HISTORY estreia Vietnã: Os Arquivos Perdidos, produção que narra um dos conflitos mais polêmicos do século XX


 

Narrada pelo ator da série Dexter, Michael C. Hall, e com a participação de vários astros do TV e do cinema, a série em seis episódios traz depoimentos de homens que lutaram no conflito 

 

A guerra que colocou em confronto o Vietnã e os EUA há mais de 30 anos é o tema de Vietnã: Os Arquivos Perdidos, que o HISTORY estreia no dia 18/1, quarta-feira, às 22h. Seguindo os passos do documentário ganhador do Emmy Os Filmes Perdidos da Segunda Guerra Mundial, a série em seis episódios de uma hora cada apresenta o testemunho de homens que lutaram em um dos conflitos mais polêmicos do século XX e revivem seus temores e ações corajosas em frente às câmeras.

 

Narrada pelo ator ganhador do Globo de Ouro e protagonista da série Dexter, Michael C. Hall, Vietnã: Os Arquivos Perdidos narra o conflito desde 1965, data de início da guerra, até a queda de Saigon em 1975, capital do Vietnã do Sul à época.  A série conta ainda com a participação de grandes nomes da TV e do cinema americanos – Adrian Grenier, Kevin Connolly e Jerry Ferrara (todos de Entourage), Edward Burns (de O Resgate do Soldado Ryan), Zachary Levi (de Chuck), James Marsden (da cinessérie X Men), Jennifer Love Hewitt (de Ghost Whisperer), Dean Cain (de Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman), entre outros –, que emprestam suas vozes aos testemunhos dos veteranos.

Para a produção de Vietnã: Arquivos Perdidos, o HISTORY coletou imagens nunca antes divulgadas – muitas delas feitas pelos próprios soldados em ação –, que passaram por um processo de restauração e foram convertidas à tecnologia de alta definição, de forma que cada momento crítico da guerra pode ser visto pelo espectador. Para o perfeito entendimento de cada lance do conflito, que dividiu a opinião pública nos EUA nos anos 60 e 70, o ponto de vista de 13 veteranos que tiveram suas vidas mudadas para sempre após essa experiência.

Entre eles, Karl Marlantes, fuzileiro cuja unidade viu um dos combates mais ferozes no Valle de A-Shau e no Valle de Da Krong. Seu livro Matterhorn, best-seller em 2010, é considerado um dos melhores sobre a Guerra do Vietnã. Os outros combatentes que a série apresenta são: Arthur Wiknik, recruta que liderou sua equipe durante o ataque de 10 dias no "Hamburger Hill"; Gery Benedetti, um membro do "Brown Water River Rats" que transportava soldados em vários pontos da incursão pelo rio Mekong; Bob Clewell, o piloto de um helicóptero que participou do ataque de Comancheros e sobreviveu à missão fracassada em Laos; Charles Brown, um sargento afro-americano do Exército que encabeçou missões em selvas mortais de Pleiku e Dok; Elizabeth Allen, uma enfermeira do Exército que trabalhou na primeira frente de serviço e salvou diversas vidas durante a Ofensiva de Tet; Joe Galloway, um repórter da United Press International, condecorado com uma Estrela de Bronze com "V" de "Valor" pelo resgate de soldados feridos durante o fogo em Drang; Anne Purcell, esposa do oficial de maior posto no Exército, preso durante a guerra de Vietnã; e Barry Romo, um soldado de infantaria do Exército que passou de patriota entusiasta a ativista contra a guerra.

Abaixo, lista completa de atores e atrizes:

·         Michael C. Hall - narrador

·         Adrian Grenier como Barry Romo

·         Edward Burns como Joe Galloway

·         Kevin Connolly como Keith Connolly

·         Blair Underwood como Charles Brown

·         Tempestt Bledsoe como Elizabeth Allen

·         Jerry Ferrara como Raymond Torres

·         Zachary Levi como Karl Marlantes

·         James Marsden como Arthur Wiknik

·         Jennifer Love Hewitt como Anne Purcell

·         Glenn Howerton como Donald DeVore

·         Armie Hammer como Gary Benedetti

·         Dylan McDermott como Jim Anderson

·         Dean Cain como Bob Clewell

 

O HISTORY exibirá os seis episódios, dois por dia, de 18 a 20/1, quarta a sexta-feira, a partir das 22h. Confira as sinopses dos episódios:

 

18/1, quarta-feira, às 22h: O Início e Procurar e destruir. Em 1965, a Operação Rolling Thunder, comandada pelos EUA, invade o Vietnã do Norte e é derrotada no Vale de Drang, uma vez que os soldados vietnamitas estão em maior número. Charles Brown, soldado famoso por ter participado de missões de resgate no período, luta por sua sobrevivência nas encostas da sangrenta Colina 875. Nos Estados Unidos, o povo começa a questionar a estratégia militar que está sendo aplicada.

 

19/1, quinta-feira, às 22h: A Ofensiva do TET e Guerra sem fim. O Vietnã ganha terreno durante a Ofensiva do TET – ataque em três fases lançado em 1968 - e pega de surpresa os Estados Unidos. Em retaliação, em Khe Sanh e Pleiku, as tropas norte-americanas atacam. O soldado Karl Malantes - mais tarde autor do livro de memórias que virou best-seller Matterhorn: A novel of the Vietnam War – luta por sua vida. Nos EUA, boa parte da população permanece contra a guerra.

 

20/1, sexta-feira, às 22h: Guerra de mudança e Paz com honra. A retirada das tropas norte-americanas se inicia, enquanto seus aliados se encarregam da guerra. Gery Benedetti patrulha as águas hostis do Delta de Mekong. James Anderson, soldado que recebeu medalha de honra por seu heroísmo na ocasião, comanda um batalhão no Camboja depois de uma ordem controversa do presidente dos EUA, Richard Nixon. Don DeVore luta para sobreviver a um feroz ataque durante a noite. Finalmente, em 1973, esses homens voltam para casa. Dois anos depois, dá-se a queda de Saigon, capital do Vietnã do Sul, e a unificação do Vietnã sob o regime comunista.

 

Sobre a Guerra do Vietnã:

A Guerra do Vietnã, conhecida no país adversário aos EUA como Guerra Americana, foi iniciada em 1965 quando os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul (capitalista) e enfrentar os homens do movimento insurgente de nacionalistas e comunistas (FNL) – também conhecidos como vietcongues. A rigor, americanos travaram uma guerra dupla: tanto contra as milícias da FNL quanto contra o exército do Vietnã do Norte na tentativa de não permitir que o movimento comunista se disseminasse por todo o país. 

Calcula-se que cerca de três milhões de vietnamitas tenham morrido durante os combates, além de dois milhões de cambojanos e laocianos, também recrutados, e 50 mil soldados norte-americanos.

Em 1973, os EUA concordaram em retirar suas tropas do país e assinaram os acordos de Paz de Paris. O norte e o sul do Vietnã divididos continuaram duelando, contudo.  O término da guerra se deu, de fato, em 1975, ano da ocupação comunista de Saigon, no Vietnã do Sul. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado