caso não aconteça, é sinal de tristes acontecimentos futuros. Testes realizados por cientistas comprovam que a substância é realmente sangue.

Horário alternativo: dia 23, às 15h.

 

21/12, quarta-feira, às 23h (Horário alternativo: dia 22, às 15h)

Fátima

O especial analisa os três segredos revelados pela Virgem Maria a três crianças portuguesas em 1917. Especialistas no tema debatem sobre este, que é um dos poucos milagres reconhecidos pela Igreja Católica, e também tentam encontrar respostas para os motivos que teriam levado a Igreja a esconder o terceiro segredo por tanto tempo. De acordo com os pequenos pastores, eles testemunharam a visão de uma "senhora mais brilhante que o Sol", que lhes teria revelado três segredos. O primeiro falava sobre o Inferno e o surgimento de uma grande guerra mundial. O segundo apontava para a conversão da ex-União Soviética e uma Segunda Guerra Mundial. O terceiro foi divulgado somente em 2000 e teria ligação com o atentado ao Papa João Paulo II, em 1981.

 

23/12, sexta-feira, às 22h (Horários alternativos: dia 24, às 13h, e no dia 25, às 19h)

A Verdadeira História do Natal – estreia

O costume pitoresco de cantar músicas natalinas começou com bêbados agressivos que ameaçavam as pessoas de porta em porta em busca de comida e bebida. Na América, durante os séculos XXVII e XXVIII, a comemoração do Natal era contra a lei. Curiosidades e fatos como esses são apresentados no especial, que também lembra de personagens como Ebenezer Scrooge, George Bailey, O Grinch, e Rudolf, a Rena. E, é claro, traz a verdadeira origem de nossas tradições natalinas e a história do personagem por trás do mito que encanta as crianças. Seja ele Papai Noel, São Nicolau ou Santa Claus.

Reapresentação no dia 25, às 19h.

 

23/12, sexta-feira, às 23h (Horários alternativos: dia 24, às 14h, e 25, às 18h)

O Mistério da Casa Sagrada – estreia

O documentário realiza uma investigação exclusiva sobre um dos mistérios mais intrigantes e controversos do Cristianismo. Como foi transportada a casa sagrada da Virgem Maria de sua localização original em Nazaré até a cidade de Loreto, na costa adriática da Itália? De acordo com a tradição católica, a mudança foi realizada por Anjos, parando em vários lugares antes de chegar a seu local atual. Os cientistas buscam explicações para o fato.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado