OFF: Desejar Profundo e Pela Rua estreiam segunda (12/12)

CARLOS BURLE É PROTAGONISTA EM "DESEJAR PROFUNDO"

NO OFF

O big rider mostra os cuidados com o corpo e a mente para enfrentar ondas gigantes

 

 

O programa segue a vida do surfista campeão de ondas gigantes Carlos Burle. Acostumado a lidar com situações extremas, o big rider irá mostrar como cuida do corpo e da espiritualidade para superar os próprios limites. As performances do surfista no swell histórico do Tahiti e nos picos mais temidos do mundo também serão abordadas em Desejar Profundo que estreia segunda-feira, dia 12 de dezembro, às 21h, no OFF.

 

Carlos Burle é o big rider brasileiro que mais se destacou no cenário mundial nos últimos anos. Não são muitos com coragem para encarar mares com ondas de até 30 metros de altura como esse pernambucano de 40 anos que consegue ganhar a vida fazendo o que mais gosta. Burle depende da adrenalina em sua vida, morando durante os meses de inverno do hemisfério norte entre o Havaí e Califórnia, ele procura as maiores e mais desafiadoras ondas do planeta. Burle está presente no Guinness Book com a maior onda surfada do mundo no inverno de 2001 em Mavericks, Califórnia, com aproximadamente 24 metros.


Sua parte física é cuidada com aulas de treinamento funcional, visando reproduzir os obstáculos do campo real, adaptando todos esses treinamentos às suas necessidades específicas. Muita natação, musculação, iso strech, e para relaxar, meditação, yoga, reick e acupuntura. Na temporada das competições, quando chega ao Havaí, a natureza se encarrega do restante do treinamento.

 

"Eu gosto de desafios e esse é mais um grande desafio na minha vida. Não existe apenas um objetivo, e sim um caminho que deve estar em harmonia com meus valores. O que tudo isso tem a ver com o universo das ondas grandes e minha vida particular? Tem a ver com o desejo profundo que sempre tive em transformar o meio!!! Essa é a minha missão na minha vida e no meu esporte!!!", diz Burle sobre o programa.

 

Os primeiros episódios de Desejar Profundo se passam no Tahiti, onde o surfista bicampeão mundial de ondas grandes Carlos Burle participou de um dia histórico para o esporte. Durante a quinta etapa do Circuito Mundial de Surfe Profissional, uma ondulação fora do normal surpreendeu a comunidade do esporte com ondas épicas de cerca de 25 pés, algo em torno de 8 metros. "Sabe aquela hora que... (respira fundo), você ta cheio de adrenalina, ansiedade e sabe que não pode deixar que isso tire o seu foco... essa é a hora... que você quer fazer tudo correndo, chegar logo no pico e sair pegando onda... e não sabe o que vai acontecer porque não tem como a gente dominar, no nosso meio é tudo imprevisto, nenhuma onda é igual a outra, nenhum momento é igual ao outro... e é nessa hora que você fala 'vai com calma' e tenta se concentrar", diz Burle em momento de concentração antes de sair de casa para encarar o mar gigante de Teahupoo.

 

O espectador acompanhará a preparação do big rider e seus amigos para o swell, entre eles, a tricampeã mundial do Oscar das ondas grandes, Maya Gabeira, e a dupla da nova geração brasileira Felipe Cesarano e Pedro Scooby. "Se o Burle não tá preocupado é porque a previsão ta muito gigante, senão ele estaria reclamando", brinca Maya Gabeira ao ver a tranquilidade de Burle que responde sorrindo. "A minha preocupação é o contrário, é não ter onda!".

 

Os melhores momentos desse dia histórico, em que pela primeira vez uma sessão de freesurf foi transmitida ao vivo pela internet, os depoimentos dos brasileiros e os maiores perrengues enfrentados durante o dia, serão exibidos nos dois episódios iniciais da série. "Naquela hora eu tive a certeza, foi o momento mais emocionante da minha vida até agora", diz Scooby após surfar uma de suas maiores ondas.

 

Imagens das melhores ondas registradas dos brasileiros Pedro Manga, Rodrigo Coxa, Bruno Santos e Everaldo Pato, dos australianos Koby Abberton, Julian Wilson, Dylan Longbottom e Laurie Towner, do havaiano Kalani Chapman, do americano Alex Gray e do neozelandês Dave Rastovich também estão presentes nos episódios que se passam no Tahiti.

 

No decorrer da temporada, a relação do Burle com a família também será abordada. Sua participação na 27ª edição do evento Eddie Aikau, considerado o mais tradicional campeonato de ondas grandes do mundo e que só acontece em ondas de no mínimo 6 metros no Havaí estará na série. Nessa competição, somente 28 big riders são escolhidos para correr cada edição e Burle está escalado para a lista principal do evento pela sexta vez em sua carreira e é o único brasileiro.

 

DESEJAR PROFUNDO

Estreia: Segunda-feira, dia 12 de dezembro, às 21h, no OFF.
Horário alternativo: Sábado, às 20h.

 

 

 

CARLINHOS ZODI, FLAVIO SAMELO E ANDERSON TUCA COMANDAM O "PELA RUA" NO OFF

Reality registra experiências e impressões sobre o universo do skate

 

 

Os videomakers Carlinhos Zodi e Anderson Tuca e o fotógrafo Flavio Samelo, especialistas na arte de retratar o skate, exploram os lugares mais interessantes e curiosos espalhados pelas ruas das capitais brasileiras e do mundo afora. Durante essa busca, o trio registra suas experiências, encontros e impressões sobre o universo do skate dando significados aos espaços urbanos sempre com convidados especiais. O resultado está no programa "Pela Rua", que estreia segunda-feira, dia 12 de dezembro, às 22h30, no OFF.

 

O videomaker e músico Carlinhos Zodi é um nome conhecido no mundo neste segmento. Skatista e surfista desde pequeno, ele produziu vídeos de skate desde 1996. Trabalhou como vídeo-repórter e diretor de TV desenvolvendo os primeiros 'reality shows câmera na mão' do Brasil. Seu primeiro trabalho como músico, o álbum instrumental Projeto Música Bonita, obteve ótimas críticas nos meios especializados e foi trilha sonora no filme do skatista mundialmente conhecido Bob Burnquist.

 

"Esse programa é um reencontro profissional de três amigos antigos, eu, o Samelo e o Tuca. Viajar com os dois pra fazer esse programa é risada do começo ao fim, a gente acaba cumprindo uma tarefa de muita responsabilidade que é fazer um ou dois programas a cada viagem, mas tudo rola de um jeito leve e divertido. Claro que viajar e ficar o dia todo com uma câmera na mão é cansativo, existem todos os perrengues de filmar skate na rua, mas quando a gente gosta do que faz com certeza tudo fica mais leve. O que os espectadores podem esperar é um jeito bem verdadeiro de mostrar como acontecem as sessões de skate.", diz Carlinhos Zodi sobre o 'Pela Rua'.

Desde 1992, Flavio Samelo fotografa skatistas pelas ruas de São Paulo, o que acabou o levando a introduzir em suas fotografias os grafites, pichações e outros elementos urbanos que lhe chamavam a atenção. Depois de se formar Comunicólogo e concluir sua pós-graduação em História da Arte, trabalhou como diretor de arte, fotógrafo, redator, ilustrador para revistas de skate brasileiras e internacionais e colaborador de revistas de assuntos variados. Em sua produção fotográfica todas as fotos têm tiragem única, tornando-as originais, assim como em suas pinturas e painéis. Seus trabalhos já foram expostos em leilões e galerias em São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Estados Unidos e Europa.

 

"O mais legal do programa é fazer o que eu gosto com meus amigos. Nas viagens para gravar os episódios, eu, o Zodi e o Tuca encontramos além dos amigos, skatistas novos que acabam se tornando amigos. Esse processo todo é registrado, quase que sem cortes, inclusive os erros vão para o ar! Não existe pretensão de nada, a ideia é extrapolar os limites dos padrões que estão estabelecidos no skate e na TV, mas é apenas a ideia, na real é não ter regra nem rotina, é ir acontecendo mesmo!", diz Flavio Samelo.

 

"A única coisa que tenho certeza quando saio pra gravar skate na rua é que vai ser só risadas, isso mesmo, não adianta planejar ou combinar nada, as sessions de skate nos surpreendem sempre, ainda mais estando ao lado do Zodi e do Samelo que são meus parceiros há bastante tempo. É com esse espírito que é feito o programa, skate e diversão, nossa maior responsabilidade é com a qualidade, isso deixa ainda melhor o trabalho que fazemos, e tudo com muito prazer", diz o videomaker Anderson Tuca que entre seus trabalhos relacionados ao skate também dirigiu o documentário 'Minha Alma Sobre Rodas', onde narra a trajetória do skatista profissional Biano Bianchin.

 

No primeiro episódio os videomakers Carlinhos Zodi e Anderson Tuca e o fotógrafo Flavio Samelo registram sessões de skate com Klaus Bohms em São Bernardo do Campo e São Paulo. A sessão começa na Pista do Paço Municipal de São Bernardo do Campo e na sequência eles encontram com Daniel Marques para irem a um shopping que está abandonado há mais de 10 anos e teve seus três andares de entulho transformados em obstáculos, fazendo do local um pico tradicional entre a galera do skate. "Tô chocado, esse lugar é muito impressionante", diz Zodi ao ver o estado do shopping. Uma rápida visita à galeria Emma Thomas na Barra Funda mostra a exposição do Samelo, que além de fotógrafo também é artista. O reality continua com mais uma sessão na Praça Azul, pico de skate do bairro do Sumaré em São Paulo. O programa termina com mais uma sessão de fotos e vídeo em uma fábrica que está desativada há pelo menos 14 anos no bairro da Mooca, pico que o skatista Mailton dos Santos levou a galera. O cenário é de destruição, onde pedras, tábuas e móveis velhos viram uma pista de skate improvisada para manobras freestyle de Klaus Bohms.

 

PELA RUA

Estreia: Segunda-feira, dia 12 de dezembro, às 22h30, no OFF.
Horário alternativo: Sábado, às 22h.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado