Quem, de fato, descobriu a América? É o que o HISTORY investiga em programa especial.


A descoberta da América, em 12 de outubro de 1942, por Cristóvão Colombo, por muito tempo foi considerado um fato inquestionável. Por mais que todos os livros de histórias e especialistas atribuam essa conquista à Colombo, novas evidências sugerem que a América teria sido descoberta há muito mais tempo por outros povos. Essa possibilidade é analisada no documentário Quem Descobriu a América?, destaque da programação do The History Channel no dia 15/1, domingo, às 16h.

Para comprovar se chineses, japoneses, polinésios, noruegueses, gauleses, irlandeses e hebreus antigos chegaram à América antes de Colombo, o programa examina documentos, traça possíveis rotas, reconstrói navios e testa os artefatos utilizados por esses povos. Entre outras evidências, o especial mostra que os chineses, por volta do ano 1400, tinham a maior potência marítima do mundo, e a partir de suas rotas é possível verificar que eles já vinham navegando em volta da África bem antes de Colombo. Além das rotas, uma estrada na Ilha Bimini, nas Bahamas, servirá de apoio aos especialistas para comprovar o alcance dos chineses.

Segundo uma lenda, o príncipe galês Madoc Ab Owain Gwynedd teria cruzado os oceanos em busca de uma terra para chamar de sua, em 1170. Apesar de não fazer referência à possível passagem do príncipe pela América, pesquisadores acreditam que ele e um grupo de colonizadores partiram do local num grande navio e navegaram até o Alabama. Já os antigos polinésios foram grandes viajantes. Registros mostram que eles chegaram a todas as ilhas distantes do Pacífico e que fizeram isso num intervalo de tempo muito pequeno. Por sua grande extensão, acredita-se que no passado foi uma das poucas culturas que navegaram e exploraram o maior oceano da Terra. Evidências surpreendentes dos japoneses, noruegueses, hebreus antigos e irlandeses também são investigadas pelo programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado