Oi FUTURO ABRE EXPOSIÇÃO COM FOTOGRAFIAS E CÂMERAS DE SEBASTIÃO BARBOSA


  • Produção dos últimos dez anos do artista estará na galeria do 2º piso, de 29 de janeiro a 25 de março

 

·         Exposição reunirá fotografias ao lado de cada câmera construída pelo próprio fotógrafo

 

  • Câmeras de madeira utilizam a técnica pinhole, do século XIX

 

A exposição "Sebastião Barbosa, fotógrafo" ocupará a Galeria do Oi Futuro em Ipanema de 29 de janeiro a 25 de março, levando para o espaço um panorama de experimentações com imagens e câmeras fotográficas produzidas pelo artista nos últimos dez anos. Estarão dispostas no centro cultural as câmeras e as fotos produzidas com os equipamentos. Todas foram feitas em paisagens do Rio e Paris.

 

"O Oi Futuro tem grande prazer em dar visibilidade ao trabalho pioneiro desse craque da fotografia, que é Sebastião BarbosaSua engenharia low tech é notável pela sofisticação dos resultados e vem a dialogar com as infinitas possibilidades da arte ligada à tecnologia, que é o grande mote dos nossos centros culturais", afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro.

 

Premiado no exterior e autor de imagens que constam da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia, Sebastião Barbosa possui uma carreira dedicada às mais diversas formas de fotografia, por mais de 50 anos. Começou como fotojornalista nos anos 60, trabalhando por dez anos na revista Manchete; participou de coletivas no Brasil e no exterior com fotos para cartões-postais de estilo surrealista; atuou na publicidade, com seu próprio estúdio, onde produziu imagens para as principais agências do país, na década de 70.

 

Nesta época, Barbosa começou a fazer suas próprias câmeras, conseguindo seus primeiros efeitos de ilusão ótica. A experiência ressurgiu nos últimos dez anos, quando passou a se dedicar à construção de câmeras de madeira que operam através da técnica pinhole, onde um pequeno orifício permite a entrada de luz em uma caixa escura. A técnica foi usada para a obtenção das primeiras imagens fotográficas, no século XIX. O artista apresentará na exposição os resultados atingidos tanto com recipientes adaptados e com sofisticados engenhos de madeira. Entre os experimentos que o público poderá ver, estão a adaptação de uma lata de rolos de negativo de 35 milímetros e um círculo de metal com 12 câmeras de madeira fixadas à mesma distância entre si, que produzirão uma imagem de 360 graus de duas paisagens emblemáticas do Rio e de Paris.

 

Ainda farão parte da exposição uma instalação e um vídeo. A primeira será uma torre de três metros de altura, composta por mais de mil latas de diversos formatos e origens, adquiridas de moradores das ruas do Rio de Janeiro e de Paris, e transformadas em câmeras. "Estas latas têm uma história afetiva. Fazer delas câmeras é devolvê-las um sentido, uma dimensão estética", declara Barbosa. Completa a instalação um painel de cerca de 200 pequenas fotos feitas com as latas. Já o vídeo trará um making of do processo de produção das imagens da exposição alternado com animações das fotografias em pinhole.

 

"Sebastião Barbosa, fotógrafo" conta com patrocínio da Oi, através da Lei de Incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realização do Oi Futuro e da Incentiva, produção de Felippe Schultz Mussel e curadoria de Wilton Montenegro.  

 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. Em parceria com o governo federal, a Oi já leva banda larga a milhares de escolas públicas na sua área de atuação, beneficiando milhões de estudantes. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um  em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuroapoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br

Serviço:

Local: Oi Futuro Ipanema – Galeria do 2º Piso (Rua Visconde de Pirajá, 54 Ipanema)

Temporada: 29 de janeiro a 25 de março

Informações: (21) 3201-3010

Horário: terça a domingo, das 13hs as 21hs

Entrada Franca

Classificação indicativa: Livre

Ficha Técnica:

Artista: Sebastião Barbosa

Curador: Wilton Montenegro

Coordenação de produção: Felippe Schultz Mussel

Realização: Oi Futuro e Incentiva

Iluminação: Atelier da Luz

Assistente do fotógrafo: Thiago Neves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado